Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Nota Oficial: Ocupação nos campi do IFRO


 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) vem a público informar que considera legítima a mobilização realizada pelos alunos contra a Proposta de Emenda à Constituição 241, e a reforma do Ensino Médio, através da Medida Provisória 746.

 A gestão do IFRO está dialogando com os estudantes para que as ações de manifesto sejam realizadas sem prejuízos ao patrimônio público e de forma pacífica, a fim de manter as atividades em funcionamento em todas as unidades.

Atualmente os campi Vilhena e Colorado do Oeste estão ocupados por alunos e as aulas, em Colorado do Oeste, estão paralisadas, desde o dia 11 de outubro, com o funcionamento normal do setor administrativo e produtivo. Em Vilhena após assembleia geral com a classe estudantil, a unidade foi ocupada na manhã de quarta-feira (20) e as aulas estão paralisadas.

Campus Ji-Paraná, ocupado na quinta-feira (13), foi desocupado quatro dias depois, dando continuidade às mobilizações dos estudantes, com passeatas nas principais avenidas do município e conversas com a comunidade externa, sobre a PEC 241.

Orçamento para 2017

Caso aprovada, a PEC 241 reduzirá o orçamento do IFRO e de toda a educação nos próximos anos, uma vez que congelará o orçamento público. Segundo a gestão administrativa do instituto, considerando o crescimento da instituição, ampliação do número de vagas e oferta de novos cursos, o orçamento 2017 deveria ser 41,67% maior do que em 2016. No entanto, o orçamento aprovado pelo MEC em 31 de agosto deste ano foi reduzido em 14,32%, o que equivale a R$ 6.042.905,99.

Diante da perspectiva, este índice dificultará a realização das ações que o IFRO vem desenvolvendo para o crescimento educacional no Estado de Rondônia. Além disso, investimentos na aquisição de equipamentos, manutenção e ampliação de infraestrutura ficam comprometidos, assim como os recursos financeiros destinados à assistência estudantil, visto a redução do orçamento para o próximo ano. (Fonte: IFRO)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero capacita estagiários em boas práticas de trabalho e utilização da plataforma Saber Virtual do CIEE

Alero capacita estagiários em boas práticas de trabalho e utilização da plataforma Saber Virtual do CIEE

Na manhã de quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu uma capacitação destinada aos estagiários de nível médio e supe

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu edital de Processo Seletivo Especial via notas no Ensino Médio, para preenchimento de vagas remanesc

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Senac, conta agora com uma inovação tecnológica em nossa Unidade de ensino, uma vez que foi adquirido o B

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

O empreendedorismo em Rondônia foi tema de reunião nesta segunda-feira (15), no prédio central da UNIR, em Porto Velho. A reitora da Universidade Fe

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)