Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Nesta terça feira 13, festejamos os 23 anos de existência do jornal Diário da Amazônia - Por Zekatraca


Nesta terça feira 13, festejamos os 23 anos de existência do jornal Diário da Amazônia - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Nesta terça feira 13, festejamos os 23 anos de existência do jornal Diário da Amazônia. Pois é! Ha 23 anos o então governador Oswaldo Piana juntamente como o seu Emir Sfair e seu Assis Gurgacz cortavam a fita de inauguração do primeiro jornal totalmente informatizado da Amazônia e um dos primeiros do Brasil, nosso querido Diário da Amazônia.

*********
Dos que estavam presentes naquela solenidade, e continuam até hoje na redação, restam apenas o Idelfonso Valentim. Marcelo Freira, João Zoghbi, Carlos Esperança e Anderson Padilha.

********
Nós chegamos alguns meses depois, aliás, antes do jornal completar um ano em circulação. Se algum colega daquele tempo, fora os que citei acima, ainda trabalham no jornal, desculpa pelo esquecimento. Tem aqueles que estavam no dia da inauguração, passaram algum tempo saíram e depois voltaram, por isso não os citei pois não têm 23 anos de empresa.

Nesta terça feira 13, festejamos os 23 anos de existência do jornal Diário da Amazônia - Por Zekatraca - Gente de Opinião
Capa da primeira edição do jornal Diário da Amazônia, que circulou no dia 14 de 1993

********
De qualquer maneira, todos nós estamos de parabéns por esses 23 anos de existência. Aos trancos e barrancos o Diário da Amazônia vem se mantendo nas bancas diariamente, graças a visão empreendedora da família Gurgacz.

Nesta terça feira 13, festejamos os 23 anos de existência do jornal Diário da Amazônia - Por Zekatraca - Gente de Opinião

********
A data de 13 de setembro foi escolhida a dedo, para a inauguração do Diário. Seus fundadores com isso, homenageiam a data da criação do Território Federal do Guaporé criado no dia 13 de setembro de 1943, pelo então presidente Getúlio Dorneles Vargas que nomeou como governador Aluízio Pinheiro Ferreira que foi na realidade, o verdadeiro idealizador da criação dos territórios federais.

Nesta terça feira 13, festejamos os 23 anos de existência do jornal Diário da Amazônia - Por Zekatraca - Gente de Opinião

********
Na cola do Território Federal do Guaporé vieram os Territórios de Boa Vista (hoje Roraima), Amapa e Fernando de Noronha.

********
Nesta terça feira 13, festejamos os 23 anos de existência do jornal Diário da Amazônia - Por Zekatraca - Gente de OpiniãoAlém doGente de Opinião Diário da Amazônia aniversariam nesta data, a TV Rondônia e o Sesc. Tudo para eternizar a data da criação do Território Federal do Guaporé.

********
Como é costume em Rondônia não festejarem as datas consideradas importantes para sua história, com certeza, nem o governo estadual e nem a prefeitura de Porto Velho realizarão alguma solenidade para lembrar o dia que originou o nosso estado. Se o executivo não lembra imagine a Assembleia Legislativa de Rondônia. Aliás a Assembleia só sabe mesmo é realizar audiência pública para legalizar entre outros desmandos, a GARIMPAGEM DE OURO NO RIO MADEIRA.

*********
Seria demais querer que o governo estadual fizesse alguma coisa relativa à data, pois a equipe de cultura da Sejucel não funciona, aliás só funciona para fazer campanha eleitoral para candidato a prefeito. Dizem que o verdadeiro nome não é Sejucel e sim República do SESC! Seria bom se fosse mesmo, pois a cultura seria comandada pelo Rainieri Coelho aí sim, a coisa funcionaria.

*********
Por falar nisso! A equipe da produção do programa de um candidato a prefeitura de Porto Velho, anda ligando para integrantes de grupos folclóricos, solicitando que os mesmos concordem em participar de GRAVAÇÃO que será divulgada no programa eleitoral do candidato. Candidato cujo partido não gosta de cultura. É daqueles que nem faz e nem deixa quem quer fazer, fazer. Não entrem nessa. Eles só se lembram da gente, nessas horas, na hora de colaborarem com os grupos para o Flor do Maracujá dão uma “banana”.

********
Você já ouviu qualquer dos candidatos em seus programas de televisão, falar sobre projetos para o segmento cultural? Nenhum fala de Flor do Maracujá, desfile de escola de samba, festas juninas, festival de teatro, de música, dança, capoeira. Seminários sobre cultura de modo geral. Agora querem gravar com a turma da cultura dizendo que está tudo bem! É o fim da rosca! Como diz Waldir Costa na coluna RD.


Representante brasileiro na disputa ao Oscar

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou, nesta segunda-feira (12/9), na Cinemateca Brasileira, a indicação de Pequeno Segredo, do diretor David Schurmann, para concorrer a uma vaga na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2017.Nesta terça feira 13, festejamos os 23 anos de existência do jornal Diário da Amazônia - Por Zekatraca - Gente de Opinião

O longa, escolhido entre 16 títulos nacionais, foi selecionado por uma comissão especial formada por nove integrantes especialistas no setor audiovisual. A quantidade de filmes inscritos é reflexo do momento atual do cinema brasileiro, que, em 2015, igualou a quantidade de títulos lançados em 2013. O Ministério da Cultura parabeniza todos os inscritos e deseja sorte ao escolhido.

Pequeno Segredo passará agora pelo processo seletivo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que selecionará os cinco indicados ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira. A 89ª cerimônia do Oscar está marcada para 26 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Com roteiro de Marcos Bernstein, o filme conta a história da família Schurmann, que vive ao redor do mundo a bordo de um veleiro, e têm suas vidas transformadas ao receber a menina órfã Kat.

O brasileiro Marcos Bernstein também escreveu, ao lado de João Emanuel Carneiro, o roteiro de Central do Brasil (1998), de Walter Salles, vencedor do prêmio Sundance/NHK de roteiro e do Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim.

Já o diretor, David Schurmann, conta com 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Filho do meio da família Schurmann, já dirigiu filmes, séries para TV e filmes publicitários e é o CEO das empresas da família.

Filmado no Brasil e na Nova Zelândia, o filme traz no elenco e na produção nomes nacionais e estrangeiros, como os atores brasileiros Julia Lemmertz, Marcello Antony e Maria Flor; o peruano Inti Briones (fotografia) e a alemã Brigitte Broch (direção de arte).


 



Deise Souza - Achei meu chamado bora la?

Nesta terça feira 13, festejamos os 23 anos de existência do jornal Diário da Amazônia - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Assim como Deise Souza não é uma Youtuber comum, o livro escrito por ela não é uma biografia. Engajada no objetivo de espalhar a mensagem de Deus, a obra Missão Farkile publicada pela Editora Thomas Nelson Brasil, é o resultado de uma jornada que começou com os vídeos na internet – que hoje já possui mais de 45 milhões de visualizações e um canal de 700 mil inscritos.

Você tem trocentas atividades na sua semana, mas, tipo, parece que elas não têm a menor importância e que não vão mudar a vida de ninguém. Ou, pelo contrário, você não tem nada pra fazer depois que chega da escola e pensa: “Cara, que tédio... Quando vou poder fazer alguma coisa interessante de verdade e que vale a pena? O que você quer mesmo saber é: “Deus, qual o seu plano pra mim???” Pera aí! Deus tem um chamado pra você, e eu, Deise Souza (mais conhecida como Farkile), quero te ajudar a encontrá-lo. Em “Missão Farkile”, compartilho a história de como encontrei meu chamado e enfrentei o medo, a timidez e outras limitações para desempenhar a missão que Deus me entregou. Este livro superinterativo e dinâmico vai ajudar você a encontrar seu dom, descobrir suas habilidades e entender qual a sua missão no mundo.

Bora lá? Farkile era conhecida apenas como Deise Sousa até os 13 anos. Mas Farkile significa nada não. Foi só um nome que Deise inventou pra salvar seus vídeos favoritos no YouTube. Logo ela mesma começou a postar seus próprios vídeos no canal que criou, e hoje tem mais de 650 mil inscritos. Deise (ou Farkile) nasceu em Porto Velho, RO, onde mora até hoje, quando não está viajando pra ministrar a jovens com músicas e a Palavra de Deus em todo o Brasil. Além de youtuber, líder de louvor e dona de uma bela voz, Farkile (ou Deise) também estuda Administração, a-do-ra fazer makes e também gosta (muito!) de cozinhar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)