Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Multa ambiental do ano de 2015 pode engessar Cacoal



Multa aplicada pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) na Prefeitura de Cacoal em agosto de 2015, durante a gestão anterior, chega a R$ 350 mil e no dia 23 de março de 2018 foi protocolada para que a atual gestão arque com as despesas. O auto de infração nº 011522 foi aplicado em razão da queima de resíduos sólidos a céu aberto no lixão municipal de Cacoal, “vindo a causar poluição atmosférica, conforme relatório de vistoria e constatação”, como foi descrito em documento assinado pelo titular da Sedam, Vilson de Salles Machado.

Ainda conforme o documento, o descaso dos gestores ficou evidente, tanto que “a parte autuada não logrou produzir qualquer prova capaz de afastar a presunção de legalidade, legitimidade e veracidade de auto de infração, seja para demonstrar inexistência do fato, seja para comprovar que não praticou a conduta que lhe é imputada, seja para excluir, de qualquer forma, sua responsabilidade” [sic.].

Resultado desse comportamento é uma conta de R$ 350 mil que terá que ser paga pela atual administração, valor que corresponde à metade do que a Prefeitura gastou para que o lixão fosse retirado da entrada da cidade.

A multa aplicada pela Sedam deixa claro que há comprovação de materialidade, ou seja, provas de que foi queimado lixo a céu aberto, e que o valor aplicado é proporcional à gravidade da infração. “Verifico por meio de registro fotográfico que eram depositados inúmeros resíduos no local sem qualquer tratamento”[sic.].

O documento diz ainda que caso o pagamento não seja feito em 30 dias, a Procuradoria da Dívida Ativa será informada, o que tornará o município inadimplente junto ao Governo Estadual, ficando impedido de receber recursos para obras e investimentos.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)