Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MPRO propõe Ação Civil Pública para garantir melhorias na Execução Penal em Guajará-Mirim


Gente de Opinião

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, com atribuições na fiscalização da Execução Penal, ajuizou Ação Civil Pública de obrigação de fazer contra o Estado, pleiteando mudanças na estrutura de cumprimento de penas dos regimes semiaberto e aberto na comarca.

A ação ajuizada pelo Promotor de Justiça Eider José Mendonça das Neves, toma por base Inquérito Civil Público instaurado para apurar as deficiências apresentadas pelos estabelecimentos prisionais de ambos os regimes, sendo que, durante o procedimento, verificaram-se prejuízos causados à Execução Penal pela “unificação” dos regimes semiaberto e aberto, no que se refere à estrutura predial (atualmente funcionando no anexo da Casa de Detenção Masculina), desrespeitando assim o art. 82, § 2º da Lei de Execução Penal, que determina que estabelecimentos diversos podem ser abrigados pelo mesmo conjunto arquitetônico, mas desde que devidamente isolados.

Outro problema apurado fora a paralisação das obras dos alojamentos, destinados ao recolhimento dos reeducandos do regime semiaberto. Enquanto não concluídas as obras, os apenados têm cumprido monitorados fora do estabelecimento, causando prejuízos à execução, notadamente, em virtude do não recolhimento, especialmente, dos que vem descumprindo as regras do monitoramento, ocasionando além de tumulto à execução, a sensação de impunidade nos transgressores.

A título de Tutela de urgência de natureza antecipada, o Ministério Público postulou judicialmente a apresentação de cronograma de obras da reforma do estabelecimento, a conclusão da reforma em tempo hábil, além da separação dos estabelecimentos conforme fixado em lei.

No pedido final, com fundamento no princípio constitucional da individualização da pena, requereu o Ministério Público de Rondônia a construção de colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar para o cumprimento do regime semiaberto; bem como a construção de Casa do albergado ou estabelecimento adequado para cumprimento do regime aberto na Comarca".


Fonte: Ascom MPRO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)