Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Modernização das fazendas municipais e desenvolvimento regional são o foco de projeto que reúne TCE-RO, Estado, Unir e Sebrae


 Modernização das fazendas municipais e desenvolvimento regional são o foco de projeto que reúne TCE-RO, Estado, Unir e Sebrae - Gente de Opinião

Em reunião nesta quarta-feira (21), na sede do Governo do Estado, com representantes ainda do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae-RO), foi apresentado ao governador Confúcio Moura o Projeto de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz).

Além do governador do Estado, participaram do encontro o reitor da Unir, Ari Ott, o diretor do Sebrae-RO, Valdemar Camata, e pelo TCE-RO, o conselheiro presidente Edilson de Sousa, o conselheiro responsável pelo Profaz, Benedito Alves, além da coordenadora do Escritório de Projetos, Cleice Pontes, e o diretor de Controle de Arrecadação e Receita, Bruno Piana.

Na apresentação, feita por Cleice Pontes, foram pontuados aspectos do Profaz, ação integradora com a participação de entidades e instituições públicas e privadas, que tem como foco a governança econômico-fazendária dos municípios rondonienses, além do desenvolvimento econômico-sustentável, prevalecendo a solidariedade, a cooperação e a sustentabilidade, bem como o aperfeiçoamento de mecanismos de transparência da gestão fiscal e de comunicação com a sociedade local.

Entre outros benefícios, o projeto capitaneado pelo TCE-RO, com a participação efetiva e proativa da Unir e do Sebrae-RO, permitirá a modernização, atualização e consolidação da legislação tributária municipal, em sintonia com todas as normas em vigor. Essa ação visa contemplar um dos problemas detectados em auditorias e fiscalizações feitas pelo Tribunal.

Também possibilitará a identificação da vocação econômico-sustentável dos municípios e das regiões do Estado; a regularização fundiária e a utilização de tecnologia e inovação voltados à produção, respeitando-se o meio ambiente; a redução da burocracia e atração de novas empresas; o despertamento do empreendedorismo e a melhoria das empresas locais no tocante à competitividade, o que poderá resultar, a médio e longo prazos, no fortalecimento da economia e das finanças municipais, com incremento da receita e, consequentemente, o bem-estar da coletividade.

ADESÃO

Após a apresentação, o governador Confúcio Moura, ao destacar a importância para o Estado de Rondônia de ações como as que o Profaz se propõe a realizar, citou, para exemplificar, a questão fundiária, com cerca de 90 mil propriedades sem título de regularização. “Se conseguirmos regularizar essas propriedades, poderemos ampliar enormemente o Produto Interno Bruto (PIB) do nosso Estado, tendo em vista toda a cadeia de benefícios econômicos, fiscais e tributários que isso criará”, acentuou.

Ao assegurar a adesão do Governo do Estado ao projeto, Confúcio Moura ainda citou a importância da parceria estabelecida pelo Tribunal de Contas, como órgão de controle, junto à Unir e ao Sebrae: “São instituições muito importantes que podem, cada uma dentro de suas competências, contribuir e muito para o desenvolvimento do nosso Estado neste momento”.

Também o conselheiro presidente Edilson de Sousa destacou o aspecto de melhoria do Profaz para o Estado, especialmente para a governança das fazendas municipais. “É um projeto cujo dono não é o Tribunal de Contas, nem os demais parceiros, mas o Estado de Rondônia. É um sonho que, juntos, vamos transformar em realidade, para que os municípios ampliem sua arrecadação”, completou.

Ao fim da reunião, decidiu-se que as instituições parceiras trabalharão em conjunto na elaboração de um termo de cooperação, que será assinado pelos representantes oficiais em solenidade ainda a ser programada.

O projeto também será apresentado a outros importantes atores, tanto públicos quanto privados, visando assim compor um grande esforço estadual voltado aos quatro pilares do Profaz: modernização, gestão integrada fazendária, desenvolvimento econômico-sustentável e capacitação e aperfeiçoamento. (Fonte: Ascom/TCE-RO).

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)