Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

MANELÃO, O GENERAL DA ALEGRIA


MANELÃO, O GENERAL DA ALEGRIA - Gente de Opinião 
Manoel da Costa Mendonça, o General da “Banda do Vai Quem Quer”
nos deixou no carnaval de 2011.         (Fonte: Gente de Opinião)

No próximo mês de fevereiro completarão cinco anos que perdemos o grande General da “Banda do Vai Quem Quer”, Manoel da Costa Mendonça, o popular Manelão. Sua grande paixão sempre foi o carnaval, e por ironia do destino, ele nos deixou em pleno reinado de Momo, faltando apenas cinco dias para o desfile de sua grande banda.

Manelão foi internado com urgência no sábado, 26/02/2011, após um mal estar. Infelizmente o quadro clínico se agravou e este lutou pela vida durante 48 horas na UTI do Hospital João Paulo II. Nosso General foi vencido, passou pro andar de cima.

Seu velório no Mercado Cultural foi um acontecimento inusitado e nunca visto em Porto Velho. As pessoas lotaram o local e permaneceram até o dia seguinte, sempre batucando e cantando as marchas da Banda, sua grande “obra”. No trajeto do Mercado Cultural até o Cemitério dos Inocentes, a cidade foi tomada por pessoas que acompanhavam o Caminhão do Corpo de Bombeiros conduzindo o grande carnavalesco. Mais parecia um bloco de carnaval. Nada parecido com um velório tradicional, tinha uma banda cantando as marchas também durante o cortejo.

MANELÃO, O GENERAL DA ALEGRIA - Gente de Opinião

Da esquerda para direita: Ariel Argobe, Carlinhos Maracanã, Viriato Moura,
Anísio Gorayeb, João Wilson e Manoel Mendonça (Manelão)   (Fonte: Viva Porto Velho)

Manelão esteve em nosso anitgo programa “Porque hoje é sábado”, na época apresentado na Rádio Transamazônica FM, uma semana antes, dia 19/02/2011. Fizemos um programa especial sobre carnaval, onde estavam presentes também:  Viriato Moura, Ariel Argobe, Carlinhos Maracanã e João Wilson Gondim.

Após o programa ele solicitou que eu lhe desse uma carona. No caminho até sua loja, ele disse: “Anisinho, eu não tenho mais saúde pra “tocar” a Banda. Estou passando a administração pra Síça (Sicília) que esta se formando agora no meio do ano em direito. A Banda já está pronta, não tem mais o que inventar”.

Manelão disse também que pretendia assistir o desfile daquele ano, na casa do seu cardiologista, o Dr. Figueiredo, que residia na esquina da Rua José Bonifácio com a Rua Carlos Gomes, na Vila Militar da 17ª Brigada. Naquele ano a banda desfilou normalmente, Manelão já havia providenciado tudo. Foi um desfile tomado por muita emoção. Seu grande feitor não estava presente. Nem na Banda e nem na esquina, conforme o planejado. Infelizmente o General Manelão não vê mais sua banda passar... Não vê entre nós, é claro, agora ele vê tudo de outra dimensão.

Durante décadas, Manelão contou sempre com a coordenação e o apoio incansável de seu amigo e “braço direito”, Silvio Santos, o popular Zekatraca. Silvio é o vice-presidente da Banda, o que é muito bom, afinal ele continua ajudando muito a atual presidente, Sicília Andrade (Síça), filha do Manelão. Silvio e Manelão criaram diversos blocos antes, ainda na década de 60: o Bloco “Escorrega lá vai um”, o Bloco do Purgatório e o Bloco do Zekatraca.

MANELÃO, O GENERAL DA ALEGRIA - Gente de Opinião

Durante o enterro, a multidão tomou as ruas do centro da cidade para acompanhar o
caminhão dos bombeiros que conduzia o corpo do popular Manelão.    (Fonte: Rondônia ao Vivo)

O grande General está organizando outra banda em lá em cima, e já conta com ilustres foliões como: Auristélio Castiel, Sérgio Valente, Juvenal Sena, Cláudio Carvalho, Marcos Soares, Gainete, Paulo Queiroz, Luiz Gonzaga, Odair Cordeiro, Babá, Eduardo Valverde, Nego Orlando, Professor Bosquinho, Claudinho (cozinheiro), Ney Leal, Hugo Mota, Chiquilito e muitos outros. 

A “Banda do Vai Quem Quer” sempre se notabilizou pela sua explosão de alegria e acima de tudo, pela sua democracia. É o maior bloco carnavalesco da região, arrasta anualmente milhares de pessoas de Rondônia e de estados vizinhos. Conforme o próprio nome diz, tem espaço para todos, independentes de raça, cor, religião, partido, opção sexual, condição social e etc.

Obrigado General da Alegria, por ter criado a nossa Banda do Vai Quem Quer.

Bom carnaval a todos...

ANÍSIO GORAYEB

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr

Adeus Marcelo Bennesby

Adeus Marcelo Bennesby

Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)