Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lembranças da EFMM - Por Zekatraca


 

Lenha na Fogueira

A FAMILIA Diário da Amazonia deseja muitas felicidades e parabéns ao senhor Santo Ivo Tolentino que está completando neste dia 19 de maio 73 anos de vida.

**********Lembranças da EFMM - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Desses 73 anos de vida, 20 foram vividos na roça, três no 3° Batalhão da Caçadores em Vitória (ES), 27 no 5° Batalhão de Engenharia e Construção – 5° BEC e 23 na Reserva.

*********

Seu Santo Ivo quer agradecer a família, esposa, filhos, netos, amigos, amigas. “Todos que me suportaram e vem soportando os meus aborrecimentos. Dizem que sou enjoado mas, faz parte da pessoa. Me perdoem e que o bom Senhor abençoe todos, sempre”.

*******

Parabéns senhor Santo Ivo Tolentino. Não esqueça de trazer o bolo e o guaraná, a turma da redação do Diário vai ficar esperando.

********Lembranças da EFMM - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Pronto! Lembrei do Programa Carrosel de Melodias que era a´presentado pelo Bianor Santos na Rádio Caiari e era dedicado aos aniversariantes.


 


*********
Gente de OpiniãoHoje também caso fosse vivo, nosso amigor particular Dionisio Shockness estaria completando 94 anos de vida.


***********

Dionisio nasceu no dia 22 de maio de 1922 e aos 12 anos começou a trabalhar na Estrada de Ferro Madeira Mamoré como aprendiz na oficina das Cegonhas

**********

Por alguns anos foi encarregado da manutenção dos veículos ferroviários no trecho entre Abunã e Guajará-Mirim. Aposentou-se em 1969 após 35 anos de bons serviços prestados à EFMM. A convite do então governador Jorge Teixeira, voltou a trabalhar na Madeira Mamoré em 1980, quando foi restaurado o trecho entre Porto Velho e a Cachoeira do Teotônio.

*********
Na política, foi um dos fundadores do MDB, hoje PMDB. Era Maçom muito considerado pelos irmãos de todas as Lojas. Uma de suas grandes paixões foi o Flamengo do Rio de Janeiro, que costumava chamar de “Meu Framengo”.

***********
Ekiezer seu filho que também é meu amigo, solicitou essa postagem. Logo mais na Casa da Cultura Ivan Marrocos ele (Eliezer) estará servindo um cafezinho em comemoração a memória do seu pai o Pioneiro Dionisio Shockness. Parabéns!

*********
Já que falamos de Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A diretoria da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Rondônia, solicitou na manhã da última terça-feira (16), em reunião com direção do Departamento de Estradas e Rodagens de Rondônia (DER/RO), a realização de serviços de pavimentação asfáltica em vias que dão acesso a visitação de um dos maiores pontos turísticos da Capital Rondoniense, situado na região do Santo Antônio, às margens do Rio Madeira.



***********
De acordo com os diretores da Entidade, José Bispo e George Telles (Carioca), a reunião com os representantes do DER-RO, que teve a participação também dos demais membros da diretoria da Associação, tem como objetivo realizar com urgência a pavimentação asfáltica de duas ruas de 350 metros, vias que dão acesso para a visitação dos rondonienses e turistas ao museu Marechal Rondon e igrejinha de Santo Antônio, patrimônios históricos e culturais.

 

Lembranças da EFMM - Por Zekatraca - Gente de Opinião

********
Aliás os membros da comunidade de Santo Antônio que frequentam a missa celebrada todos os domingos na igrejinha, irão realizar no dia 11 de junho, grande festa em comemoração ao santa casamenteiro, Vai ter música ao vivo e muita comida típica.


 




Bado lança DVD Mundos 50 anos – Show no Quintal

O cantor, compositor e instrumentista, Bado, lança no próximo dia 25 de maio (quarta-feira) o DVD musical “Mundos 50 anos – Bado e amigos”. O lançamento acontecerá na casa de cultura Ivan Marrocos com o show musical “No quintal”, tendo o início previsto para ás 20 horas com entrada gratuita. Vários artistas que participaram do show de gravação do DVD já confirmaram presença e devem realizar apresentações no lançamento.Lembranças da EFMM - Por Zekatraca - Gente de Opinião

O Show musical No Quintal aporta-se num lugar, onde os mitos e costumes compõem as histórias fincadas no barranco do tempo e do espaço de um povo que vive a cultivar os valores culturais contidos no quintal da Amazônia, misturando no universo das canções o ritmo, a prosa e a poesia, revelando os mistérios da terra que habita todos os sons e tons de um lugar onde a lamparina acende o pavio da vida no mundo da arte e da música.

No quintal aproxima através da musica e da poesia o universo do compositor recolhido às lembranças de mundos vividos na infância. Num lugar por onde a flora concreta fez sua morada abrigando no terreiro da floresta a seiva da selva que sob horizontes e fronteiras  invoca o som de passarada para unir num só canto a voz daraça humana mana manauara que spalla natureza  e  outras canções de um tempo que ficou p’ra trás mas que ainda vive na memória dos meninos no quintal do maneirismo caboclo e beiradeiro de uma gente que canta o florescer da vida na primavera.   

O projeto No quintal apresenta mais um roteiro musical, misturando composições autorais do musico e compositor Bado com outros parceiros locais e da região, visando além do intercâmbio cultural, difundir a linguagem musical produzida no universo sonoro amazônico.

O show No quintal é composto pelos músicos: Bado (voz e violões); Mauro Araújo (teclado); Junior Lopes (Bateria); David (sax e flautas); Ronald Vasconcelos (guitarra) e Paulo Araújo (Baixo). O show esta sob a produção executiva de Benedita Nascimento, direção musical de Bado e Rolnald Vasconcelos, o cenário de Ismael Barreto, tendo como arte finalista, Edilson Ximenes (Bola).

Esta produção conta com o apoio cultural do Banco da Amazônia (Governo Federal), SEJUCEL (Governo do Estado), Casa da Cultura Ivan Marrocos, SINTEL e SINTERO.


 




Atividades culturais são
desenvolvidas em escolas públicas


A terceira etapa da ação “Cultura na Escola” desenvolvida pelo Sesc em Rondônia, levará duas linguagens culturais, a arte cênica e artes visuais, a cinco escolas municipais da cidade de Porto Velho. A proposta é envolver crianças e adolescentes de maneira viva e criativa na área cultural podendo assim vincular as perspectivas do trabalho favorecendo ao aluno apreciar e vivenciar arte. Nesta edição o Sesc irá desenvolver a atividade na escola Franklin Roosevelt (16/05), Nossa Senhora do Amparo (17/05), Bom Princípio (18/05) e Voo da Juriti (19/05) e Ermelindo Monteiro Brasil (20/05). Os alunos terão acesso à exposição fotográfica “Amazônia Negra”, da artista Marcela Bonfim, paulista que hoje reside em Porto Velho e conta através de suas fotos como foi seu primeiro contato com a Amazônia.

Outra linguagem que também será trabalhada nas escolas é a arte cênica com o espetáculo teatral: Os Bichos Também Amam. Trata-se de uma peça direcionada ao público infantil e mostra a necessidade  que os animais têm de relacionar-se com seres da mesma espécie. O texto narra a história de uma cachorrinha (Bolota), que apesar de ser bem cuidada e mimada, sente-se insatisfeita e solitária. Além de divertir a garotada, a peça vem despertar no espectador o interesse pela educação, higiene pessoal e principalmente a conscientização para a preservação do meio ambiente. Em cena, quatro atores, de forma lúdica e com muita música, proporcionam a todos, momentos de aprendizagem e descontração.

O “Cultura na escola” acontece de forma sistemática durante todo o ano exceto em mês de férias escolares. Para o próximo mês (junho) a temática será a música como fator de aprendizado. Onde o músico rondoniense Silvinho José, convidado do Sesc, irá desenvolver uma didática tendo como base instrumento e paródias como ferramentas didáticas. Neste mês o projeto irá atender somente alunos do ensino médio.

Keila Alves / Sesc Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)