Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hiram Reis e Silva

Lagoa Mangueira


 

Hiram Reis e Silva (*), Bagé, RS, 15 de setembro de 2015.

Lago Verde Azul

(Helmo de Freitas)

https://www.youtube.com/watch?v=X4F7K7v2Lk0

[...] Na noite de Lua cheia, a gente sentava na areia

Para ver se ouvia a sereia entre as ondas cantando

E hoje eu volto ali, no lugar que eu vivi

Onde nasci quando guri, me olho Lagoa em ti

E me enxergo chorando. [...]

Em novembro deste ano estaremos realizando a Circunavegação da Lagoa Mangueira. Jornada que será reportada no último capítulo do livro “Mares de Dentro” a ser lançado no primeiro trimestre de 2016.

Lagoa Mangueira - Gente de Opinião

Lagoa Mangueira

Lagoa gaúcha, considerada reserva natural da biosfera, localizada a Sudeste do Rio Grande do Sul – no Município de Santa Vitória do Palmar, que se estende de Norte a Sul entre a Lagoa Mirim e o Oceano e não possui tributários nem comunicação superficial com o Oceano Atlântico.

A Mangueira faz parte do maior Complexo Lagunar do planeta (Patos/Mirim/Mangueira), têm aproximadamente 100 km de extensão, largura que varia de 2,5 a 10,3 km, profundidade máxima de 8 metros, área de até 820 quilômetros quadrados e um volume aproximado de 700 milhões de metros cúbicos de água doce.

O processo de formação da Mangueira foi idêntico ao da Lagoa Mirim e ao da Laguna dos Patos e, assim sendo, à medida que as águas do Oceano foram baixando, mais e mais sedimentos foram sendo depositados, formando uma estreita barreira de areia que foi progressivamente bloqueando os canais e criando a Lagoa Mangueira, uma das formações geológicas mais jovens do planeta Terra, com idade estimada entre 4,5 a 5,0 mil anos.

Lagoa Mangueira - Gente de Opinião

Spirulina

As praias, barreiras e Lagoas litorâneas do extremo Sul do Rio Grande do Sul concentram fósseis em depósitos chamados “concheiros” que podem atingir até 2 metros de espessura e se estendem por quilômetros de extensão. Em decorrência do leito repleto de conchas fósseis, a Mangueira possui um PH muito elevado (>9) e, graças a isso, abriga uma cianobactéria chamada Spirulina, uma microalga azul esverdeada capaz de absorver grande quantidade de poluentes da atmosfera e proporcionar inúmeros benefícios ao organismo humano.

Lagoa Mangueira - Gente de Opinião

Concheiros: nos concheiros são encontrados ainda fósseis de táxons ainda não registrados no arroio, como aves, roedores e répteis, e também de organismos marinhos (crustáceos, cetáceos, pinípedes, peixes ósseos, tubarões, arraias e tartarugas). Além de fósseis, em pontos isolados do campo de dunas podem ser encontrados artefatos indicativos da ocupação temporária por paleoíndios da cultura Guarani; devido à migração das dunas os locais de interesse arqueológico são continuamente expostos e recobertos pela areia. O material arqueológico encontrado consiste de fragmentos de cerâmica e peças líticas, como boleadeiras e pontas de flechas; ocasionalmente encontram-se restos alimentares na forma de ossos. A ausência de matéria-prima lítica na Planície Costeira indica que esses índios vinham do interior do Estado; os tipos de rochas usados nas ferramentas sugerem que vinham do interior do Estado e do Planalto, ou que havia intercâmbio de materiais com grupos originários dessas áreas. (LOPES & UGRI & BUCHMANN).

A microalga foi batizada com o nome de Spirulina por ter formato espiral (helicoidal). A Spirulina utiliza o CO2 e a luz solar para gerar energia e há 3,6 bilhões de anos contribuiu significativamente para modificar a atmosfera da Terra transformando o CO2 em Oxigênio, permitindo que se desenvolvessem novas formas de vida. A Spirulina natural que serve de alimento para peixes e invertebrados deu origem à produção da Spirulina hoje disponível no mercado mundial empregada na alimentação humana e na produção de rações e corantes por ser fonte natural do corante azul graças a um pigmento produzido por ela denominado ficocianina. A Spirulina seca contém de 64 a 74% de proteína, é rica em aminoácidos essenciais, ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e 6, pigmentos, vitamina, lipídios, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco. No Brasil a Lagoa Mangueira é o único sítio natural da spirulina que pode também ser encontrada em outros países tais como a Espanha – na Lagoa de Santa Olalla; México – no Lago de Texcoco; Camarões, Chade, Níger e Nigéria – no Lago Chade.Gente de Opinião

Campos Neutrais

A região que fica entre a Lagoa Mirim e a Lagoa Mangueira, ao Sul do Banhado do Taim, foi palco de disputas entre as coroas de Portugal e Espanha. Com a assinatura do Tratado de Santo Ildefonso, a região foi considerada Território Neutro e, a partir de então, passou a ser conhecida como Campos Neutrais. O Professor Dr. Ronaldo Bernardino Colvero repercute no seu “Bajo su real protección: as relações internacionais e a geopolítica portuguesa na região do Rio da Prata (1808-1812)”:

Em 1° de outubro de 1777, foi assinado o Tratado de Santo Ildefonso, o qual devolvia a Ilha de Santa Catarina aos portugueses em troca da Colônia do Sacramento e das Missões, garantindo totais poderes espanhóis sobre as duas margens do Prata, desde aquela Colônia até o Rio Uruguai, onde a navegação seria de exclusividade da Coroa espanhola. O Rio Grande de São Pedro ficava, então, dividido em dois, novamente. Por esse Tratado, ainda foi criada na região do Chuí uma Zona Neutra, mais especificamente entre a Lagoa Mirim, Lagoa Mangueira e a costa atlântica, que ficou conhecida como “Campos Neutrais”, não pertencentes a nenhuma das Coroas.

No entanto, tais terras serviram como uma das principais rotas de contrabando entre o Rio Grande do Sul e a Banda Oriental durante longos anos, pois que o seu completo despovoamento favorecia a travessia de mercadorias e animais provenientes da Banda Oriental que tinham como destino a região central do Império ou as próprias estâncias de produção do charque na Província de São Pedro. (COLVERO)

Complexo Eólico Campos Neutrais

Chama a atenção de quem navega na Lagoa Mangueira, pela margem Oriental da Lagoa Mirim ou percorre os Campos Neutrais a quantidade de aerogeradores instalados na região. O Complexo Eólico Campos Neutrais será, depois de concluído, o maior de toda a América Latina e terá futuramente um total de 302 aerogeradores assim distribuídos:

–  Parque Geribatu: capacidade instalada: 258 MW – 129 aerogeradores, com a capacidade de atender 1,5 milhões de habitantes;

–  Parque Hermenegildo: capacidade instalada: 181 MW – 101 aerogeradores, com a capacidade de atender 1 milhão de habitantes;

–  Parque Chuí: capacidade instalada: 144 MW – 72 aerogeradores, com a capacidade de atender 800 mil habitantes.

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que mais investe em energia eólica na atualidade. Os Parques Eólicos logicamente estão sendo implantados no Sul e Nordeste do país onde há maior incidência de ventos. É interessante ressaltar que, historicamente, a velocidade dos ventos é maior justamente quando a incidência de chuvas é menor deixando, consequentemente, os reservatórios das hidrelétricas com seus níveis mais baixos. Nessas ocasiões, mais do que em qualquer outra, é que podemos notar a importância da eólica como fonte alternativa de energia.

Relatos Pretéritos e Contemporâneos

Joaquim Manuel de Macedo (1873)

A Lagoa Mangueira estreita, mas comprida está entre a Mirim e o Oceano. (MACEDO, 1873)

Josué Guimarães (1972)

Antes de partirem, o dia mal clareando, foram levados pelo índio para verem José Mariano fazendo com que dois cachorrinhos mamassem numa ovelha amarrada num palanque. Eles não entenderam, mas o índio sabia que era para que se tornassem amigos, acostumados uns com os outros, assim os cachorros, quando crescidos, cuidariam melhor dos rebanhos. Alimento para eles era só carne cozida. Isso faria com que eles não matassem os borregos e nem comessem os que fossem atacados pelos carranchos. O velho ajudou Juanito a trocar as juntas cansadas por outras laçadas na hora. Catarina quis pagar, ele recusou. Boi sobrava, iam ser vizinhos.

Quanto mais perto da fronteira, mais cruzavam com espanhóis de chiripá, pele queimada de sol, olhinhos espremidos de índio. Juanito apontava para um lado e dizia soletrando as palavras “Lagoa Mirim”. Apontava para o lado contrário e dizia “Lagoa Mangueira”.

Então, dizia Daniel Abrahão para a mulher, o Mar não ficava bem ali. Mas o cheiro que o vento trazia era de Mar, se não ficava perto era coisa de pouco além. As carroças prosseguiam inventando estradas pelos campos; só Juanito sabia a direção. Quando tinha dúvidas galopava de um lado para outro, estacava, farejando o ar, voltava rápido e corrigia a direção das carroças. (GUIMARÃES)

I. Boris Vinha (2013)

Se sairmos da cidade de Rio Grande e descermos até o município de Chuí, lá no ponto mais Meridional do Brasil, nos extasiaremos com as belezas naturais pelo caminho, como a Lagoa Mangueira e a Lagoa Mirim; é lugar bonito pra ninguém botar defeito!

Campos verdes a perder de vista, dos dois lados da estrada, resquícios de matas, bois em profusão, e plantações que douram o horizonte com os seus pendões de vida. Capivaras, jacarés e pássaros, em abundância, passam sem medo do homem predador, porque ali estão protegidos até por satélite. (VINHA)

Fontes:

GUIMARÃES, Josué. A Ferro e Fogo I: Tempo de Solidão‒ Brasil ‒ Rio de Janeiro ‒ Editora Sábia, 1972.

LOPES & UGRI & BUCHMANN, Renato Pereira Lopes - André Ugri - Francisco Sekiguchi de Carvalho Buchmann. Dunas do Albardão, RS – Brasil – Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP), 2008.

MACEDO, Joaquim Manuel de. Noções de Corografia do Brasil‒ Brasil ‒ Rio de Janeiro ‒ Tipografia Franco-americana, 1873.

VINHA, I. Boris. Contristo Constato o Contraste...‒ Brasil ‒ Editora I. Boris Vinha, 2013.


(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista;

Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);

Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx);

Assessor do Comando Militar do Sul (CMS);

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM - RS);

Sócio Correspondente da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER)

Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);

Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).

E-mail: [email protected];

Blog: desafiandooriomar.blogspot.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Terceira Margem – Parte DCCXXXII - Circunavegação da Lagoa Mangueira – Parte II

Terceira Margem – Parte DCCXXXII - Circunavegação da Lagoa Mangueira – Parte II

Bagé, 24.04.2024  Bomba n° 20 – Taim – Bomba n° 20 (14.01.2016) Antes de partir, combinamos de nos encontrar para o almoço em um Pontal, próximo à

Despedida do CMPA – Parte I

Despedida do CMPA – Parte I

Bagé, 25.04.2024 Despedida Caro amigo, meu eterno Comandante e Irmão maçom General Padilha, queridos mestres e amigos. Meus ex-alunos me perguntaram

Terceira Margem – Parte DCCXXXI - Circunavegação da Lagoa Mangueira – Parte I

Terceira Margem – Parte DCCXXXI - Circunavegação da Lagoa Mangueira – Parte I

Bagé, 22.04.2024  Mar Português: Segunda Parte(Fernando Pessoa) II. HORIZONTE [...] Linha severa da longínqua costa –Quando a nau se aproxima ergue-s

Terceira Margem – Parte DCCXXX - O Imbróglio do “Prince of Wales” – Parte XI

Terceira Margem – Parte DCCXXX - O Imbróglio do “Prince of Wales” – Parte XI

 Bagé, 19.04.2024   A Coalição, n° 28São Luís, MA – Quarta-feira, 08.04.1863

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)