Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Ivo Cassol, 'figura trepidante e dinamitosa' da política rondoniense, pasme, tem torcida - Por Luciana Oliveira


Gente de Opinião

Fico observando articulistas mais experientes dando corda pra Ivo Cassol, senador condenado à espera do julgamento de um recurso adiado com pedido de vistas que vai decidir só a redução ou não da pena.

Ele adora parecer forte e encontra brecha na mídia pra fortalecer essa imagem.

Cassol como candidato ao governo do estado ou estratégia pra fazer campanha e em cima da hora lançar a irmã, Jaqueline Cassol?

Nem uma coisa, nem outra.

Na última eleição, o que vimos foram as duas candidatas de Ivo Cassol serem massacradas nas urnas.

A irmã teve 15,11% dos votos na disputa ao governo, pouco mais de 121 mil votos no terceiro lugar.
E a esposa Ivone idem, terceira posição tentando uma vaga ao senado.

De lá pra cá, a imagem do ex-governador só ficou mais suja.

Por que agora, com Cassol ainda mais desgastado por problemas com a justiça e por apoiar as reformas nefastas do governo golpista como a trabalhista, revelaria força política?
Cassol é um dos piores políticos que já aportaram em Rondônia. Acumulou riqueza e retribuiu com vergonha.

A ficha dele no levantamento da Revista Congresso em Foco não deixa dúvidas.

“Primeiro senador condenado pelo Supremo, em agosto de 2013, foi sentenciado a quatro anos e oito meses de prisão, em regime semiaberto, e multa de R$ 201 mil. Quatro anos depois, o ex-governador de Rondônia ainda recorre da condenação, em liberdade e no pleno exercício do mandato. O parlamentar, inclusive, preside a poderosa Comissão de Agricultura do Senado. Sua condenação vem da ação penal 565, por crime contra a Lei de Licitações. Segundo os ministros do Supremo, ele direcionou licitações a cinco empresas de conhecidos na década de 1990, quando era prefeito de Rolim de Moura. A Procuradoria-Geral da República (PGR) já pediu a perda do mandato e a prisão do senador. O STF interrompeu o julgamento do último recurso de Cassol em 2016.

Ele também é réu em outras duas ações penais (562 e 891), por calúnia e corrupção eleitoral, e é alvo de cinco inquéritos (3158, 2828, 3614, 3820 e 4411), por peculato, improbidade administrativa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e crimes contra o sistema financeiro e contra a Lei de Licitações.”

Tá na hora de reduzir e não ampliar a imagem de Cassol, uma figura “trepidante e dinamitosa” da política rondoniense como diria o personagem Odorico Paraguassu, ao típico botocudo espertalhão que chegou longe e se perdeu.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – Terceira Ed

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

Em Rondônia o CNPJ da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu há 40 anos, mas a missão profética e solidária nesta porção da Amazônia começou bem ante

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

É um evento marcante no Abril Indígena e especialmente para o povo Jupaú que perdeu uma liderança na véspera da data comemorativa dos Povos Indígenas

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

Porto Velho é a pior de 100 cidades avaliadas no ranking de saneamento básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil.Menos de 10% da população tem ac

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)