Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Inaugurada hoje a agroindústria de processamento de aves


 Inaugurada hoje a agroindústria de processamento de aves - Gente de Opinião
 
Foi inaugurada na manhã de hoje, quinta-feira, dia 21, a primeira agroindústria familiar do Estado de Rondônia com certificação para abate, processamento e comercialização de galinha caipira.

A Agroindústria Familiar de Abate e Processamento de Aves está localizada no assentamento Flor do Amazonas, na área rural de Candeias do Jamari, e possui capacidade para abate de até 500 aves por dia, para venda da galinha caipira, inteira ou fraccionada, para Rondônia e outros Estados do país.

A agroindústria é fruto de parcerias. As obras de construção, capacitação e parte dos equipamentos, foram feitas pela Santo Antônio Energia, com recursos do Subcrédito Social do BNDES. A ideia para a implantação da agroindústria surgiu após a concessionária observar a aptidão da comunidade para a criação das aves, e após a realização de um estudo de mercado que constatou a crescente demanda por galinha caipira na mesa do consumidor de Porto Velho e nas prateleiras dos mercados do Estado. O prédio principal contém abatedouro, salas de processamento, câmara fria, fábrica de gelo, salas para armazenamento e embalagem.

A área e os equipamentos foram doados pelo Incra. O  caminhão refrigerado e o poço artesiano estão a cargo do governo do Estado.  A administração da agroindústria será feita pela Cooperativa dos Agricultores Familiares do Assentamento Flor do Amazonas (Cooaffa), que já trabalhava com a criação de aves em seus lotes.

Todos os cooperados foram capacitados pela Santo Antônio Energia com o apoio da Embrapa, Emater, Seagri, Senar e Sebrae, que orientaram com relação às medidas sanitárias, vacinação e alimentação das aves, prevenção de doenças, custos de produção, processamento, gestão e administração.  “A inauguração dessa agroindústria é um sonho que se realiza”, declara a presidente da cooperativa, Maria Mattara, que é uma das principais criadoras de galinha caipira do assentamento e participou de todos os cursos de capacitação. “Antes, eu achava que criar galinha caipira era deixar a ave solta no mato. Participei de todos os cursos e aprendi que é muito mais que isso. Hoje sei qual é a alimentação adequada, conheço as vacinas e possuo os aviários corretos que são esterilizados a cada safra”, revela.

Com a inauguração ocorrida hoje, que contou com a presença do diretor de Operações da Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer, falta apenas a última inspeção da Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia), prevista para este mês de setembro, para que a agroindústria comece a funcionar.
 
Fonte: Carla Nascentes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)