Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Funcultural vai assumir estrutura do carnaval


 Funcultural vai assumir estrutura do carnaval   - Gente de Opinião
Funcultural vai assumir estrutura do carnaval

Na manhã desta segunda feira 09, o superintendente da Sejucel Rodnei Paes, presidente da Funcultural de Porto Velho Ocampo Fernandes mais o presidente da Fesec Hudson Mamedes se reuniram no gabinete do primeiro, para deliberar sobre a contratação da empresa que vai se responsabilizar pela montagem da estrutura de arquibancada, camarote, sonorização e iluminação, na passarela do samba “Edson Fróes”, onde vão desfilar as escolas de samba de Porto Velho no próximo carnaval. “Nossa proposta é repassar através de convênio, o valor correspondente a contratação dessa estrutura, à prefeitura de Porto Velho através da Funcultural” esclareceu Rodnei. Após explanação do Gerente de Cultura da Sejucel Fabiano Barros de como será firmado o convênio, o presidente da Funcultural Ocampo Fernandes concordou. O presidente da Federação das Escolas de Samba – Fesec Hudson Mamedes confirmou que de acordo com decisão tomada em reunião, que aconteceu sexta feira passada 06, entre os dirigentes das escolas de samba,e a equipe da Funcultural, os desfiles das escolas de samba tanto do Grupo de Acesso como do Especial em 2017, acontecerão em um único dia. “De início está certo que será no sábado 4 de março, com a apuração acontecendo domingo dia 5”. Hudson Mamedes também já deu entrada no Projeto Técnico, referente aos desfiles das escolas de samba deste ano, no qual consta o equipamento técnico necessário, que deverá ser contratado via convênio, firmado entre governo do estado/Sejucel e prefeitura de Porto Velho/Funcultural para que as escolas de samba ofereçam um ótimo espetáculos aos que forem assistir seus desfiles no dia 4 de março.


Lenha na Fogueira

Nesses últimos dias, temos acompanhado a movimentação na Fundação Cultural do Município de Porto Velho e sentimos que a equipe comandada pelo Ocampo está realmente empenhada em trabalhar em parceria com todos os segmentos culturais.

*******

Como estamos em período carnavalesco, as primeiras setoriais convocadas foram as dos blocos de trio elétrico e a das escolas de samba. Porém, a equipe já visitou o pessoal da Feira do Sol que está funcionando no galpão n° 2 da Madeira Mamoré. “Foi apenas um visita informal, apenas para um primeiro contato”, disse Ocampo.

*******

O pessoal que realiza show musical no Mercado Cultural também já foi convocado e ficou sabendo, que é pretensão da Funcultural a partir do mês de março, assumir de vez a produção técnica da programação.

*******

Inclusive, com a volta das realizações culturais acontecendo de terça a domingo. Quer dizer, o Mercado Cultural só vai fechar às segundas-feiras. Ernesto Melo gostou da proposta do Ocampo.

*******

Para o leitor fazer idéia de como a Funcultural vai passar a tratar as datas cívicas do nosso município, no próximo dia 24 (feriado municipal), quando se comemora a Instalação do Município de Porto Velho, vai acontecer show musical com artistas locais como Bado, Ernesto, Zezinho dos Cobras e tantos outros, inclusive com a participação do intérprete de samba enredo do Rio de Janeiro Nego. Tudo no Mercado Cultural.

*******

Quanto aos desfiles das escolas de samba, na manhã de ontem dia 09 (dia do Fico), foi batido o martelo entre a Sejucel e a Funcultural na parceria da montagem da Passarela do Samba no Parque dos Tanques ou “Cidade da Cultura”. As entidades Funcultural e Sejucel vão firmar convênio no qual o governo passa os recursos para a Funcultural contratar a empresa que vai se responsabilizar pela colocação de arquibancadas, camarotes, sonorização e iluminação do evento. Será mais prático com certeza.

*******

Aliás, 2017 começa muito bem para o segmento cultural. A Sejucel através de sua Gerência de Cultura leia-se Fabiano Barros vai colocar em prática o edital Zezinho Maranhão de Música com o show “Rodoniana” apresentado por Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba, no dia 28 de janeiro, no Teatro Guaporé. É a largada do Primeiro Edital da Sejucel.

*******

E tem mais, no dia do show de abertura do Edital Zezinho Maranhão de Música, serão lançados mais alguns Editais, entre eles o de Registro de Música (gravação de CD), Dança, e Artes Cênicas. 2017 será o ano dos editais. Nota Dez para a Gerência de Cultura da Sejucel.

*******

Vamos voltar a lembrar: Dia 28 de janeiro, no Teatro Guaporé show “Rondoniana” com Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba. A entrada será franca. É tudo por conta do Edital Zezinho Maranhão de Música. Dá-lhe Rodnei!

*******

Vem aí a Feijoada de Lançamento do Samba de Enredo da Escola de Samba Acadêmicos do São João Batista. O evento vai acontecer na sede da Banda do Vai Quem Quer no dia 11 de fevereiro.

*******

Pra quem não sabe, o enredo da São João Batista é: “Manelão o General da Alegria – O Rei da Folia”, cujo samba é de autoria da parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro. Te prepara sambista.

*******

Por falar em Samba de Enredo, de acordo com o Regulamento 2017 da Fesec, as escolas de samba do Grupo Especial e de Acesso têm até o dia 1° de fevereiro, para registrarem seus sambas enredos junto a entidade.

*******

A escola de samba Os Diplomatas inclusive, resolveu mudar seu tema para o carnaval deste ano: Seria a história do professor Severino Castro presidente da quadrilha junina Rádio Farol e que por falta de tempo para fazer uma coisa digna do homenageado, ficou para o carnaval de 2018.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)