Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Fórum Estadual da Mulher debate câncer de útero e de mama em Porto Velho


Fórum Estadual da Mulher debate câncer de útero e de mama em Porto Velho - Gente de Opinião

Montezuma Cruz
Em Porto Velho

Das 14,2 mil mulheres que morreram no País em 2013, vítimas de câncer de mama, 33 eram de Rondônia, revela estatística do Sistema de Informações de Mortalidade do Datasus.

Em Porto Velho, o Instituto Nacional de Câncer estima 80 novos casos por ano, e em Rondônia, 200. No Brasil, totalizaram mais de 57,1 mil casos em 2015.

Nesta quarta-feira (28), a partir das 8h, no auditório do Rondon Palace Hotel, a Sesau promoverá o Fórum Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher, informou a coordenadora de Saúde da Mulher na Gerência de Programas Estratégicos, Clenilda Aparecida dos Santos.

Uma vez mais, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) pretende sensibilizar a sociedade, especialmente as mulheres, a respeito da importância da detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero.

Começou nesta segunda-feira (26) e irá até o dia 30 de setembro a marcação (agendamento) de exames de mamografia.

“Queremos aprofundar a aprendizagem e subsidiar os participantes, especialmente gestores do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Clemilda Aparecida.

Participarão: acadêmicos do curso de enfermagem, professoras, produtoras rurais, e público em geral.

“Mulher, cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida”, é o mote do Fórum no qual falarão gestores e profissionais de saúde pública.

Quatro temas mobilizam os participantes:

– Câncer de mama: um desafio passado, presente e futuro;

– O protagonismo da mulher no cuidado em saúde nas redes de atenção em Rondônia;

– Saúde mental na assistência da mulher: um olhar sobre a prevenção e cuidado;

– Impactos da violência doméstica e familiar: mitos e estereótipos.

Clenilda Aparecida destacou que o Ministério da Saúde trabalha desde o ano passado com essas áreas.
 

Onde fazer a mamografia

Exames de mamografia estão disponíveis nas carretas (unidades móveis) da Sesau, com disponibilidade de 60 por dia em Porto Velho; 50 em Ji-Paraná; 40 no Hospital Barretinho; 115 por mês nas clínicas Samuel Castiel e Infinita, ambas na Capital; e 115 na Mega Imagem, em Vilhena.

Duas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia funcionam no estado, uma em Porto Velho, outra em Cacoal. Oito mamógrafos atendem a Capital e o interior. O governo programou a distribuição de outros seis aparelhos.

São parceiros da Sesau nesse Fórum: Agência Estadual de Vigilância em Saúde, Banco da Amazônia S/A, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Porto Velho), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.

MULHER, FIQUE ATENTA

Fórum Estadual da Mulher debate câncer de útero e de mama em Porto Velho - Gente de Opinião

► A marcação (agendamento) de exames de mamografia e Papanicolau (preventivo de câncer de útero) iniciada hoje (26) irá até o dia 30 de setembro para mulheres com idades entre 40 e 79 anos.

►Papanicolau é o exame que deve ser feito em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de três em três.

►Equipe médica da Sesau atenderá na carreta (unidade móvel) de 3 a 7 de outubro no estacionamento entre os Edifícios Pacaás Novos e Rio Machado, sede do Governo de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

A disputa de poder no Fórum Rui Barbosa vazou para os jornalistas em julho de 1981. O juiz da 1ª Vara Augusto Alves, de nacionalidade portuguesa, es

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)