Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fórum de Governadores da Amazônia Legal consolida bloco amazônico para dialogar com o mundo


Gente de Opinião

Secretários se reúnem no primeiro dia do Fórum

O 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que acontece, nesta quinta-feira (26), em Rio Branco (AC), é marcada pela ratificação do consórcio interestadual. A nova personalidade jurídica estabelece que as discussões dos temas de interesse comum serão feitas em bloco e não mais isoladamente.

A declaração de que o diálogo é feito em bloco será feita no Dia da Amazônia, que acontecerá perante a comunidade internacional, em Bonn, na Alemanha, em 2018. Lá estarão presente agentes financiadores da causa amazônica.

Em Rio Branco, o fórum também marca a introdução do turismo como instrumento de políticas públicas dos governos, inclusive com uma câmara temática específica.

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal é formado pelos estados de Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.

No ambiente do fórum vem sendo discutida a criação do consórcio com os mesmos estados, mas é necessário um quórum mínimo, que foi alcançado recentemente, quando as assembleias legislativas de Pará e Tocantins autorizaram a entrada dos estados no consórcio.

“A próxima etapa deve acontecer na próxima semana, quando os governadores destes estados sancionarão as leis”, explicou a secretária executiva do gabinete do governo de Rondônia, Cira Moura. “É apenas um procedimento burocrático, interno. Na prática, já está autorizada a constituição do consórcio”, acrescentou.

CÂMARAS

Estão presentes em Rio Branco governadores dos nove estados e secretários das áreas das câmaras temáticas (segurança, comunicação pública, meio ambiente, e, agora, turismo) além de assessores que comporão o comitê executivo do consórcio.

As câmaras setoriais estão reunidas e concluirão os trabalhos às 17h quando apresentarão aos governadores cartas com os compromissos viáveis de cada área.

Superintendente de turismo de Rondônia, Júlio Olivar, comemorou a criação de uma câmara para tratar deste assunto no fórum. Segundo ele, o turismo passa a ser visto como demanda de política pública pelos governos.

“O turismo gera emprego e renda, qualidade de vida e a discussão e bloco é favorável para erradicar os gargalos que ainda existe nesta área”, destacou Olivar, para quem a Amazônia é marca conhecida mundialmente e pode render frutos.

Embora admita que o turismo ainda é insipiente na Amazônia, o superintendente rondoniense acredita que a atuação coletiva, no bloco, ganha estatura merecida.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Rondônia, George Braga, também está em Rio Branco. Conselheiro no Consórcio de Governadores do Brasil Central, do qual o estado também faz parte, Braga traz experiência neste tipo de gestão e acredita que a Amazônia ganhará muito atuando conjuntamente. “Cada câmara setorial discute conjuntamente as questões de interesse dos estados e formula uma proposta única. É mais força que os estados ganham”, afirmou.

O fórum prossegue até o final da tarde, quando haverá a divulgação da Carta de Rio Branco, seguida de entrevista coletiva dos governadores.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici

Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici

Em mais uma ação voltada ao fortalecimento das políticas públicas sociais, a deputada federal Cristiane Lopes entregou um novo veículo à Secretaria

Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec

Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 848/2025 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional s

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)