Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Flor do Maracujá – Quadrilha e Boi Bumbá começa hoje


Após mais de seis meses ensaiando, os grupos folclóricos de quadrilhas e bois bumbas, finalmente começam a se apresentar na 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que começa nesta quarta feira dia 27, no Arraial Flor do Maracujá montado na Cidade da Cultura – Parque dos Tanques.Flor do Maracujá – Quadrilha e Boi Bumbá começa hoje - Gente de Opinião

A solenidade de abertura com a presença das autoridades constituídas e convidados da Federon está marcada para começar as 20 horas na arena de apresentação. Logo após acontece a apresentação da Rainha da Diversidade, Show com a cantora Gioconda Trivério acompanhada pela banda do sanfoneiro Cobra Choca encerrando com a apresentação dos casais de noivos e noivas selecionados para representar Rondônia no Concurso Nacional que vai acontecer no mês de agosto. A partir da meia noite a Banda “Projeto Raiz” sobe ao palco para animar os frequentadores do Arraial até as 2 horas da madrugada.

O Flor do Maracujá conta com mais de 60 barracas sendo que 14 consideradas “Restaurante” porque estão autorizadas a servir todo tipo de comida inclusive as típicas pato no tucupi, caldeirada de peixe diversos e pirarucu, além de picanha e pratos tradicionais da culinária brasileira. Nas barracas consideradas pequenas o visitante pode se deliciar com o tradicional tacaca, vatapá, caruru, acarajé, mungunzá, curau, canjica e o tradicional churrasquinho. Nos carrinhos churros, pipoca, banana e batata frita; algodão doce e tantas outras guloseimas. Tem o parque de diversão com brinquedos variados e a tenda dance além da tenda do artesanato.

O Flor do Maracujá abre suas portas de hoje até o dia 7 de agosto, sempre a partir das 18 horas. As apresentações folclóricas começam todos os dias, às 20hs. A entrada é franca.

Flor do Maracujá – Quadrilha e Boi Bumbá começa hoje - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

É hoje, é hoje, é hoje que começa o Arraial Flor do Maracujá. Sinceramente, pela primeira vez que 35 anos, vejo a estrutura montada e entregue pelo menos um dia antes. A empresa vencedora da licitação está de parabéns. Será que a Lava Jato tem a ver com isso?

*********

É claro que algumas coisas só podem ficar realmente cem por cento na hora que o show começar. Refiro-me a questão da sonorização, pois as bandas que tocam para os grupos se apresentarem, só podem passar o som, quando termina a apresentação do grupo escalado para dançar antes.

*********

O único grupo que consegue passar o som com maior traquilidade, é aquele que se apresenta por primeiro naquela noite, os demais têm 15 minutos para montar e ajustar o som dos instrumentos e microfones de voz.Gente de Opinião

********

De qualquer maneira, poucas foram às vezes nesses trinta e cinco anos, que algum grupo não conseguiu começar sua apresentação dentro do tempo regulamentar. Existem discussões na hora da montagem da aparelhagem da banda, mas, no fim os ânimos se acalmam e o grupo dança garboso para o público.

********

Este ano vamos assistir no Flor do Maracujá apresentações espetaculares, com alegorias com mais de 10 metros de altura e efeitos especiais cinematográficos. Tanto nos grupos de quadrilhas como no bumbás.

********

Apesar da crise e do atraso no repasse dos subsídios aos grupos, a turma se preparou com garra, com vontade de fazer bonito em suas apresentações. Tenham certeza caros leitores, que a 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás será uma das mais espetaculares de todos os tempos.

********

Andei acompanhando alguns  ensaios principalmente de quadrilhas e posso garantir, que este ano nenhum grupo é favorito ao título. O negócio vai ser páreo duro. Da quadrilha Unidos do Palheiral à Roça é Nossa ta todo mundo muito bem preparado.

********

Um dos pontos altos desse Flor do Maracujá, é que muitos grupos de quadrilha optaram em homenagear monumentos e coisas da nossa terra. Por exemplo: A quadrilha “Matutos do Socialista” vai contar a história do Distrito de São Carlos; a Nova Estação vem falando também da nossa história com música de autores locais, tem uma coreografia criada para uma música  “Balanço do Trem” muito bonita.

*********

A Rosa Divina também vai colocar músicas de autores locais assim como a Rádio Farol e a Girassol das Três Marias. Porém, a grande expectativa é quanto a apresentação da quadrilha Juabp. O pessoal comandado pelo João Big vai colocar na arena a “Eterna Batalha do Bem Contra o Mal”. Vai ser uma luta nas alturas. Pode até deixar os presentes de pescoço duro de tanto olhar pra cima. Pelas alegorias que estão sendo confeccionadas pelo Ednart e sua equipe e podem ser vistas por todos no Parque dos Tanques, vai ser uma apresentação espetacular.

********

Infelizmente a direção da Federon ainda não viu que grupos como a Juabp precisam se apresentar no final de semana e não no meio da semana. A Juabp pasmes os senhores, vai dançar no Flor do Maracujá segunda feira dia 1º de agosto. Ela e a Mocidade Junina do Rodrigo mais o Boi Tira Teima.

*******

Outra novidade do Flor do Maracujá deste ano, será a apresentação especial do Boi Dominante. O propósito dos dirigentes do Dominante é mostrar ao público, como se brincava boi antigamente. Carlinhos (amo e cantor de toada dos melhores) é quem teve a idéia. O Dominante se apresenta nesta quinta feira 28 as 20 horas.

********

Recomendo aos amantes da brincadeira de Boi Bumbá tradicional, assistir o show do Boi Bumbá Dominante, com certeza, será uma aula de cultura popular. Valeu Carlinhos!

********

Pronto! Vamos nos encontrar hoje a noite, na abertura do Flor do Maracujá morena bela!


Campus de Porto Velho recebe “As Mulheres do Aluá”

Amanhã quinta-feira, 28, às 18h, o espetáculo “As Mulheres do Aluá”, do grupo O Imaginário, será encenado no Campus de Porto Velho da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A apresentação integra a programação do Projeto “Depois do Palco”, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), com objetivo de difundir a produção artística local junto à comunidade universitária, trazendo, como diferencial, a interação dos artistas e produtores culturais com o público, através de um diálogo intermediado por pessoas ligadas às respectivas áreas.

As Mulheres do Aluá

A montagem traz em seu elenco as atrizes Agrael de Jesus e Amanara Brandão, discentes do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIR. Também integram o elenco as atrizes Flavia Diniz e Zaine Diniz. A dramaturgia é de Euler Lopes Teles, com pesquisa de Chicão Santos e Nilza Menezes e direção e produção de Chicão Santos.

O espetáculo conta a história de mulheres de diferentes épocas que foram condenadas judicialmente, num período em que o pensamento-homem determinava a condição de cada uma delas.

Após a apresentação na UNIR, o espetáculo “As Mulheres do Aluá” participará, de 11 a 22 de agosto de 2016, do Circuito do Projeto Sesc Amazônia das Artes 2016, com apresentações agendadas nos Estados do Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Piauí.

Serviço

Espetáculo: As Mulheres do Aluá

Companhia: O Imaginário

Data e horário: quinta-feira, 28/07, às 18h

Local: Auditório Paulo Freire, Campus José Ribeiro Filho, Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)