Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festcineamazônia começa nesta terça feira



Começa nesta terça feira 06, a edição 2015 do Festcineamazônia, festival de cinema que há 13 anos insere Rondônia no mapa dos festivais brasileiros voltados ao audiovisual, levando sempre as questões ambientais como foco principal. Serão cinco dias de programação com filmes convidados, homenagens, além de 35 filmes exibidos na mostra competitiva e do encerramento com show de Luiz Melodia. A abertura será no Teatro do Sesc Esplanada, a partir das 20h com o ator, cantor e compositor Rodrigo Lima como mestre de cerimônia.Festcineamazônia começa nesta terça feira - Gente de Opinião

A noite começará com a exibição da animação “Na Boca do Mapinguari”, com ilustração de Áriston Silva de Oliveira e Gaspar Knyppel. Segundo Knyppel, o filme trata-se de uma crítica sobre como o ser humano está tratando a natureza na visão do Mapinguari. Ao ver a forma que o homem tem degradado o meio ambiente, o protetor da floresta o engole. Dentro da criatura, o agressor da natureza tem a oportunidade de refletir perceber o mal que está causando cotidianamente.

Logo depois, é a vez do mestre de cerimônia, Rodrigo Lima subir ao palco. Atualmente no elenco da novela “Gaby Estrella”, do canal Gloob, faz parte da banda de Ithamara Koorax (notadamente uma das maiores cantoras de jazz do mundo). No teatro, também atuou nos espetáculos Samba Futebol Clube”, de Gustavo Gasparani (28 indicações aos prêmios Shell, Cesgranrio, APTR e Reverência); “Maria Borralheira” - direção de Rubens Lima Jr (indicação na categoria ator no prêmio Maria Clara Machado). No cinema, atuou nos filmes: “Noel - Poeta da Vila”, de Ricardo Van Steen; “Cavalhadas de Pirenópolis”, de Adolfo Lachstermacher e “O Casamento de Mario e Fia” de Paulo Halm.

Hoje também será o dia a primeira homenagem desta edição do festival, à atriz Marcélia Cartaxo. Na carreira da artista já são mais de 20 filmes e outra dezena de participações em produções televisivas, Marcélia foi premiada recentemente como melhor atriz no Festival de Brasília pelo filme ‘Big Jato’, de Cláudio Assis.

Filme convidado

Um dos filmes estrelados por Marcélia Cartaxo é exatamente o filme convidado, “A História da Eternidade”. O longa-metragem pernambucano foi produzido no ano passado e possui roteiro e direção de Camilo Cavalcante e produção da Aurora Cinema e República Pureza, o longa é o filme convidado da edição 2015 do Festcineamazônia.

Seviço

FestcineAmazônia – 2015

Dia – terça feira dia 6 de putubro

Local: Audicine do Sesc Esplanada

Hora – 20h00

Ingresso – Entrada Franca


Lenha na Fogueira

Dois grandes eventos acontecem hoje em Porto Velho: A abertura do FestcineAmazônia e a reunião do pessoal do Rumos Itaú Cultural

********

O FestcineAmazônia vai acontecer no Sesc Esplanada as 20h00 no Audicine. É uma ótima pedida.

********

O encontro do Rumos Itaú Cultural vai acontecer no auditório do Palácio Presidente Vargas – Hoje Palácio da Memória também a partir das 20h00.

********

Os dois eventos são de grande importância para os envolvidos com a cultura em Rondônia. Só, que o Rumos vai ser apenas hoje e o pessoal do Itaú vai explicar sobre como desenvolver projetos para participar do Rumos Itaú Cultural 2015/2016.

********

O Itaú está oferecendo patrocínio para Projetos em praticamente todos os segmentos culturais e olha que não pouco dinheiro não!

********

Será bom que os envolvidos com Projetos Culturais participem desse encontro no auditório do Presidente Vargas. A entrada será pela Rua D, Pedro II.

*******

Apesar de que o FestcineAmazônia em sua abertura está com uma programação imperdível, pois, além do filme Mapinguari deste ano ter contado com a participação do grafiteiro Perante Gaspar, teremos a exibição do filme “A História da Eternidade” que é estrelado pela atriz Marcélia Cartaxo

*********

Por sinal, a Marcélia Cartaxo vai marcar presença no Sesc na noite de hoje, pois, ela será a primeira homenageada na edição 2015 do FestcineAmazônia.

*********

Creio que vai dar tempo de assistir o filme estrelado pela Marcélia Cartaxo após a reunião do Rumos.

********

Em Porto Velho é assim: “Ou é calça de veludo ou então bumbum de fora”. “Ou é Oito ou Oitenta”!

*******

Bacana mesmo foi à programação que registrou os 101 anos da criação do município de Porto Velho. Apesar de pouca gente ter prestigiado as apresentações culturais que aconteceram no complexo da Estrada de Ferro Madeira.

********

Desta vez a turma da Funcultural optou por colar no palco, apenas artistas locais. E nossos artistas mostraram que realmente não é preciso trazer ninguém de fora.

********

Temos que parabenizar o Jorjão presidente da Funcultural assim como Rafael Altomar - Bode que mantiveram os pés no chão e realizaram uma super programação. Alias, toda a equipe da Funcultural merece nossos elogios.

*******

Bacana mesmo foi o discurso do Bispo Moraes presidente da Associação dos Ferroviários. Ele não quis nem saber se era a prefeitura que estava realizado a festa! Cobrou e cobrou citando nomes, dizendo que a prefeitura é a responsável pelos roubos que acontecem no pátio da Madeira Mamoré, bem como é responsável pelo abandono do patrimônio histórico.

********

O interessante disso tudo foi que as autoridades municipais presentes, aplaudiram veementemente o discurso do Bispo. Apesar do mestre de cerimônia de plantão na abertura dos festejos do aniversário do município, ter ficado o tempo todo cutucando o Bispo querendo que ele encerrasse o discurso. Não teve jeito, Bispo só parou de falar, após dizer o que tinha que dizer!

********

Pra encurtar a conversa, o primeiro pedaço do bolo dos 101 anos do Município de Porto Velho foi pra quem? Pro Bispo!

********

Deveriam ter dado um pedaço também pro Manoel Português o eterno defensor do nosso maior patrimônio histórico, que marcou presença o dia todo na Praça da Madeira Mamoré. Pra não ficar calado, de vez em quando cobrava. “Cadê as lixeiras, pro povo não ficar jogando lixo na grama”.

********

Nossa policia precisa ficar mais antenada. Como é que prenderam meu amigo através de um mandado vencido. Será que foi por isso mesmo, ou foi pela boca de urna? O cidadão não tem jeito mesmo!



 

Porto Velho recebe a Caminhada Rumos do Itaú Cultural

Com um encontro no Palácio Presidente Vargas, Porto Velho recebe a Caminhada Rumos nesta terça feira 6 de outubro às 20h. Como resultado da parceria entre a Secretaria de Cultura de Rondônia e o Itaú Cultural, representado pelo gerente do Núcleo de Música, Edson Natale, e de Produção, Henrique Idoeta, é apresentada a 17ª edição do programa Rumos, cujas inscrições estão abertas e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 6 de novembro.

Eles falarão sobre esta plataforma de fo­mento do instituto à produção artística brasileira e as inovações que consolidam a reformulação realizada em 2013. A caminhada foi iniciada em São Luís do Maranhão, seguiu para o Fortaleza, Teresina, Belém, Macapá, Manaus, Boa Vista, passou por Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Maceió, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro e agora chega a Porto Velho, até completar as 27 capitais do país. 

O modelo segue aberto, podendo ser inscritos projetos de todas as áreas de expressão e iniciativas híbridas, sem limitação dos campos de investigação, com grande liberdade para artistas, produtores e pesquisadores definirem as regras de produção e apresentação de seus trabalhos. Entre as novidades está a organização das propostas em três grandes campos: criação e desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais), documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras), definidos para facilitar o processo de inscrição. Outra inovação é o fim do teto orçamentário para as propostas, o que abre novas possibilidades para os proponentes. 
 

Seleção

O processo de seleção dos projetos também ganha uma nova fase. Antes de passarem para a Comissão de Seleção, as propostas agora serão examinadas por 30 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país, os quais farão a primeira fase seletiva. Os nomes desta comissão prévia não serão revelados antes do resultado final para preservar a idoneidade do processo. Os critérios de seleção a serem observados serão a singularidade do projeto, a sua relevância e consistência. 

“Vamos dar continuidade ao modelo que inauguramos em 2013 em que as definições não são dadas mais pela instituição e sim pelos agentes culturais, invertendo uma ordem histórica que, ao nosso ver, estava represando a criação e perpetuando vícios de formatação de projeto”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Rompemos com a forma em que os projetos tinham que se enquadrar aos propósitos preconizados pela instituição e pelos editais. Com isso deslocamos o eixo de poder de decisão para quem produz o conteúdo cultural, abrindo um novo modo de apoio”, complementa. 

Conforme pesquisa realizada pelo Observatório Itaú Cultural na base de dados de inscritos na edição 2013-2014, do total de proponentes, 30% nunca haviam tentado se inscrever antes em algum outro edital. O formato aberto, a abrangência e a autonomia foram apontados por este grupo como razões para participarem do Rumos. O estudo indicou também que 97,11% deles consideraram o regulamento na forma de perguntas e respostas como um fator positivo para a compreensão do processo de inscrição no programa.

Inscrições

Seguindo a política das edições anteriores, as inscrições são gratuitas. Neste ano, elas foram abertas em 1 de setembro e devem ser efetuadas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 6 de novembro, exclusivamente no site rumositaucultural.org.br. Os projetos começam a ser avaliados logo após o fechamento das inscrições e o trabalho da Comissão de Seleção será concluído até maio de 2016. Os contemplados serão informados por e-mail, no dia 10 daquele mês. Em seguida, o site do Itaú Cultural e os meios de comunicação divulgarão os resultados. 

Como no edital passado, não há número mínimo ou máximo de projetos, propostas ou obras a serem contemplados. Esta decisão será de exclusiva atribuição da Comissão de Seleção Rumos Itaú Cultural.

Para explicar o Rumos 2015-2016, uma equipe do Itaú Cultural Estará nesta terça feira 06, em Porto Velho/RO. Depois desses Estados, a equipe do Itaú Cultural segue para o Acre, Tocantins e Distrito Federal até visitar todas as capitais dos 27 estados brasileiros.

SERVIÇO
 

Caminhada Rumos 2015-2016

Com Edson Natale e Henrique Idoeta, gerentes do Itaú Cultural

6 de outubro (terça-feira)

Às 20h

Entrada franca

Vagas: 90

Palácio Presidente Getúlio Vargas - Auditório

Rua Dom Pedro II, 1600

Tels.: (69) 9979-0048/ 8115-4453/ 9252-0515

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)