Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festas e comemorações vão até dia de natal em PVH - Por Zekatraca


 
 
Festas e comemorações vão até dia de natal em PVH - Por Zekatraca - Gente de Opinião
 
A concentração para o desfile da caravana de Natal, com a participação do Papai Noel, que a prefeitura de Porto Velho realizará neste domingo (10) em direção à Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, sairá da esquina da rua Marechal Deodoro com a avenida Sete de Setembro e não da Praça Marechal Rondon como vinha sendo equivocadamente anunciado.
 
A concentração de carros alegóricos terá início às 12h30, na rua Joaquim Nabuco. Já os integrantes da caravana se concentrarão a partir das 15h, na esquina da Marechal Deodoro com Sete de Setembro.
 
Papai Noel chegará à concentração às 16:30, dirigindo-se depois ao complexo histórico e turístico da Madeira-Mamoré com chegada prevista para as 18h. A Prefeitura de Porto Velho está com uma programação especial de duas semanas de festas e comemorações natalinas que vão até o dia do Natal (25).
 
A abertura, no domingo, será feita por meio da caravana do Papai Noel, acendimento simbólico das luzes da decoração de Natal e apresentação de corais e ballet na Estrada de Ferro. De acordo com a primeira-dama Ieda Chaves, que é uma das coordenadoras da programação oficial, além do Papai Noel, o desfile contará com a participação de crianças, de cinco carros alegóricos e das chearleaders de três atléticas - Demolidora (Medicina/Unir), Aspar (Faculdade Católica) e Metralha (Curso de Direito Ulbra).
 
A caravana sairá às 17h da rua Marechal Deodoro em direção à Praça Madeira-Mamoré. Esta sera a primeira vez que a Prefeitura realiza um desfile dessa natureza. Após o encerramento da caravana terá a apresentação de cantata natalina, na Madeira-Mamoré, pelo coral Canto Livre, formado por servidores do Ministério Público Estadual (MPE), Vozes do Madeira, que reúne servidores do Tribunal de Justiça, ONG Moradia e Cidadania (Caixa Econômica), Santa Marcelina e da Hidrelétrica de Jirau. Finalizando o evento, haverá apresentação do Ballet Funcultural e da Escola Santa Marcelina.
 
Na quinta-feira (21), o coral do Tribunal de Contas do Estado, “Cantos de Rondônia”, subirá ao palco para mostrar o seu trabalho. Logo depois entra em cena a banda de música da Polícia Militar do Estado. Na sexta (22), a Orquestra Vila Lobos (Marcelo Yamazaki) fará show especial com músicas de filmes dentro do contexto natalino. Em seguida, sobe ao palco o Ballet Funcultural e o Santa Marcelina.
 
No sábado (23), a programação prossegue com a apresentação da orquestra “Harmonia Celeste”, da Assembleia de Deus; do Ballet Funcultural; do cantor gospel Márcio Couth e do Ministério Soul. E, para encerrar as comemorações, no dia de Natal (25), a orquestra da Escola Municipal de Música Laio, que funciona na Zona Sul da capital, fará apresentação, juntamente com o Ballet Funcultural.
 
 
ILUMINAÇÃO
 
Gente de Opinião

A decoração natalina já está bastante avançada. O acendimento das luzes começa pela Jatuarana, depois José Amador dos Reis, Sete de Setembro e Carlos Gomes. O trabalho está sendo realizado pelo Gabinete do prefeito, em parceria com a Funcultural e a Emdur, sob a coordenação do presidente da Comissão Permanente de Natal, Wolmer Neto Júnior.

A grande estrela da iluminação, entretanto, será a árvore de natal de 23 metros que está sendo montada na Estrada de Ferro Madeira Mamoré e deve ser concluída no domingo.
 
P R O G R A M A Ç Ã O

A programação para este domingo é a seguinte: 12h00 – concentração na rua Joaquim Nabuco; 16h30 - chegada do Papai Noel; 17h – início do desfile da Caravana do Papai Noel com queima de fotos na Sete com Marechal Deodoro; 18h – término do desfile da caranava na Madeira-Mamoré; 18h30 – chegada do Papai Noel com demais autoridades ao palco; 19h - início da solenidade de abertura do período natalino; 19h30 – entrega da chave da cidade ao Papai Noel, com acendimento simbólico da iluminação natalina; 19h40 – queima de fogos; 20h10 – início das apresentações das atrações musicais no palco principal; 23h – término da programação. (Fonte: Assessoria)
Gente de Opinião
 
 
 

Lenha na Fogueira

 
Gente de Opinião
 
686.608,00 este é o valor destinado à cultura, leia-se Funcultural, para o ano de 2018 inteirinho. Está no orçamento encaminhado a Câmara de Vereadores, aliás, já está em apreciação pela Comissão de Finanças do Parlamento Mirim.
 
 
*********
Pelo amor de Deus, como é, senhor prefeito Hildon Chaves, que a Funcultural vai fomentar durante o ano todo, as atividades culturais promovidas por diversas entidades e que dependem do apoio da municipalidade?
 
 
********
686.608, dá pra fazer o que? Apoiar as escolas de samba, os grupos folclóricos que se apresentam durante a quadra junina nos diversos arraiais existentes na cidade, cujos locutores, passam a noite falando desse e daquele político de plantão, inclusive o seu, senhor prefeito.
 
 
********
O interessante, é que o presidente da Funcultural (coitado) Ocampo Fernandes, não realizou os desfiles das escolas de samba este ano, “Porque a gestão anterior, deixou apenas 800 Mil de orçamento para o ano de 2017, o que é muito pouco”, dizia Ocampo até bem pouco tempo em suas entrevistas.
 
 
********
Para o ano, assim prometeu várias vezes o titular da Funcultural, “Contaremos com um orçamento digno e então, vamos apoiar os eventos que acontecerão em nossa cidade...”
 
 
********
E agora José? O pote tá vindo sem fundo, o que será que o senhor vai prometer aos agitadores da cultura em Porto Velho.
 
 
********
A blogueira Luciana Oliveira postou que o dinheiro destinado a reforma do Mercado Cultural, não chega a 60 MIL. Essa verba não dar nem para trocar o telhado. Os vasos sanitários e os mictórios estão danificados, as torneiras dos lavabos vazam mais que notícia ruim.
 
 
********
A tal de PPP (Parceria Pública Privada) não funcionou em nenhum setor da prefeitura, pelo menos até agora. Tão falando pelos quatro cantos da cidade, que o alcaide está querendo concorrer com os artistas de rua, aqueles que ficam no sinal se desdobrando pra conseguir o dinheiro do almoço pra pagar o jantar,
 
 
*******
Isso porque o prefeito “pede” demais. O negócio é só realizar algum evento, caso consiga patrocínio da iniciativa privada. Quem mais sofre com esse estilo de administração, é uma cervejaria, que de uns tempos pra cá, está presente em tudo quento é evento realizado pela prefeitura, inclusive da feijoada solidária.

 
*******
Vou até pedir a participação dos articulistas políticos Carlão Esperança, Waldir Costa, Sérgio Pires, Robson Oliveira, Gersi Taborda, Aurimar Sá e quem mais se acha colunista político, para me informar, se quando uma autoridade ou entidade pública, realiza um evento beneficente, pode divulgar seu nome, seja em faixa, panfleto, fôlder ou camiseta se isso pode ser considerado propaganda política?
 
 
*******
Agora, a politica cultural no município de Porto Velho, que já estava com o pires na mão! Com todo esse valor de 686. 608 Mil destinados aos investimentos em eventos culturais no ano de 2018, vai ficar com prato, marmita, travessa, baixela e tudo que for possível na mão.
 
 
********
É muita falta de consideração com aqueles que fazem cultura em nossa cidade. Na realidade, a gente faz porque gosta, a maioria dos que trabalham com cultura, não têm como objetivo ganhar dinheiro. O negócio é feito com amor! Porém, quando o evento tem o porte de um Flor do Maracujá, desfiles de escola de samba, carnaval de blocos, festival de dança de quadrilha, show no Mercado Cultural, a grana tem que ser maior e então, a Funcultural tem a obrigação de apoiar.
 
 
*******
A não ser que o prefeito Hildon, adote o sistema do ex prefeito Roberto Sobrinho quando o orçamento da Fundação Iaripuna era quase nada, O apoio saí pela verba de GABINETE.
 
 
********
Se for assim, retiro tudo que escrevi acima. 
 

Gente de Opinião


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)