Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Febre tifoide, tiro, um incêndio e um amor que completa 50 anos.


Febre tifoide, tiro, um incêndio e um amor que completa 50 anos.  - Gente de Opinião

Ela estava penteando os cabelos no colégio de freiras em que vivia no regime de internato, quando ele tomou a iniciativa para a primeira abordagem.

Há meses trocavam olhares periféricos, pois ela só tinha 15 anos e o pai, era um português que seguia à risca os parâmetros da educação rígida em vigor no fim da década de 60.

Antônio esperou as férias e remou até a comunidade ribeirinha de São Pedro para pedir aos pais permissão pra namorar Maria.

O português gostou do pretendente e permitiu que com o devido ‘monitoramento’ da mãe e das irmãs, a mais velha pudesse iniciar o namoro.

Foram quatro anos de remadas no rio Madeira até o casamento, com muito rebojo nas idas e vindas.

Ele passou a trabalhar na administração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, ela a dar aulas numa escola ribeirinha em São Sebastião.

A vontade de casar não demorou dois anos, mas o pedido foi adiado porque Maria contraiu febre tifoide e teve que buscar tratamento em Manaus pela gravidade da doença.

No terceiro ano de namoro, estava tudo pronto para o noivado assim que Antônio terminasse a apresentação da peça teatral ‘O Cidadão do Inferno’ no Colégio Maria Auxiliadora.

A peça era sobre a Revolução Francesa e utilizavam armas de brinquedo na encenação, mas um adolescente pegou por engano a pistola calibre 22 de um ator que era policial e acertou Antônio no peito. Com medo de que ele não sobrevivesse, Maria noivou na presença de várias testemunhas na enfermaria do Hospital São José.

Ele sobreviveu e mantém a bala cravada próximo ao coração.

O quarto ano de namoro foi dedicado ao trabalho e à construção da casa onde iriam morar.

Com tudo pronto, vestido engomado e convites distribuídos, Maria recebeu a visita inesperada do noivo na madrugada de 10 de julho de 1966, no beiradão.

Um incêndio por causas desconhecidas destruiu em horas o que levaram anos para construir e faltavam só 20 dias para o casamento.

Depois de febre tifoide, tiro e incêndio acidental, Antônio e Maria estavam fortalecidos demais no amor para adiar novamente o casamento.

O tio do noivo, o amigo de todas as horas, Zé do Carmo, ofereceu a casa para celebrar o matrimônio. Os mais próximos doaram utensílios e eletrodomésticos e o casal foi morar por três meses num quarto cedido por um amigo.

A casa foi reerguida e os dois primeiros filhos nasceram, Lúcia e Marcelo.

Recém-casados, já haviam honrado o compromisso de lealdade na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza.

Com menos de quatro anos vivendo juntos, perderam Marcelo, o mais novo.

O trabalho e a chegada de outros três filhos os manteve unidos em prósperos anos, mas a vida ainda lhes reservaria outra provação dolorosa, a perda de Lúcia, aos 28 anos.

Aí, os netos e genros foram ocupando o vazio, mas jamais aplacaram a saudade dos filhos perdidos.

Hoje, 30 de julho de 2016, Antônio e Maria completam meio século de casamento, mais tempo de vida juntos, do que separados.

São meus pais.

Hoje vamos ler a poesia de número 50, pois todos os anos ele escreve uma para lembrar o enlace.

Hoje vamos contemplar um amor verdadeiro, sonho de todos os mortais, pesadelo de quem perdeu a fé na lealdade e no romantismo conjugal.

Hoje vamos dizer: obrigado pai, obrigado mãe.

Ser fruto de um amor tão pleno é uma honra.

O amor de vocês prende, inebria e entontece.

É fascinação, amor.
 

Luciana Oliveira
Jornalista

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – Terceira Ed

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

Em Rondônia o CNPJ da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu há 40 anos, mas a missão profética e solidária nesta porção da Amazônia começou bem ante

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

É um evento marcante no Abril Indígena e especialmente para o povo Jupaú que perdeu uma liderança na véspera da data comemorativa dos Povos Indígenas

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

Porto Velho é a pior de 100 cidades avaliadas no ranking de saneamento básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil.Menos de 10% da população tem ac

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)