Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Fachada da Casa da Cultura será grafitada


 
Gente de Opinião
 
A diretora da Casa da Cultura Ivan Marrocos artista plástica Margot Paiva, está convidando os grafiteiros residentes em Porto Velho, para desenvolverem sua arte, grafitando a fachada e a lateral do prédio, que fica na esquina da avenida Carlos Gomes com a rua Rogério Weber no bairro Caiari. “Não é grafitar por grafitar, na reunião vamos colocar na mesa algumas sugestões de temas para serem desenvolvidos e grafitados. Tudo para não copiarmos as obras de artistas como Os Gêmeos e o Cobra famosos no mundo inteiro pelos seus grafites”, disse Margot.
 
A grafitagem deve ficar pronta até o final de dezembro e só será substituída quando o governo estadual realizar a reforma da Casa. “Vale salientar que a parede do lado da Carlos Gomes será grafitada pelos artistas Gaspar (Parente) e Marcela Bonfim.
 
Recém empossada como diretora da Ivan Marrocos, Margot tem como objetivo trazer de volta ao calendário cultural de Porto Velho, a realização do Salão de Artes de Rondônia – SART.“Estamos trabalhando para que o SART aconteça no mês de dezembro, inclusive com a participação de um curador de fora, que pode ser de Manaus ou de Belém”.
 
Assim que assumiu a direção da Casa a artista procurou op Comando da Brigada Militar na pessoa do General Costa Neves e conseguiu que o Exército firmasse parceria na pintura interna da Ivan Marrocos fato que já está acontecendo.
 
Grafiteiros
 
Os grafiteiros interessados em participar devem ir até a Casa da Cultura no período da tarde entre as 14 e as 18 horas, conversar com a diretora Margot Paiva.
 
Quanto a grafitagem da fachada e lateral da Casa da Cultura, Margot já conseguiu a parceria da Universidade Federal de Rondônia – Unir que vai fornecer as bisnagas. “Estamos abertos a participação de mais colaboradores”, finalizou Margot Paiva.

 


 

Lenha na Fogueira

 
Gente de Opinião
 
Guajará Mirim está na expectativa da chegada do final da primeira semana do mês de outubro, ou seja, 7, 8 e 9 pois nesses dias, acontecerá o famoso Festival Folclóricos Pérola do Mamoré - FEFOPEM também conhecido como Duelo na Fronteira.
 
********
No final da semana passada, cumprindo pauta da Superintendência Estadual de Turismo – Setur estivemos da Pérola do Mamoré ouvindo dirigentes dos dois bois sobre os preparativos para o grande Duelo.
 
********
Tanto a direção do Flor do Campo atual campeão, como a do Malhadinho foram taxativas ao afirmar que o Festival vai realmente acontecer nos dias 7, 8 e 9 de outubro.
 
********
Quando o Festival começar a população de Guajará já saberá quem será o prefeito que vai governar o município nos próximos quatro anos. Uma coisa é certa, como diz o Tiririca, “Pior não fica”.
 
*******
Os bois bumbás Malhadinho e Flor do Campo em breve receberão seus barracões. Esses barracões estão sendo construídos na área do bumbódromo e estão sob a fiscalização da Setur. Estivemos conversando com o engenheiro responsável pela obra e ele nos passou, que se os pagamentos das medições acontecerem dentro dos prazos estabelecidos em contrato, até o mês de março de 2017, a empresa entrega os dois barracões aos respectivos bumbás.
 
*******
O governo estadual já cumpriu sua parte, realizando o repasse dos valores relativos a sua contrapartida assumida perante o governo federal via Ministério do Turismo, assim, a obra está sendo tocada. O que pode pegar, ou atrasar, é a greve dos bancários, pois o Ministério do Turismo está encontrando dificuldade para depositar o montante da emenda colocada pelo senador Valdir Raupp para a construção dos barracões.
 
********
Quanto ao Duelo na Fronteira os bois estão ensaiando todas as noites. Os artistas responsáveis pela confecção das alegorias começaram os trabalhos sexta feira passada dia 16.
 
********
Na próxima semana começam a venda dos camarotes. Uma coisa já está definida, o camarote para dez pessoas, vai custar apenas R$ 2,5 MIL. A prefeitura de Guajará Mirim através da Secretaria de Cultura está apoiando a Comissão responsável pela realização do festival na parte da logística. A presidente da Comissão Edileusa e a vice Solani Sol agradecem o empenho da secretária Wisnete.
 
********
Os turistas já começaram a fazer reservas nos hotéis de Guajará. “Zekatraca avisa pela tua coluna, que muitas pessoas já ligaram aqui para o hotel Fenix reservando apartamento” pediu o empresário Almir Canduri.
 
********
O que está faltando é a mídia da Pérola do Mamoré divulgar mais o Duelo na Fronteira o maior evento cultural/turístico de Rondônia. Durante a realização do festival os hotéis de Guajará ficam todos lotados. Muita gente ganha dinheiro alugando espaço em suas casas para os turistas. Só quem ainda não viu isso, foi a Associação Comercial de Guajará Mirim que até agora não moveu uma “Palha” em prol do evento.
 
********
Com certeza o comércio de Guajará Mirim será o grande beneficiado este ano, pois com o dólar nas alturas, não é aconselhável se fazer compras na Bolívia. Nesses dias que passei em Guajará observei que os Bolivianos lotavam as lojas e os supermercados da Perola do Mamoré. De qualquer maneira, como programa turístico, vale a pena visitar Guayaramerim.
 
********
Em Guajará fomos muito bem recepcionados pelos radialistas Ney em seu programa na FM 89,9 Rondônia de Guajará e pelo Ricardo Velhegas na rádio Educadora. Obrigado aos amigos que abriram espaço para divulgarmos o trabalho da Setur.
 
*********
A partir de hoje, faltam menos de 14 dias, para você escolher os candidatos que vão disputar o segundo turno para prefeito de Porto Velho.

 



 

Palco Giratório realiza
oficinas de aperfeiçoamento

 
Gente de Opinião

O Festival Palco Giratório traz a Rondônia, neste mês de setembro, a realização de oficinas de teatro para quem quer aprender ou agregar conhecimentos na arte de interpretação e montagem de peças teatrais. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio por meio do Sesc, oferecendo uma vasta apresentação de espetáculos gratuitos. “Como parte da programação, as oficinas vêm proporcionar o intercâmbio de experiências entre atores regionais, iniciantes e grupos de outros estados”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE em Rondônia, Raniery Coelho.
Para participar é preciso ter pelo menos 12 anos de idade e fazer a inscrição na central de atendimento do Sesc Centro ou Esplanada, portando um documento pessoal. Uma oportunidade de aperfeiçoamento para os amantes do teatro acontecerá nos dias 19 e 20, das 9h às 12h, no Sesc Esplanada, com a oficina “Da cidade a Cena”, do Teatro Carmim (RN). A ideia é que os participantes possam ter uma vivência do processo de criação do grupo e suas práticas de criação de personagens e dramaturgia, tendo como ponto de partida a observação de pessoas em situações reais.
Utilizando técnicas desenvolvidas em cordas de alpinismo o grupo Nau de Icaros (SP), propiciaráuma introdução às técnicas corporais de suspensão relacionadas ao “Circo Jovem e adultos”. A oficina será ministrada no dia 20, na associação cultural Tapiri, das 9h às 12h e no período da tarde das 14h às 17h. Nesses mesmos horários, no dia 24, também no Tapiri, será apresentada a “Oficina de Teatro Gestoral de Animação” pelo o grupo Les Trois Clés (RJ).
No dia 6 deste mês foi desenvolvida, no Tapiri, a oficina “Interpretação Autoral”. Foram compartilhadas as técnicas de criação dos textos dramáticos e personagens do Teatro de Açúcar (DF), que fundamenta o processo de dramaturgia na criação por meio de improvisações. Com a oficina “Musicalização para atores e não-atores” ministrada pelo grupo Pão Doce de Teatro (RN), no dia 09, o público presente na Unir Centro experimentou alguns dos procedimentos de criação dramatúrgica não textual e o estado de improvisação, voltados ao universo da música como complemento para o fazer teatral. (Informações Keila Alves).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)