Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Estagiários melhoram o serviço público em órgãos do governo de Rondônia


Gente de Opinião

Estagiários agregam valor à rotina de trabalho na Sugesp

A Superintendência Estadual de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) admitiu mais 16 estagiários para o atendimento às suas demandas de trabalho. Com esse grupo, o governo de Rondônia prossegue o programa de apoio aos acadêmicos das instituições de ensino superior em Porto Velho.

Este mês, a Sugesp incorporou à sua rotina de trabalho oito alunos dos cursos de administração e um de contabilidade, das Faculdades Aparício Carvalho (Fimca); e da União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), cinco de arquitetura e urbanismo, um de engenharia elétrica e seis de engenharia civil. Outras faculdades já se beneficiaram desse convênio com o governo estadual.

“O retorno é satisfatório, o estado ganha”, disse nesta segunda-feira (17) o superintendente Elvandro Ribeiro da Silva. “Eles chegam aqui trazendo nova visão, contribuindo para a solução de antigos problemas, e no cômputo geral obtêm resultados simples, baratos e eficazes”, elogiou.

Os contratos de trabalho duram um ano e podem ser renovados para mais um, informou a coordenadora administrativa e financeira da Sugesp, Elizete Gonçalves. “Na rotina diária, a melhora é significativa porque eles adquirem experiência e o período de estágio [quatro horas diárias] se reveste em grande contribuição para o serviço público”.

O período exigido para o estagiário é de 300 horas, com acompanhamento direto das chefias.

A parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) não estabelece remuneração, mas oferece as mesmas oportunidades de aprendizado, destaca Elizete Gonçalves: “São turmas que entram e saem, em revezamento, todas elas com chance de desenvolver talentos e aprender as normas do serviço público”.

Até o segundo semestre do ano passado, a Sugesp incorporou outros 30 estagiários, distribuindo-os na Coordenação de Engenharia da Administração do Complexo Rio Madeira e nas Gerências Financeira e de Gastos Essenciais.

Leia mais:

Programa de estágio em órgãos do governo
revela talentos em diversas áreas da gestão pública


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

A disputa de poder no Fórum Rui Barbosa vazou para os jornalistas em julho de 1981. O juiz da 1ª Vara Augusto Alves, de nacionalidade portuguesa, es

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)