Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Eleito presidente do PSDB, Alckmin diz que PT criou ilha da fantasia


 Eleito presidente do PSDB, Alckmin diz que PT criou ilha da fantasia  - Gente de Opinião

BRASÍLIA (Reuters) - O PSDB elegeu neste sábado o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como o novo presidente da legenda e aproveitou a convenção partidária para reeditar em discursos a “polarização” com o ex-presidente e atual líder das pesquisas de intenção de voto Luiz Inácio Lula da Silva na próxima disputa ao Palácio do Planalto.

Nos pronunciamentos, os tucanos minimizaram a força eleitoral e criticaram o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), segundo colocado nas sondagens para presidente da República. Também pouparam de críticas o governo do presidente Michel Temer, após a recente saída dos dois principais ministros da legenda da Esplanada, Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Bruno Araújo (Cidades). 

Com discurso de candidato ao Planalto, Alckmin fez um duro pronunciamento contra as gestões do PT no governo federal. “A ilha da fantasia petista nunca foi a terra prometida. A ilusão petista acabou em pesadelo na maior crise econômica e ética da história do país”, acusou.

O tucano mirou Lula como alvo ao dizer que os brasileiros estão “vacinados” contra o modelo lulo-petista de confundir para governar. “Depois de ter quebrado o Brasil, o Lula disse que quer voltar ao poder. Ele quer voltar à cena do crime?”, questionou.

Segundo Alckmin, o ex-presidente vai ser condenado pela maior recessão da história, que gerou 15 milhões de desempregados, do desgoverno que destruiu a Petrobras e deixou uma série de obras inacabadas e ainda por ter incitado o conflito entre os poderes. Para ele, Lula é o “grande responsável” pela década perdida.

O presidente eleito do PSDB, que busca se viabilizar presidenciável com o apoio do PMDB de Temer, foi um dos raros que fez aceno ao atual presidente. Alckmin fez questão de registrar os “esforços” do atual governo que começou a reverter o cenário de tragédia econômica.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu o tom do discurso de polarização com o ex-presidente Lula na disputa presidencial. “Prefiro combatê-lo nas urnas a vê-lo na cadeia”, disse. 

FHC disse que o partido precisa se reconectar com a sociedade, ir conversar com o povo nas ruas. Afirmou que as pessoas querem decência, emprego, saúde e segurança após a “tragédia” pela qual o país passou com milhões de desempregados, as finanças desorganizadas e um sem número de processos de corrupção.

Embora tenha elogiado a disposição do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, de concorrer às prévias do partido para candidato a presidente, o ex-presidente fez acenos a Alckmin, chamando o de “simples”.

Em um dos discursos, o prefeito de São Paulo, João Dória, declarou “apoio incondicional” a Geraldo Alckmin para o comando do PSDB e para alcançar a presidência da República. “Esse é o discurso da unidade que vai à vitória em 2018”, disse Dória, que chegou a ser cotado a candidato presidencial, mas no momento busca garantir uma candidatura ao governo de São Paulo.

Dória apontou o PT como o principal adversário dos tucanos, na tentativa de reeditar a polarização eleitoral na disputa ao Palácio do Planalto que ocorre desde 1994, quando Fernando Henrique Cardoso venceu Lula pela primeira vez. “Lá (em São Paulo) arrasamos o PT no ano passado (na eleição municipal). Não há mais cinturão vermelho. Lá só deu PSDB”, disse.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, também disse que não haverá polarização dos extremos e considerou que o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) não tem força e consistência para liderar o país e que o PSDB tem condições de derrotar Lula no próximo ano.

“Não acredito na vitória do Lula a quem um dia já chamei de canalha. Esperamos que nós possamos enfrentar o Lula como o presidente Fernando Henrique Cardoso, que ganhou dele duas vezes”, disse.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que foi presidente interino do partido durante a maior parte do período de afastamento do senador Aécio Neves da presidência da legenda, defendeu que o Brasil precisa do PSDB “mais do que nunca” porque não pode conviver com o extremismo e o populismo. “O Brasil precisa de um gestor equilibrado e com propostas sensatas, não com propostas demagógicas que não vão levar o Brasil a lugar nenhum”, disse Tasso.

Em meio ao discurso de Tasso, houve uma confusão entre militantes tucanos que chegaram até a arremessar cadeiras. Tasso disse que o episódio não condizia com a busca de união do partido. “Isso não é digno do momento que estamos vivendo”, afirmou.

O senador José Serra (PSDB-SP), que já concorreu e perdeu duas vezes para petistas na corrida presidencial, disse que é preciso evitar o “populismo salvacionista”.

“Não podemos deixar que o Brasil seja levado para essa radicalização que nos levará a um caminho muito pior - temos de evitar”, disse. “Temos o dever de governar o Brasil até para frear o desenvolvimento desses extremismos que vai nos levar a um resultado desastroso”, completou.

Envolvido na delação de executivos da JBS, o senador Aécio Neves não subiu ao palco da solenidade e tampouco foi mencionado nos pronunciamentos.

Na entrada da convenção, Aécio disse que Alckmin terá todas as condições de levar o PSDB a reafirmar os seus compromissos em favor das transformações. “Estamos prontos para ser o ponto de equilíbrio que o país precisa para voltar a crescer”, disse. Ele falou com a imprensa na chegada, votou e saiu em silêncio.

No discurso, o prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio, foi o único a indiretamente citar o envolvimento do partido em escândalos. Ele defendeu a punição de correligionários envolvidos em corrupção.

Ao contrário do que desejava aliados de Alckmin, de ungi-lo presidente do PSDB e candidato único ao Planalto no evento deste sábado, Arthur Virgílio insistiu e colocou seu nome como pré-candidato. Ele disse que não aceitará uma coligação com o PT ou PMDB.

“Seremos capazes de derrotar indo pelo centro contra o fascista homofóbico e o meliante que quer voltar a ser presidente”, disse ele, referindo-se a Bolsonaro e Lula.

Estiveram presentes poucas lideranças de partidos, nenhuma delas do PMDB. Participaram ou passaram pelo evento os presidentes do PPS, Roberto Freire, e do PTB, Cristiane Brasil, e representantes do PSC, PR e PSB, como o vice-governador de São Paulo, Márcio França.

Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)