Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

EITA – superlota teatro do Sesc durante encontro


 EITA – superlota teatro do Sesc durante encontro - Gente de Opinião

O II Encontro Beradêro em Dança realizado pela Carp Diem e a Cia G Dança dirigida pela Gilca Macedo Lobo em parceria com a Oppus Ballet e Sesc, que aconteceu entre sexta feira 21 e domingo 23, literalmente super lotou todas as noites, o Teatro 1 do Sesc Esplanada.

EITA – superlota teatro do Sesc durante encontro - Gente de Opinião

Foram 15 grupos que se apresentaram durante três noites, entre eles o Corpo de Ballet Municipal Passo a Passo de Ji Paraná. As apresentações se pautaram na máxima do fazer dança e assim o público aplaudiu desde o balé clássico ao contemporâneo. “O que foi visto no palco foi um verdadeiro diálogo da dança no estado de Rondônia”disse Gilca Lobo.

EITA – superlota teatro do Sesc durante encontro - Gente de Opinião

Os demais grupos foram Opus Ballet, Cia Yaporanga, Centro de Estudos de Dança Berenice Simão, Cia de Dança Kaka Ferreira, Ballet Talita Brasil, Academia Aquacenter, Grupo Ventremanias, Espaço D’Palma, Corpo Movimento da Rádio Farol, Grupo Stravadança, Arte Sagrada, Cia G Dança. Corpo de Dança Aymme e Grupo Cristo Crew.Um trabalho pensado e executado com afinco, respeito, paixão e principalmente perseverança. “Ao subir no palco do EITA na noite desse domingo as bailarinas Ana Beatriz e Isabela Bandeira levavam consigo todo o trabalho de uma Equipe que compõe a Fundação Cultural de Ji-Paraná e que trabalha incansavelmente para promover a formação a tantas pessoas”. “Agradecemos a todos os envolvidos direta ou indiretamente que possibilitaram dias de vivências, aprendizado e reconhecimento. Gratidão EITA! Gratidão Gilca Macedo Lobo por não desistir Gratidão Corpo De Ballet Passo a Passo! Foi lindo!”, discursou Keila B. Silva de JI Paraná.

Ao final das apresentações de domingo Gilca Macedo Lobo fez o seguinte agradecimento: “Nosso amor e gratidão a ONG Carpe Diem TS e ES que acredita no trabalho da Cia G. Dança enquanto pesquisa, transformação e resultado. Luis Salmento, presidente desta ONG, que arregaça as mangas para estar conosco nestas loucuras! Tropa da limpeza, ao público, a motorista, contra regra, equipe de apoio, sem perder o pique. No acreditar que é possível, se entregar na produção! A Andréa Melo que vibra na sintonia da dança e na vontade de uma grande plantação deste movimento que vem sendo criado! Que também acredita, faz, doa, ama!

EITA – superlota teatro do Sesc durante encontro - Gente de Opinião

A todos vocês, amigos, nosso obrigado, nossa "reverance" e nosso respeito! Até o ano que vem!” agradeceu Gilca.


Lenha na Fogueira

Últimos dias para participar dos editais da SCDC

********

O objetivo dos editais não é só premiar iniciativas de todo Brasil, mas também realizar um amplo mapeamento dos projetos de cada setor e servir de instrumento para a difusão das políticas públicas da Secretaria e do Ministério.

********

Para garantir o máximo de capilaridade da ação serão realizadas oficinas e ampla divulgação em todo território nacional. O Edital de Seleção Pública do Prêmio Pontos de Cultura Indígenas destina-se à valorização e estímulo a iniciativas culturais de povos indígenas e suas comunidades, certificando-as como Pontos de Cultura, caso desejem.

********

Já o Edital Cultura de Redes é subdividido em dois editais e selecionará entidades e coletivos culturais que desejem ter suas iniciativas reconhecidas e premiadas em âmbito nacional, regional ou local.

*********

E o Ponto de Mídia Livre apoiará iniciativas de comunicação compartilhada e participativa que busquem interatividade com o público, realizadas ou promovidas por coletivos culturais ou por entidades culturais.

*********

Desde ontem (24), a partir das 18 horas, uma equipe do MinC está on line tirando dúvidas sobre os editais de Pontos de Mídia Livre, Cultura de Redes e Pontos de Cultura Indígena! Dialogue com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura!

********

Edital de Mídia Livre: 25 de agosto.

*********

Edital de Cultura de Redes: 25 de agosto.

*********

Edital de Pontos de Cultura Indígena: 01 de setembro.  

*********

Inscrições on-line: www.bitly.com/salicweb.

*********

Saiba mais: http://www.cultura.gov.br/editais2015

********

É tudo até a meia noite desta terça feira. Vamos participar, aliás, funcionário público de carreira CDS, Função Gratificada em todos os poderes, ou seja, Legislativo, Judiciário e Administrativo não podem participar, inclusive parentes até o terceiro grau. Aí é jogo duro!

********

Por falar em folclore, queimei a língua ao postar na coluna de sábado passado, que o Festival de Dança divulgado pela Semed não seria em comemoração ao dia do Folclore.

********

Foi! E foi muito bem coordenado pela equipe do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do ensino – DADE.

*******

Foram dois dias de dança folclórica na praça Aluizio Ferreira durante a “Feira do Porto. A coordenação do DADE organizou direitinho o Festival que reuniu apresentações de várias escolas municipais além de grupo convidados como a Quadrilha “A Roça é Nossa” adulta e a Quadrilha “Rosas de Ouro” mirim ambas campeãs da XXXIV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá 2015.

********

Foi realmente muito bem festejado o Dia do Folclore em Porto Velho. Vários estilos de dança foram apresentados pelas crianças dos vários colégios que participaram do Festival.

*******

Foi bacana quando professores do DADE convidaram o publico para participar da Dança da Ciranda e muita gente aderiu e a dança fluiu com muita graça e beleza. Depois os professores mostraram o que haviam ensaiado durante semanas e dançaram Ciranda pra todo mundo ver.

********

Dançaram a Ciranda tradicional, aquela que se brinca na RODA e não a chamada evoluída que é dançada no município amazonense de Manacapuru.

********

Mais uma vez volto a elogiar a equipe do DADE pela feliz idéia de pela primeira vez realizar o Festival Folclórico de Porto Velho.

*******

Vale lembrar que dança folclórica, não é só quadrilha e boi bumbá, tem a ciranda, cacetinho, baião, xaxado, capoeira, samba de roda e tantas outras. Tudo foi apresentado na festa do pessoal do DADE. Valeu gente boa!

********

É assim que se faz cultura!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)