Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Cultura Popular valorizada na Rio 2016


 Cultura Popular valorizada na Rio 2016 - Gente de Opinião

Foi espetacular a festa de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Comissão optou por colocar no palco armado no estádio do Maracanã várias tradições da Cultura Popular Brasileira, como o Frevo que é Patrimônio Cultural Imaterial reconhecido pela Unesco.

Foi um espetáculo de encher os olhos de quem o assistiu, seja presente ao Maracanã ou pelos canais de televisão que transmitiram o evento para o mundo todo.

Começou com a música de Jacson do Pandeiro que envolveu os atletas e o público que lotou o estádio, o Grupo Corpo de Minas Gerais mostrou a dança estilizada do xaxado enquanto os “bonecos de argila” do Mestre Vitalino dançaram Asa Branca de Liuiz Gonzaga, ao som do famoso “Vassourinha” executado pela orquestra Spok o frevo pernambucano contagiou a galera e veio o maracatu, o xote, as marchinhas tradicionais do carnaval de rua brasileiro, os sambas enredos. Tivemos de tudo no encerramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro inclusive Villas Lobo, Lenine e Martinho da Vila.

Cultura Popular valorizada na Rio 2016 - Gente de Opinião

Ao contrário do show da abertura, quando prestigiaram ritmos mais elitizados como a Bossa Nova, no encerramento, o que prevaleceu foram os ritmos populares, Xote, Baião, Xaxado, Maracatu, Marchinhas Carnavalescas Frevo e Samba Enredo. O carnaval tomou conta do pedaço com o Cordão do Bola Preta e terminou com um verdadeiro desfile de escola de samba, inclusive com direito a carro alegórico.

Não sei se a carnavalesca Rosa Magalhães responsável por parte da festa de encerramento, criou tudo, pensando na comemoração do Dia Nacional do Folclore que foi festejado ontem dia 22, ou se foi mera coincidência, porém, caiu como uma luva, o mundo pode conhecer parte das nossas tradições populares.

Cultura Popular valorizada na Rio 2016 - Gente de Opinião


Lenha na Fogueira

E ontem foi o dia do Folclore. O que é isso? Deve ter perguntado o responsável pela Gerencia de Cultura da Sejucel!

********

Com certeza depois de ler esse comentário, ele vai querer provar que sua Coordenação tem feito alguma coisa pela cultura popular. Vai dizer que foi parceiro na realização do Flor do Maracujá, vai dizer que está atendendo os grupos folclóricos com a emenda colocada pelos deputados estaduais, vai dizer que também está atendendo os grupo folclóricos de Guajará Mirim e que pela primeira vez os produtores musicais de Rondônia, têm a oportunidade de concorrer a um Edital o Zezinho Maranhão de Música.

*******

Vamos aos fatos: Realmente o governo estadual vem colocando a estrutura do Flor do Maracujá porém, graças a um TAC assinado em 2014, entre o Ministério Público, Folcloristas e outros órgãos que determina que o Governo via Sejucel se obriga a contratar a estrutura de arquibancada, som e iluminação mais as tendas para o Arraial Flor do Maracujá. Então a parceria é obrigação assumida e não espontânea. Assim como é obrigação liberar Emenda Parlamentar seja para qual segmento for.

********

O Duelo na Fronteira também vai receber subsídios graças a Emenda do deputado Dr. Neidson. Quanto ao Edital Zezinho Maranhão é a única ação da Sejucel desde o começo da segunda gestão do atual governo.

*********

Se eu fosse o governador fecharia a Gerencia de Cultura da Sejucel. Procurem aí uma ação dessa Gerencia em prol do desenvolvimento cultural de Rondônia. Não tem nada.

********

Até os Pontos de Cultura que até 2012, eram tidos como o grande programa de desenvolvimento cultural do governo de Rondônia, apesar de ser um Projeto do Governo Federal, até hoje não receberam a 3ª parcela que deveria ter sido paga ha alguns anos e não foi e nem tem previsão. Inclusive, dos 30 Pontos de Cultura que existiam, muitos já desistiram e até devolveram os equipamentos à Coordenação dos Pontos que funciona na Sejucel.

********

Se não estou enganado, a única coisa que funciona na Coordenação de Cultura da Sejucel é a Coordenação do Artesanato assim mesmo porque é mantida pelo governo federal através do PAB.

********

Rondônia foi dos primeiros estados a implantar o Sistema de Cultura Estadual. Porém tudo não passou ou até hoje não saiu do Papel. Apesar de hoje ser Lei Estadual.

*******

Formaram o Conselho que não se reúne faz tempo. Criaram o Fundo de Cultura mas o governo estadual até hoje não depositou uma “arruela” na Conta que foi aberta para tal fim. Enfim, outro dia o responsável pelo Sistema não conseguiu realizar uma reunião através do sistema Vídeo Conferencia com os Conselheiros, por falta de uma plataforma para tal fim.

********

O Conselho que já deveria ter sido renovado, continua o mesmo e o que é pior, sem condições de se reunir para deliberar sobre o que fazer pela cultura no nosso estado. Então governador, pra que serve essa Gerencia de Cultura da Sejucel?

********

A artista plástica Margot Paiva assumiu a direção da Casa da Cultura exigindo apoio para realizar algumas modificações e consertos e não conseguiu seu intento. Inclusive exoneraram o Carlinhos Maracanã alegando falta de cuidado para com o próprio público, já que ele liberou o quintal da casa para a moçada da confraria Pobres do Caiari fazer festa! E agora o que os senhores vão disponibilizar pra Margot colocar a Casa nos “Eixos”.

********

Ta na hora de acabar o apadrinhamento e colocar pessoas que realmente queiram trabalhar em prol da nossa cultura. Chega de usar a Superintendência como cabide de emprego. Tão falando inclusive que a Sejucel na área cultural, é parte do Departamento de Cultura do Sesc. Será?

********

E viva a Cultura Popular!

 


Dia do Folclore

Cultura Popular valorizada na Rio 2016 - Gente de Opinião

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.

O Folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.

O folclore é o produto da cultura de um país e por isso cada país tem elementos únicos de folclore. O folclore japonês, por exemplo, está repleto de lendas sobre criaturas misteriosas e sobrenaturais, conhecidas como Yokai ou Youkai (aparições misteriosas).

O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Apenas alguns exemplos:

Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino;

Lendas e Mitos: Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão, Boitatá;

Música e Dança: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha

Cantigas de roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.

No Brasil, Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de Agosto.

Salve a Cultura Popular! Salve o folclore brasileiro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)