Segunda-feira, 16 de maio de 2016 - 14h33
Profissionais da contabilidade, representado pelo conselho da entidade (CRC) e o sindicato da classe (Sescap), reuniram-se na na Fecomércio-RO com técnicos da Secretaria de Finanças para discutir as recentes mudanças na legislação tributária e de que forma o setor contábil irá se adequar a essas novas diretrizes. Os técnicos da Sefin tiraram várias dúvidas dos contadores sobre o assunto.
O assunto em discussão foi a edição dos Decretos 20.780/2016 - que altera o Decreto nº 14.053/2009, “que disciplina os procedimentos dos processos administrativos, e o Decreto nº 11.140/2004, que instituiu a cobrança antecipada do ICMS”, e o Decreto 20.709/2016 – que Altera o RICMS/RO, quanto ao regime da substituição tributária; e a Instrução Normativa 0003/2014, que trata da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica para os optantes do Simples.
Na reunião, os representantes do setor contábil pediram a prorrogação do prazo para a implantação da nota fiscal eletrônica para os optantes do Simples. A instrução foi baixada há 2 anos, mas muitos profissionais contadores e empresários estão com dificuldade na implantação do sistema, que demanda não somente tempo, mas investimento, treinamento, aquisição de tecnologia, dentre outros fatores que influem nos custos operacionais das empresas.
A reunião foi coordenada pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Edneu da Silva Calderari e contou com a presença dos técnicos da Sefin – Wilson Carvalho, Daniel Castro e Flaudemir Oliveira, além dos representantes do Sescap – José Gláudio Gomes, João Andrade, Alcides Marques e dos assessores da Fecomércio-RO, Paulo Rogério (advogado) e Cileide Macedo (consultora).
Os técnicos da Receita Estadual entenderam a situação e pediram para que os representantes do Sescap e do CRC-RO formalizem o pedido e enviem para que a Sefin possa discutir o assunto internamente e dar uma resposta.
O presidente da Fecomércio-RO agradeceu a presença da Sefin na Fecomércio-RO para tratar de assunto tão relevante para a economia do Estado e também para as empresas de contabilidade. “A Sefin sempre nos tem atendido em demandas como essa. A Fecomércio-RO fica feliz em participar das negociações porque sabe de seu papel como fomentador participativo da economia do Estado”, disse Raniery.
Fonte: Ascom / Fecomércio
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)