Gente de Opinião

Este ano, a já tradicional feira agropecuária Rondônia Rural Show levará a representantes do agronegócio e da agricultura familiar do Estado uma mensagem em favor da infância e  da educação. É que o evento, previsto para ocorrer em maio, no Município de Ji-Paraná, disponibilizará um stand para  a Campanha de Erradicação e Combate à Vulnerabilidade Social e ao Trabalho Infantil no Campo.

A ideia da ação é conscientizar o público da feira sobre o problema, expondo os diversos aspectos que envolvem o trabalho infantil, a evasão escolar e as demais violações  aos direitos da criança e do adolescente. O Estado de Rondônia figura entre as unidades da federação com maior índice de trabalho infantil no País e aproximadamente 60% dessa mão de obra está concentrada no campo.

Os detalhes da mobilização da campanha durante a feira foram definidos durante reunião do Comitê de Erradicação e Combate à Vulnerabilidade Social e ao Trabalho Infantil no Campo,  realizada na última sexta-feira (28/04), na sede do Ministério Público de Rondônia, na Capital.

A reunião foi coordenada pelo Diretor do Centro de Apoio Operacional da Infância (CAOP-INF), Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, e teve a presença do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Marcos Cutrim; de representantes da Secretaria de Estado de Ação Social (Seas);  Idaron; Emater.

O Comitê de Erradicação de Combate à Vulnerabilidade Social e Trabalho Infantil no Campo foi instalado como desdobramento da assinatura de um Termo de Cooperação Conjunta entre órgãos públicos e privados, em junho do ano passado, com o objetivo de ampliar a integração e a comunicação entre esses atores, visando à identificação do trabalho infantil e, ainda, a verificação de situações de risco para crianças e adolescentes, além da evasão escolar.


Fonte: Ascom MP/RO