Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Começa nesta sexta o XIX Duelo na Fronteira



Começa na noite desta sexta feira 09, o XIX Festival Folclórico de Guajará Mirim popularmente conhecido como “O Duelo na Fronteira”, que envolve a disputa entre os bumbas Flor do Campo e Malhadinho.

A grande disputa este ano, será pela liderança do ranking, pois os dois bumbas estão empatados em número de títulos, Cada um tem Oito (8) títulos, distribuídos da seguinte maneira: Malhadinho venceu nos anos de 97, 98, 2005, 2006, 2007 e 2008, 2011 e o Flor do Campo nos anos de: 99. 2000, 2001, 2003. 2009, 2010, 2012. Em 2002 não houve competição e em 2004 deu empate entre os dois grupos.Começa nesta sexta o XIX Duelo na Fronteira  - Gente de Opinião

Após sorteio realizado na tarde/noite da última quarta feira 07, no bumbódromo, o Flor do Campo ganhou o direito de abrir o XIX Festival Duelo na Fronteira. Sábado quem se apresenta é o Malhadinho e domingo última noite do festival, o boi azul se apresenta primeiro com o Flor do Campo encerrando o festival 2015.

Acompanhe como será a 1ª noite da apresentação do Flor do Campo

O Boi Flor do Campo, dentro da sua linha temática “Folclore Brasileiro: Do Bumba Meu Boi ao Boi Bumbá”, traz a estória de contos, mitos e lendas da cultura popular brasileira.

Animador – Carlos Alberto. Banda Flor do Campo – São os músicos oficiais do Boi Bumbá Flor do Campo. Concorrendo ao Item de nº I Apresentador - Ricardo Lira Maia. Levantador de Toada – Defendendo o Item de nº II Sandro Menacho o “Uirapuru da Floresta”.Batucada- Concorrendo ao Item de nº III Chamada de “Filhos do Fogo”, representando a Festa do Divino. Tem como Regente (Mestre) Fredson Martins, acompanhado das Rainhas da Batucada. Concorrendo ao Item de n° XIX GALERA. É o item representado pelos torcedores que são apaixonados pelo Flor do Campo.Alegoria: Celebração Folclórica - concorrendo ao Item de nº XVI e Item de n° XI – Toada, Letra e Música. Artista em Alegoria: Ednart Gomes. Música: Folclore Brasileiro - Compositor: Iomarlei Olanda.- Concorrendo ao Item de Nº V – Porta Estandarte Mayara Souza. Artista: Paulo Menda. Concorrendo o Item nº VI - Amo Do Boi- Jaines Salvador. Concorrendo ao Item de n° VII - Sinhazinha da Fazenda. Leila Souza. Concorrendo ao Item de n° X – Boi-Bumbá Evolução Tripa: Cleidson Ramos. Pai Francisco e Mãe Catirina: casais cômicos que nas apresentações acompanham o Boi Flor do Campo são os agregados do dono da fazenda. Concorrendo o Item de n° XVIII – Vaqueirada. Artista: Bernardo Vieira. Concorrendo ao Item de nº VIII - Rainha do Folclore Anne Duran - Alegoria: São João - Padroeiro das Festas Juninas. Puracê Tribal - Tribo Karitiana.- Tribo “Oro Wari” Tribo – Cinta Larga - Artista: Luciana Faustino.Amo do Boi com verso – galera. Concorrendo ao Item de n° XIV, Tribo Feminina - Guerreiras Jupaú (Uru-eu-wau-wau) (Coreografada) - Artista: Bernardo Vieira. Coreografo: Thaílson Lima. Concorrendo Item (coletivo) de n° XV – Tuxauas – Artistas: Stéffano André. Amo do Boi com verso - Música Para Galera - É Festa Popular. Concorrendo ao Item de nº XVI, Alegoria “Pássaro das Sombras” e Lenda Amazônica Item de nº XVII - Artista: Ednart Gomes - Coreógrafo: Thailson Lima.

Lenda Amazônica: Matinta Perê ou Rasga Mortalha

Concorrendo Item de n° IX- Cunhã Poranga Aline Ribeiro.Artista: Paulo Menda. Concorrendoao Item de n° XIII, Tribo Karipuna – Coreografada Masculina - Artista: Milene Pimentel- Coreógrafo: Joilson Costa.

Representação dos Aruará – Homem Réptil - Concorrendo o Item de n° IV- Ritual do Xamã - Alegoria: Baniwa - artista: Edinart Gomes. Ritual de Cura e Libertação dos Espíritos

Grande parte do poder dos pajés fundamenta-se em seu conhecimento extenso e na compreensão da mitologia e cosmologia, assim como o conhecimento detalhado e sistemático das fontes múltiplas de doenças e suas curas. Através de seu papel de mediador entre os aflitos e os espíritos e divindades do panteão Baniwa, os pajés curam, aconselham e orientam o povo, desempenhando assim um dos serviços mais vitais para a saúde e bem-estar contínuo da comunidade.

Concorrendo ao Item de n° XII, Pajé Joílson Costa - Artista: Stéfano André - É o wãwãh (uauam), Xamã, curandeiro, guardião da cultura tribal, . É a ele que seus súditos recorrem para lutar contra as feitiçarias. Concorrendo ao Item de n° XX Organização do Conjunto Folclórico

O Boi Bumbá Flor do Campo nesta noite, juntamente com seu Animador, Apresentador, Levantador de Toadas, Pajé, Cunhã Poranga, Sinhazinha da Fazenda. Rainha do Folclore, Amo do Boi, Porta Estandarte, Vaqueirada, os Tuxauas, as Tribos Indígenas e Toda Galera Vermelha e Branca, celebram alegremente o desfecho da noite que veio prestar o Tributo a Guajará-Mirim, considerada a Pérola do Mamoré.

Assim a Associação Folclórica Flor do Campo, vai encerrar sua apresentação na 1ª noite do Festival Folclore de 2015.


Lenha na Fogueira

Começa nesta sexta o XIX Duelo na Fronteira  - Gente de Opinião
 

Começa nesta sexta feira 09, o festival folclórico Duelo na Fronteira. Na realidade o nome verdadeiro é Festival Folclórico de Guajará Mirim – Antes foi Fefopem – Festival Folclórico Pérola do Mamoré.

*********

O apelido Duelo na Fronteira que alguns grafam DA Fronteira, não sei quando começou, mas, tenho certeza que já foi nos anos 2000.

********

O Flor do Campo vai abrir o festival na noite de hoje com o tema “Folclore Brasileiro – Do Bumba-Meu-Boi ao Boi Bumbá” e quem assumiu a responsabilidade de desenvolver o tema através de cenários e alegorias, foram os irmão K-Bral e Ednart Gomes. Os caras são bons de verdade o que deixa a galera do azul com a pulga atrás da orelha.

********

Aliás, tentamos durante toda a semana, contato com o pessoal do Malhadinho e ninguém atende telefone e nem responde as mensagens via tudo quanto rede social.

********

Nossa intenção, é saber a sinopse do tema Hurukunê Wao que o Malhadinho vai apresentar a partir de amanhã na arena do bumbódromo de Guajará.

********

A direção artística do Flor do Campo nos enviou toda a apresentação tanto da 1ª noite como da 2ª. A primeira noite você acompanha item por item, na matéria ai ao lado.

*********

Esperamos que a direção do Malhadinho nos envie o roteiro da apresentação pelo menos até as 14h00 de hoje, para podermos publicar no jornal de amanhã.

*********

O Diário da Amazônia como acontece desde o primeiro ano do Festival ou seja, 1995, vai cobrir as apresentações dos bois Flor do Campo na noite de hoje e Malhadinho na noite de amanhã.

Começa nesta sexta o XIX Duelo na Fronteira  - Gente de Opinião

********

Domingo os dois bumbas se apresentam, sendo que o Malhadinho é quem vai abrir a ultima noite do XIX Duelo na Fronteira.

********

A partir deste sábado 10, você pode acompanhar a reportagem fotográfica do Roni Carvalho no site do Diário da Amazônia que pode ser acessado via portal www.sgc.com.br/diariodaamazonia

*********

Temos que fazer um reparo: O Duelo na Fronteira não é o maior festival folclórico da região. Maior que ele tem o Flor do Maracujá e muitos outros que acontecem na Amazônia. Nem o festival de Parintins pode ser considerado como maior, pois reúne apenas uma dança folclórica que a do Boi Bumbá.

********

O festival de Manaus sim, pode ser considerado o maior da Região Norte, pois reúne várias danças folclóricas inclusive Boi Bumbá.

********

O Duelo na Fronteira é um ótimo festival ou um evento que reúne dois grandes grupos folclóricos, numa disputa bastante acirrada e gostosa de apreciar, nada mais!

********

O Duelo na Fronteira tem como principal ponto positivo, levar o maior número de turista à cidade de Guajará Mirim. Todos os hotéis estão lotados. Quem não reservou com antecedência vai ter que se virar nos 30 pra conseguir um abrigo.

********

Nenhum evento beneficia tanto o comercio de Guajará Mirim como o Duelo entre Flor do Campo e Malhadinho.

********

Porém, é necessário que os dois grupos assumam a coordenação do evento, assim como os grupos folclóricos de Porto Velho fizeram com o Flor do Maracujá.

********

Os dois bois assumindo a coordenação, com certeza o Festival não vai mais parar por que o governo alega (indevidamente) inadimplência dos grupos.

********

Tem que ser assim. Os grupos promovem o Festival com o apoio do governo estadual e municipal de Guajará Mirim.

*********

Vamos ficar torcendo para que tudo dê certo no XIX Festival Folclórico de Guajará Mirim o nosso Duelo na Fronteira.

********

Chamo atenção dos colegas: O Duelo entre os bois Malhadinho e Flor do Campo acontece NA FROTEIRA de Brasil e Bolívia. Então a grafia correta é:DUELO NA FRONTEIRA. Ta combinado!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)