Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Silvio Santos

Colaborador do Gentedeopinião, ZEKATRACA é titular da coluna Lenha na Fogueira no jornal Diário da Amazônia. E-mail: zekatracasantos@gmail.com - Informo aos colegas dos grupos folclóricos que se quiserem que divulguemos seus eventos, é só enviar a programação via e-mail zekatraca@diariodaamazonia.com.br ou pelo ZAP ZAP 9302-1960.

Começa nesta sexta feira décimo Arraial Zona Leste

09/06/2017 - [05:09] - Cultura


Primeira Mostra de Arte e Boi Bumbá no Parque

A 1ª Mostra Florestal de Arte e Boi Bumbá de Porto Velho será realizada nesta sexta feira 09 e amanhã sábado 10, no Parque da Cidade, à avenida Calama, ao lado do Shopping. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Meio Ambiente (Semeia), que acontece nesse período.

O objetivo é integrar ações, experiências e conhecimentos em torno das questões ambientais, além de promover a difusão da cultura folclórica e regional no contexto turístico do município. Também visa expandir e integrar ações no âmbito do ecoturismo, promovendo práticas solidárias e sustentáveis voltadas para o desenvolvimento da cidade.

A programação começa nesta sexta feira (9), a partir das 18h. Nesse dia haverá exposições e Praça Florestal com produtos da floresta, artesanatos, produtos feitos com materiais recicláveis, comidas típicas e parque infantil, entre outras atrações. No espaço intitulado ‘Nos Encantos da Floresta’ o público vai conferir mostra de dança e Boi Bumbá. Já no ‘Palco Florestal’ estarão se apresentando os artistas locais Raquel Botelho, Anayole Êba, Gioconda Trivério, Tina Chaves e a Banda Caroço de Tapioca, Bado, Trio do Norte e convidados.

No sábado (10), a programação continuará com exposições e Praça Florestal. Haverá apresentação do Grupo de Dança de Carimbó, mostra de dança e Boi Bumbá. No Palco Florestal a festa será por conta de Tiago Mazieiro (TJ) e Banda e o Forro Casca de Alho (autentico Pé de Serra).

O evento é uma realização da prefeitura de Porto Velho, por meio da Agenda Semeia, sob coordenação e execução da Secretaria Municipal de Integração (Semi), Subsecretaria de Meio Ambiente (Sema), Subsecretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo (Semdestur), além da Fundação Cultural.

 


 

Começa nesta sexta feira

décimo Arraial Zona Leste

Montado no campo de futebol do bairro JK por detrás da Paróquia de São Tiago, começa na noite desta sexta feira dia 9, o 10º Arraiáleste.

Durante dez dias, a população da Zona Leste a de toda cidade de Porto Velho, vai apreciar apresentações de grupos folclóricos e shows com bandas de forró e artistas cantores de música sertaneja entre outras atrações. Barracas de comidas típicas oferecerão iguarias como galinha picante, vatapá, pato no tucupi, galinha caipira no molho pardo e bolinho de carne de tambaqui (uma delicia). A gurizada e os casais de namorados têm como opção passear na Roda Gigante ou nos outros brinquedos do Parque de diversão. “São dez anos promovendo a cultura popular na Zona Leste”, lembra o coordenador Maik.

A estrutura de arquibancada e camarote de acordo com seu proprietário Casa Grande comporta aproximamente 5 mil pessoas sentadas. “Está tudo certificado pelos órgãos de segurança, inclusive Corpo de Bombeiros”, disse Casa Grande.

Atrações

A coordenação artística do Arraiáleste informa que durante os dez dias de festa, vários grupos folclóricos irão se apresentar, assim como as escolas de samba Acadêmicos da Zona Leste e a Acadêmicos do São João Batista. Uma das atrações que é tradição do Arraiáleste é o “Duelo” que acontece entre os grupos de quadrilhas juninas, funciona da seguinte maneira, exemplo: o casal de noivo da Roça é Nossa, desafia o casal de noivo da junina JUABP a apresentação dos dois casais são avaliadas pelos jurados, que classificam um deles, que pode desafiar o casal de outra quadrilha e assim sucessivamente.

Show de Abertura

A solenidade de abertura oficial do evento, está marcada para acontecer às 21 horas. Logo após, o grupo folclórico, Junina Estrela Divina dirigida pelo folclorista Thiago abre a programação artística que hoje, também vai contar com o show do cantor Cleber Guidini e banda.

 


 

Lenha na Fogueira

 

Pois é, hoje começa o Arraiáleste que segundo o Maik e o Raimisson é o maior da Zona Leste. O Arraial chega a sua 10ª edição sempre lotando o campo do JK.

*********

Ao contrário do Flor de Cacto a coordenação do Arraial da Zona Leste não passou por vexame quanto à montagem da estrutura de arquibancada e camarote. Tá tudo lá bonitinho e sob a responsabilidade o amigo Casa Grande pai do menor e mais novo narrador de Rodeio do Brasil Pedro Jorge.

*********

Segundo os coordenadores, a solenidade de abertura, mais, uma vez, ao contrário do Cacto, vai contar com a presença do presidente da Funcultural Antônio Ocampo e sua equipe onde o mais fã do Arraiáleste é o Eudson. Também pela prefeitura estará o secretário da Semdestur Julio César Siqueira escudado pelo pai Beto e pela Cianne.

*********

Com certeza na Zona Leste a prefeitura está bem na foto. Pelo menos no Arraiáleste. Aliás o show de abertura é por conta da quadrilha Estrela Divina que este ano vai se apresentar junto com as grandes do Flor do Maracujá.

*********

Por falar em Arriaial Flor do Maracujá até o fechamento desta coluna na tarde de ontem, a Federon não havia recebido nenhum tostão do valor prometido pela prefeitura.

*********

Na realidade a grana não será passada pela prefeitura e sim por empresas privadas. Acontece que a negociação foi de responsabilidade da Funcultural.

*********

O inicio do Flor do Maracujá foi adiado para o dia 3 de julho, em virtude da promessa do prefeito de que o problema seria resolvido e até agora nada. O pior é que ninguém sabe informar a diretoria da Federon uma data para o repasse.

 

*********

O Arraial primeiramente programado para começar no dia 21 de junho foi adiado por mais 15 dias, justamente para dar tempo para os grupos se aprontarem, já que o prefeito prometeu intervir junto ao empresariado no sentido de conseguir patrocínio.

 

*********

Caso o recurso saia na próxima semana, a turma dos grupos folclóricos vai ter que se virar para, comprar material e confeccionar as indumentárias. Não vai ser fácil.

 

*********

Levando-se em consideração que as apresentações pra valer começam no dia 6 de julho, os primeiros a se apresentar, não vão ter nem um mês para se aprontar.

*********

Por falar em aprontar, amanhã acontece o primeiro evento promovido pela Liga dos Bois Bumbá a Guarnecer.

********

A presidente Simone convidada os amantes da brincadeira de Boi Bumbá para a feijoada que Serpa servida no Bar da Olga na Campos Sales. Vai ter apresentação de cunhas porangas, pajé, rainha do folclore, porta estandarte e todos os intens. dos bumbas.

*********

A banda encanto da Floresta especializada em toada é quem vai animar. Os levantadores de toada serão Tiago Paiva, Fábio Góes e Marcio, Só fera.

 

**********

Vamos lá ao grito de independência dos bois bumbas de Porto Velho. Sem querer provocar polêmica, mas, já era tempo dos bumbas se desvincularem dos grupos de quadrilhas. Agora é cada um por si e todos por uma só causa que é a valorização da cultura popular de Porto Velho.

 

*********

Hoje e amanhã tem programação cultural no Parque da Cidade, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Vai ter MPB, Boi Bumbá e Forró Pé de Serra. Vai lá a partir das 18 horas. Parque da Cidade na rua Calama ao lado do Porto Velho Shopping.

**********

A promoção é da prefeitura de Porto Velho com o apoio da Semdestur Funcultural e Secretaria do Meio Ambiente.

*********

Só para lembrar. Amanhã tem a reunião que vai escolher os Conselheiros de Cultura do Município de Porto Velho. Judilson Dias convoca todos de todas Setoriais para estarem no teatro Banzeiros a partir das 8 horas.

*********

Vou ensaiar pra cantar toada domingo no Mercado Cultural pelo Boi Corre Campo!


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados