Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Casa da Cultura realiza exposição no Shopping


 Casa da Cultura realiza exposição no Shopping - Gente de Opinião

Uma exposição com obras da Casa da Cultura Ivan Marrocos, presenteia os clientes do Porto Velho Shopping, desde a última segunda feira (17).

Cerca 40 peças, entre quadros e esculturas, compõem a exposição coletiva de artistas regionais. A mostra fica até o próximo dia 21, na Praça de Eventos Madeira, localizada no 1º piso do empreendimento.

As telas são assinadas pelos artistas Assis Chateaubriand, Landa e Franciney, e retratam de forma artística e conceitual os pontos turísticos da cidade, a vida ribeirinha, a natureza e o cotidiano. Além disso, também estão expostas sete esculturas de madeira, esculpidas por Homero Santos.
 

Casa da Cultura realiza exposição no Shopping - Gente de Opinião

De acordo com Carlinhos Maracanã, diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos, as obras serão responsáveis por apresentar um novo lado da cidade, retratando a cultura, o lado urbano e ribeirinho do Estado. “As pessoas que vem a Porto Velho não tem noção do que se passa na cidade. Essa exposição tem o intuito de mostrar a nossa cultura, como temos capacidade artística” disse Carlinhos lembrando: “Essa parceria com o Porto Velho Shopping é uma janela que se abre para mostrar a nossa história através das pinceladas desses artistas”.

Para o coordenador de Marketing do Porto Velho Shopping, Flávio Miyata, essa é uma oportunidade que o empreendimento tem para mostrar o conceito do shopping. "Dentro da Ancar Ivanhoe, está cada vez mais difundida a cultura de oferecer ao cliente não só um espaço para compras, mas também um centro de entretenimento, com a presença de instituições públicas, ONGs e a classe artística”, explica ele.


Lenha na Fogueira

O material que você vai ler abaixo, com certeza vai deixar os quadrilheiros e as quadrilheiras de Porto Velho, com a maior “inveja”.

*********

Quem sabe até deixe alguém do governo estadual e do governo municipal arrependido por não dar o apoio devido aos nossos grupos folclóricos, em especial, aos grupos de dança de quadrilha.

********

É só prestar atenção no quanto é positivo para o estado como um todo, o apoio do governo para que nossos artistas participem de eventos nacionais.

********

Veja também o quanto o governo está deixando de ganhar. Pois, como muito bem disse o deputado Cleiton Roque na Audiência Pública que aconteceu recentemente sobre Cultura na ALE. “Cultura é Investimento e não despesa”. A publicidade que o governo do estado de Roraima conseguiu praticamente de graça ao apoiar a participação de um Grupo de Quadrilha no Festival Nacional que aconteceu em Brasília.

********

Veja a matéria que foi divulgada no site do Ministério da Cultura e repercutida pela imprensa nacional.

********

Melhor quadrilha Junina do Brasil é de Roraima.

********

Roraima venceu Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas. O título foi conquistadodomingo passado dia 9, pela quadrilha “Eita Junino”, durante o último dia do festival, em Brasília (DF).

*********

Além de melhor quadrilha junina do Brasil 2015, o grupo folclórico, que na primeira edição do Arraial Macuxi, abordou o tema “O Cangaço dos Meus Sonhos” e resgatou a cultura nordestina com traços, coreografias, figurino e enredo, trouxe também para o estado, o título de melhor casal de noivos e melhor animador.

********

Participaram do Festival, cerca de 20 grupos das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste.

*********

A Eita Junino chegou na tarde de segunda-feira, dia 10, a Boa Vista, junto com o secretário estadual de Cultura, Marcos Jorge, e o diretor do Departamento de Promoção Cultural da Secult (Secretaria Estadual de Cultura), Mario Moura, que acompanharam toda a disputa, representando o GOVERNO DO ESTADO, APOIADOR DA QUADRILHA.

*********

A governadora Suely Campos disse estar orgulhosa por ter acreditado e participado desta conquista e vê com grande satisfação o resultado alcançado com esse apoio empenhado pelo Governo do Estado. “Valorizar e incentivar a cultura da nossa terra sempre foi uma das minhas grandes paixões. Parabéns aos quadrilheiros e quadrilheiras que mostraram a beleza, a garra e a criatividade roraimense e conquistaram o título de campeões! Parabéns também ao casal de noivos e ao animador, pelos títulos individuais. Vocês são um grande orgulho para o nosso estado”, declarou a governadora.

*********

O animador da Eita Junino, Sandro Baré, destacou que o resultado foi conquistado com um trabalho intenso, que envolveu integrantes da quadrilha, os familiares do grupo, amigos e apoiadores, e classificou o momento para toda a quadrilha, emocionante.

********

“Foi um evento muito organizado e um concurso de quadrilhas difícil, bastante concorrido. É com muita alegria que retornamos ao nosso estado trazendo esse título. A emoção nesse momento toma conta de todos nós. Ficamos satisfeitos também com a participação do Governo de Roraima e o empenho de toda a equipe da Secult para que pudéssemos participar dessa disputa e conquistar este resultado”, disse.

*********

Enquanto isso em Rondônia o governo acha que disponibilizando apenas a iluminação, sonorização e as arquibancadas para o Flor do Maracujá está realmente valorizando a nossa cultura popular.

*********

Rondônia não se fez representar no Festival Nacional pela falta de apoio do órgão responsável pela cultura no estado. Chupa essa Severino!


EITA realiza encontro beradero em dança

Na próxima sexta feira 21, o Movimento EITA inicia no Teatro 1 do Sesc Esplanada, o II Encontro Beradero em Dança que vai até domingo dia 23. Essa segunda edição vai contar com uma programação diversificada com o objetivo de mostrar a produção da dança local.

Mais de 15 grupos confirmaram participação no evento que começa sexta feira 21, provavelmente com a participação do Grupo Seringandô de Dança do Distrito de Nazaré. “Tivemos algumas alterações em relação ao EITA devido às questões burocráticas e em conseqüência, a programação que estava marcada para acontecer no Palácio das Artes Rondônia foi toda transferida para o Teatro 1 do Sesc” informa Gilka Lobo.

O EITA vai oferecer três oficinas: Oficina de Dança Flamenca com a professora Berenice Simão, Oficina de Balé Clássico Intermediário com a professora cléia Jucá e Oficina de Zuque e Samba com o professor Marlone Lima, todas no espaço da Opus Ballet Studio. “Sábado à tarde, vai acontecer debate, um fórum de discussão a respeito da dança como ferramenta de transformação social e a necessidade e a importância de capacitação e formação desses artistas transformadores, na Livraria Exclusiva da Carlos Gomes e quem vai atuar como mediador é o Luiz Lerro que é professor da UNIR.

Também está vindo um grupo de 15 bailarinos de Ji Paraná que vai ajudar nas oficinas e duas meninas também de Ji Paraná que irão se apresentar. “Querendo ou não, é um movimento que está acontecendo pelo pessoal da dança em prol da dança no estado”, finalizou Wilka Lobo.

Os grupos interessados ainda podem participar, as inscrições continuam abertas, através do e-mail [email protected]telefone pra contato (69) 9244-5943 ou 9912-2510.

A realização do EITA é pela ONG Carpedien. Cia G. Dança – apoiadores e parceiros: Fundação Cultural de Ji Paraná, Ponto de Cultura Rádio Farol, Opus Ballet Studio e Livraria Exclusiva

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)