Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Campanha da Fraternidade é lançada em Ji-Paraná


Foi lançada dia 8, na Cúria da Diocese de Ji-Paraná, a Campanha da Fraternidade 2018. O tema deste ano é Fraternidade e superação da violência, com o lema Vós sois todos irmãos. O Objetivo é colaborar para a promoção da cultura da paz como caminho de superação dos vários tipos de violência. Entre elas estão a racial, de gênero, de jovens, exploração sexual, doméstica, no campo e no trânsito.

A Campanha lançada pela Diocese recebeu o apoio da Prefeitura de Ji-Paraná que já tem contribuído com ações contra a violência em várias áreas como Esporte e Educação. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Márcia Regina, parcerias foram firmadas por meio da Escola de Iniciação Esportiva da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo (Semetur), que atende gratuitamente na quadra do Centro Educativo Dom Bosco.

“Temos várias parcerias para promover dignidade e oportunidade para que os jovens tenham condições de superar a violência. Oferecemos escolinhas esportivas em vários bairros da cidade, um Instituto de Acolhimentos a crianças de adolescentes que são afastados da família pela justiça e contamos com um Centro de Referência Especializado de Assistência Social que oferece atendimento a vítimas de violência. Além disso, temos na Rede Municipal de Educação o projeto Trânsito Legal. Tudo isso são práticas de superação destas situações difíceis e nos ajudam a tornar a cidade melhor para todos” elencou a Secretária.

Para o bispo da Diocese de Ji-Paraná, Dom Bruno Pedron, a campanha da Fraternidade tem sido feita há mais de 60 anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o objetivo de promover reflexões sobre assuntos importantes para a sociedade.

“Esse ano o tema foi definido diante de um clamor da sociedade. Os índices de violência no Brasil superam significativamente os números de países que se encontram em guerra ou que são vítimas frequentes de atentados terroristas. A violência é algo que nos faz sofrer. Ela está presente em todos os âmbitos da sociedade. A ética está esquecida. Vemos tanta corrupção, morte e agressividade nos gestos e nas palavras. Lançar a Campanha para encontrar maneiras de superar tudo isso, aumenta a mentalidade de que se é possível vivermos como irmãos”, explicou o bispo Dom Bruno.

A Campanha começa oficialmente na próxima quarta-feira (14) de cinzas, que em Ji-Paraná irá reunir milhares de fiéis na quadra da Paróquia São José. Durante a quaresma os católicos fazem reflexões e penitências, mas continuam com ações concretas sobre a Campanha da Fraternidade durante todo o ano de 2018.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)