Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Aspro lança Portoagro na segunda-feira (31)


A Associação dos Produtos Rural de Rondônia (Aspro) e a Associação Rural de Jaci-Paraná darão a largada oficial amanhã, segunda-feira(31), para a realização da  I Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho – Portoagro. A feira  vai colocar Porto Velho novamente no circuito de realização de eventos voltados a fomentação do agronegócio regional, com a exposição de produtos, realização de palestras técnicas, oficinas e a oferta de linhas de crédito diferenciadas ao produtor rural. O lançamento oficial da Portoagro, acontece nesta segunda-feira(31), a partir das 19h no Senac Esplanada.

Esta primeira edição da Portoagro vai acontecer no período de 24 a 27 de setembro, no Parque dos Tanques em Porto Velho com a entrada gratuita. São esperados nos quatro dias do evento, um público estimado de 60 mil pessoas. Os organizadores visam estimular o agronegócio regional, reunir em um só local, produtos e serviços que fomentem a produção rural e aquecer a economia do município nos setores do comércio, hotelaria, bares, restaurantes  e turismo. 

Já estão confirmadas as presenças de expositores da área de máquinas,  implementos agrícolas, veículos,  casas do ramo agropecuário, móveis e vários outros setores produtivos. Entre os expositores estão a Pronta Tratores, Guaporé Máquinas e Mamoré Máquinas, Saga,  Raviera, Autovema, Rovema, Romancini Troncos e Balanças, Casa da Lavoura, Casa do Campo, Casa da Semente, Pica-Pau, Agroporto, Mesa Rosalino, Arte Ecoa,  Suco Quero Mais e tantas outras empresas.

Adélio Barofaldi, presidente da Aspro e grande idealizador da Portoagro, comenta que os organizados estão satisfeitos com a adesão maciça por parte dos setores produtivos de Rondônia. “Todos os setores produtores de Rondônia abraçaram este projeto grandioso que visa mostrar a força do agronegócio na região norte do estado”.  Ele comenta ainda que uma grande mobilização está sendo feita em conjunto com a Seagri, Idaron, Emater, Semagric para  estimular a participação dos produtores rurais  de Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Candeias do Jamari e de Itapuã D´Oeste.

Os produtores desta região é que são os grande responsáveis pelos números positivos do PIB da região norte do estado, portanto a necessidade que eles participem da feira  expondo seus produtos, mas, especialmente, que possam transferir tecnologia e aproveitar a extensa programação técnica voltada a área de conhecimento organizada pela Emater, Sebrae, Idaron, Embrapa, Senar e Siscoop.

Além desse intercâmbio de produtos e projetos que estão dando certo no setor, a Portoagro vai oferecer taxas diferenciadas e prazos para análise de créditos mais céleres por meio dos bancos: Brasil, Basa, Caixa Econômica, Sicoob e Banco do Povo. 

A 1ª Portoagro tem como parceiros o Governo de Rondônia, Assembleia Legislativa de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho, Seagri, Conder, Semagric, Emater, Idaron, Ceplac, Sebrae/RO, Fiero, Fecomércio-RO, Faperon, Senar, Basa, Banco do Brasil, Banco do Povo, Caixa Econômica, Fetagro,  Embrapa, Associação ABCZ, Sescoop/RO, Sicoob Norte e Sinpec.

Sobre a Portoagro

A 1ª Portoagro acontecerá na avenida Lauro Sodré,  no Parque dos Tanques no período de 24 a 27 de setembro e funcionará no horário das 14h às 22h. Com uma área total de 94 mil metros quadrados, os organizadores estimam um público nos quatro dias de aproximadamente 60 mil visitantes. A entrada será gratuita.

Nesta primeira edição, a Portoagro contará com 64 estandes para empresas do setor do agronegócio para os setores de:  veículos, motores, serviços agropecuários, insumos, tratores, equipamentos e implementos agrícolas.

Também contará com espaço para 30 expositores de artesanato e mais 30 expositores de agroindústrias familiares, todos oriundos da mobilização da Emater, Idaron, Seagri e Semagric que envolverá produtores de agricultura familiar da região norte do estado (Itapuã D´Oeste, Candeias do Jamari,  Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará Mirim).

Dentro da programação, serão realizadas oficinas de gastronomia com pescados; pirarucu,  pintado e tambaqui para incentivar a produção, preparo e comercialização em Porto Velho.

A feira terá um viés social com os restaurantes sendo dirigidos por entidades sociais como é o caso da Apatox de Porto Velho e a Associação Casa Família Rosetta.

Os produtores que tiverem interesse em adquirir seu estande podem fazer contato com os organizadores da feira no seguinte endereço: avenida Calama, 1383 - São João Bosco, Porto Velho;  pelos telefones (69) 3216-9610 - Samantha ou Andrea, (69) 9292-0069 (Aroldo), 8416-1030(Licério) e 9968-2560 (Nogueira), ou ainda pelo e-mail : [email protected]. Maiores informações no site oficial da feira  www.portoagro.org.br
 

Fonte: Eficaz

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)