Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Animando Amazônia - Cinema nas salas de aula


Animando Amazônia - Cinema nas  salas de aula - Gente de Opinião

 O projeto Animando Amazônia iniciou na última semana, em Porto Velho, oficinas de audiovisual para estudantes e palestras de sensibilização para professores, com o objetivo de levar o cinema para as salas de aula como ferramenta de aprendizado. O trabalho, voltado para proteção do meio ambiente, é desenvolvido gratuitamente em escolas públicas.  Foi iniciado no  distrito de Jaci-Paraná, a 100 quilômetros da região Central do município, e na vila de Rio Pardo, localizada no interior da Floresta Nacional do Bom Futuro. Também estão incluídas no projeto, escolas do Lago do Cuniã e Cujubim, no Baixo Madeira, e da cidade de Porto Velho. Em todas as localidades, haverá a projeção de animações, incluindo os trabalhos realizados pelos alunos que participam das oficinas.
 
A secretária executiva do CINEDUC, instituição que há 40 anos desenvolve projetos de integração do cinema com as escolas, Bete Bullara, participa do projeto, com palestras de sensibilização para os professores, sobre a importância do audiovisual como instrumento de aprendizado.

Animando Amazônia - Cinema nas  salas de aula - Gente de Opinião
 
O Animando Amazônia é inspirado no Anima Mundi, considerado como o maior festival de cinema de animação das Américas, e foi criado por conta do êxito de oficinas de audiovisual realizadas pelo FestCineamazonia em 2015, com a participação de dezenas de alunos de escolas estaduais de Porto Velho. O projeto conta com apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).
 
“A gente tem percebido esta conexão fantástica da animação com a educação, sem falar que esta nova geração tem acesso aos mecanismos de produção de audiovisual e, portanto, está habilitada, com as devidas orientações, a produzir filmes. O nosso desejo é encurtar este caminho, colocando a animação dentro das escolas, como instrumento pedagógico e aliado do professor”, explica o criador e coordenador do Animando Amazônia, Jurandir Costa.
 
A temática ambiental das oficinas é uma preocupação recorrente em Porto Velho. O município convive com as consequências da construção de duas hidrelétricas de grande porte, ainda em fase de conclusão, e da enchente do rio Madeira ocorrida em 2014, quando o rio invadiu as ruas da Capital e expulsou populações tradicionais na área ribeirinha. Atualmente,  o município é protagonista de um novo ciclo econômico, liderado pelo agronegócio, com a substituição da floresta pelo pasto e lavouras de milho e soja. (Assessoria de imprensa – Ana Aranda)

 



Lenha na Fogueira



Cremero realiza Festival de Cultura no próximo dia 28

***********
O evento contará com uma programação diversificada. Além de várias apresentações musicais, exposições e declamações de poesias, o Cremero irá ainda expor obras do concurso de pintura. Esta é a primeira vez que o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia realiza um evento como este. O Festival de Cultura do Cremero acontece no dia 28 de outubro, às 19 horas na sede do Conselho em Porto Velho.
 
***********

Poderão participar não somente médicos, mas toda a comunidade. A abertura do evento contará com a realização de um sarau, lançamento de livros e da declamação das poesias. Cada participante pode inscrever-se com até dois textos poéticos que serão declamados pelo próprio autor ou por uma pessoa por ele indicada. “A nossa ideia é resgatar e estimular o hábito da leitura, da produção de textos poéticos e ainda proporcionar essa interação entre médico e paciente” destaca Dr. Cleiton Bach, presidente do Cremero.

**********
Todas as poesias inscritas e aceitas de acordo com o regulamento do Festival serão afixadas em forma de varal com a identificação do autor. Todos os participantes receberão ao final um certificado de participação. “As melhores obras serão publicadas em um livro” afirma o médico e coordenador literário do evento, Dr. Viriato Moura.Animando Amazônia - Cinema nas  salas de aula - Gente de Opinião

**********
Concurso de Pintura.

***********
Esta é a segunda vez que o Conselho realiza um concurso de pintura, com o tema “Relação Médico Paciente”.  Cada artista pode inscrever-se gratuitamente com apenas uma obra. A comissão organizadora avaliará critérios como qualidade estética, criatividade, originalidade e técnica. Os cinco primeiros colocados receberão cada um o valor de R$ 1.200,00. Os artistas classificados serão anunciados no dia 28 de outubro, durante o Festival. Confira o regulamento na página do Cremero.
 
***********
Por falar em cultura o show “Sons de Beira” com os percussionistas Bira Lourenço de Catatau foi selecionado pelos curadores do Sesc para participar do Sesc Amazônia das Artes como representante de Rondônia na próxima temporada.

Animando Amazônia - Cinema nas  salas de aula - Gente de Opinião


*********
Parabéns especiais ao Bira Lourenço pela pesquisa e direção do espetáculo musical que utiliza elementos da nossa flora, fauna e rios de onde saem sons jamais ouvidos por aí. Sons de Beira é na realidade um espetáculo de percussão maravilhoso e cultural.


*********
Sons de Beira teve como concorrente o show “A Portovelhera” protagonizado pelo músico compositor e cantor Silvinho. Na realidade o show do Silvinho é um espetáculo mais comercial que cultural, apesar das letras de suas canções exaltarem os costumes da nossa gente beradera.


*********
Silvinho compreendeu e até concordou com a escolha dos curadores. “Se eu fosse curador escolheria o show do Bira”, disse Silvinho antes de saber o resultado. É isso aí garota!

Animando Amazônia - Cinema nas  salas de aula - Gente de Opinião

*********
Por falar em Portovelhera, provavelmente Silvinho promova no mês de novembro o lançamento do seu primeiro DVD. Pelo que fiquei sabendo o espetáculo de lançamento do DVD do Silvinho vai acontecer no Teatro Palácio das Artes. Ousado o beraderozinho!


Animando Amazônia - Cinema nas  salas de aula - Gente de Opinião********  
Já que falei em Palácio das Artes, no próximo dia 5, dia da cultura a super Maria Gadu estará no palco do nosso “Teatrão” mostrando seu mais recente trabalho em CD. A Emilia Araujo assessora da empresa que está trazendo Maria Gadu informa que os ingressos estão terminando. “São apenas mil lugares”  lembra Emilia Araujo.


*********
Conforme prometi: A escolha do Samba da escola Acadêmicos do São João Batista vai acontecer no dia 10 de dezembro na Distribuidora Salve Jorge na Vila Tupi.


*********
A sinopse pode ser solicitada pelo e-mail silviomacedodossantos@gmail ou pelo telefone (69) 99302-1960.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)