Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE recebe diretoras do presídio feminino da capital


 

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), presidida pelo deputado Anderson do Singeperon (PV), reunida na manhã desta quarta-feira (21), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, recebeu diretora e servidoras do presídio feminino da capital para falar do projeto socioeducativo Rompendo círculos, desenvolvido naquela unidade. Também foram distribuídos e analisados projetos aos membros da comissão.

Apresentaram o projeto Rompendo Círculos, desenvolvido no presídio feminino da capital, a diretora Conceição Mourão e as responsáveis por ele, as servidoras Auricélia Gouveia Caetano e Cristiane Garcia da Silva.

Cristiane, que é bibliotecária, fez a apresentação do Rompendo Círculos, que é desenvolvido com os filhos das reeducandas, buscando romper os círculos viciosos, que segundo ela, acabam por levar aos presídios os filhos de presos, imitando a vida e trajetória dos pais.

O projeto desenvolve leituras, o conto de histórias, empréstimo de livros e inserção de atividades extra-sala aos filhos adolescentes, para tirá-los das ruas, incluindo estágio remunerado como menor aprendiz. 

Para Cristiane, o encarceramento no Brasil e em Rondônia só aumentam e é preciso que se faça algo para reduzir e romper o círculo vicioso. “Estamos fazendo nossa parte para tentar mudar a realidade destas crianças”.

O deputado Adelino Follador (DEM) parabenizou a iniciativa brilhante e colocou a comissão à disposição.

O deputado Anderson salientou que o projeto é muito importante tendo em vista a proibição da Justiça de que crianças entrem nas unidades prisionais, pois estavam servindo de escudo em casos de rebelião. “Com este projeto as crianças são recebidas em um ambiente salutar e fora da carceragem”. 

O deputado Lazinho da Fetagro (PT), presente à reunião, afirmou que um projeto como este é uma luz de esperança entre tanta miséria e tristeza humana. “O Estado precisa investir mais em iniciativas como esta, levando a Escola do Legislativo para ministrar cursos profissionalizantes dentro dos presídios”.

A deputada Rosângela Donadon (PMDB) ressaltou a importância de cursos profissionalizantes dentro dos presídios, capacitando os reeducandos para que tenham perspectiva ao saírem.

O deputado Ribamar Araújo (PR) afirmou que apesar do ambiente embrutecido em que vivem, os servidores do presídio conseguiram ter sensibilidade para desenvolver um projeto que busca o convívio entre mães e filhos.

“Precisa agora o governo ter esta sensibilidade em desenvolver este e outros projetos, tratando de forma humana a todos, sem regalias, mas de forma humanitária”.

Ao final, o deputado Anderson entregou as três servidoras, Voto de Louvor pelo trabalho desenvolvido.

Projetos

PL nº 687/17 de autoria do deputado Alex Redano (PRB) que altera e cria o Prêmio Professor Nota 10. A relatora, deputada Rosângela Donadon (PMDB) salientou a importância do projeto para estimular os alunos e professores e foi favorável a aprovação.

O deputado Adelino Follador (DEM) pediu que o governo regulamente logo não somente este, mas também o Aluno Nota 10 em nível estadual, pois caso contrário se criará expectativa e não se concretizará, afirmou.

O PL nº 684/17 de autoria do deputado Ezequiel Júnior (Sem Partido), cria a obrigatoriedade da devolução integral da taxa de matrícula de aluno que desistir de frequentar qualquer curso. O relator Anderson do Singeperon (PV) concedeu parecer favorável, pois muitos alunos não encontram o que queriam e desistem do curso.

ALE/RO - DECOM – Geovani Berno / Foto: Lusângela França

FOTOS

Gente de Opinião

.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)