Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Agentes penitenciários e socioeducadores aceitam acordo e concedem prazo de 90 dias ao Governo


 
Os agentes penitenciários e socioeducadores de Rondônia aceitaram o acordo do Governo em conceder o prazo de 90 dias para a elaboração de uma nova minuta do Plano de Carrerias, Cargos e Remunerações da Secretaria de Estado de Justiça (PCCR/Sejus). A decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária realizada na sexta-feira (24/06), na sede do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia (Singeperon), em Porto Velho, após orientação da Comissão de Negociação de Greve do Singeperon.

Na ocasião, os membros da Comissão explicaram ser necessário manter o canal de diálogo para se trabalhar no conteúdo no PCCR, agora com a participação efetiva dos representantes da categoria, bem como cumprir a decisão liminar do desembargador Eurico Montenegro.

O presidente sindical, Anderson Pereira, destacou ainda que a concessão do prazo protege os servidores contra o registro de faltas ou de procedimentos administrativos relativos ao movimento grevista, deflagrado no último dia 16. “Os filiados agiram com responsabilidade para que ninguém saia prejudicado e para que tenhamos condições de trabalhar junto aos órgãos estaduais por um Plano mais justo. Ao final desse prazo, estaremos convocando nova assembleia para apresentação do resultado, onde a categoria irá tomar a sua decisão final”, afirmou.

“Não é fácil negociar com o Estado, porém a categoria tem e deve permanecer unida. Tenho certeza que estamos dando um passo para trás para conseguir dar um passo maior mais para frente”, ressaltou o líder sindical.

Membro da Comissão, Daihane Gomes, se manifestou a favor dos 90 dias e disse que “a guerra é feita por várias batalhas”.

Vários filiados também expressaram o seu pensamento e concordaram em conceder o prazo pedido pelo Estado. Um deles foi o agente Anderson Alexandre, de Pimenta Bueno, que aproveitou para chamar a atenção dos filiados para participar mais e criticar menos. “O sindicato não é mãe de ninguém para segurar na mão de filiado. O filiado tem que fazer o seu papel”, enfatizou.

Na ocasião, o advogado Cristiano Polla, que compõe o corpo jurídico do Singeperon, juntamente com os advogados Antonio Rabello e Gabriel Tomasete, fez apontamentos jurídicos e orientações em relação ao movimento, destacando a importância da manutenção do diálogo com as autoridades estaduais. “A greve passada teve sucesso porque houve várias reuniões com o Governo. Isso é necessário para que tenhamos respaldo para um movimento grevista legal. Se o Estado não cumprir a parte dele, a categoria se beneficiará”, explicou.

Por unanimidade, a assembleia aprovou ainda a contratação de um perito para prestar assessoria técnica nas discussões envolvendo a tabela salarial, impacto financeiro, aposentadoria, entre outros. “Esse profissional será muito importante neste processo de negociação para que possamos falar de igual para igual com o Estado quando este apresenta os seus números”, destacou Anderson Pereira.

Antes de encerrar a assembleia, Pereira convocou os filiados que foram colocados à disposição ou que estão sofrendo algum tipo de perseguição por conta da greve para procurarem o sindicato para que este interceda.

Fonte: Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)