Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

ACADÊMICOS E PROFESSORES DA UNIR VISITAM A USINA JIRAU


 
A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau desperta o interesse da comunidade acadêmica de diversas partes do país. Com uma capacidade de gerar 3.750 MW, o suficiente para atender mais de 40 milhões de pessoas, a UHE Jirau é um dos maiores empreendimentos de infraestrutura na Amazônia e do mundo. Com 50 turbinas tipo bulbo, a UHE Jirau é a maior do mundo em quantidade de turbinas, além de possuir as turbinas bulbos mais potentes em geração unitária, 75 MW. Em setembro, alunos e professores do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) conheceram o Empreendimento.

A recepção aconteceu em Nova Mutum Paraná, projeto urbanístico construído pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau, para receber os trabalhadores da Usina e as famílias remanejadas do antigo distrito de Mutum Paraná. Na localidade, os visitantes conheceram o Centro Cultural onde está instalado o museu de peças arqueológicas que foram resgatadas durante a fase de implantação da hidrelétrica.

Já na UHE Jirau o grupo visitou as instalações do edifício de controle, a casa de força da margem direita, o vertedouro principal e o vertedouro de troncos. Em seguida, também desfrutaram de um delicioso almoço no restaurante da Usina.

De acordo com o professor Lucas Feksa, a ideia da visita surgiu durante as aulas da disciplina de Desenho Técnico Industrial. A intenção era ver de perto uma grande hidrelétrica. “Tive a oportunidade de conhecer muitas hidrelétricas e a UHE Jirau foi a que mais me surpreendeu”, afirmou.

A acadêmica Andressa Rosa agradeceu a oportunidade de conhecer a Usina. “A visita foi muito boa, pois recebemos informações importantes sobre a geração e distribuição de energia, principalmente na sala de controle, onde foi esclarecido todo o processo de supervisão e controle dos equipamentos e sistemas de operação”, declarou.


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)