Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

A FOTO DO FATO: Amir encontra Fidel em tempos de solidariedade


A FOTO DO FATO: Amir encontra Fidel em tempos de solidariedade - Gente de Opinião
 

MONTEZUMA CRUZ


No primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o então senador Amir Lando (PMDB-RO) acompanhou-o numa viagem a Cuba, em setembro de 2003. O presidente Fidel Castro, falecido no final de novembro, assinava protocolos de cooperação nas áreas financeira, agrícola e de saúde e turismo.

Lando, que um ano depois seria ministro da Previdência Social, retornava impressionado a Brasília. Constatava “in loco” duas situações sempre lembradas: milhões de crianças dormem nas ruas, nenhuma é cubana; e saúde do povo também se trata com soluções locais.

A vinda de médicos cubanos para o Brasil coincidia com momentos de dificuldades e de sucateamento até mesmo de hospitais universitários brasileiros.

Em 2008, médicos oftalmologistas da Misión Milagro devolviam gratuitamente a visão a 2,5 mil pessoas que se submetiam a cirurgias anuais de catarata e carne crescida em hospitais fronteiriços de Cobija (Pando) e Guayaramerín (Beni), na Bolívia.

No governo Dilma Rousseff, o acordo para reformar o porto de Mariel, a maior obra em Cuba desde a Revolução de 1959, contou com empréstimo de US$ 802 milhões (R$ 3,1 bilhões) do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.

Cuba ainda estava sob embargo econômico dos Estados Unidos, embora o porto represente a abertura de negócios entre as Américas do Sul e do Norte. No entanto, na metade de cada dez conversas, o fantasma do comunismo era invocado constantemente pelas pessoas, numa intolerância incomum.

Elas até preferiam ignorar o fato de o médico cubano trabalhar exatamente da maneira como faziam seus colegas brasileiros, 60 anos atrás: iam atender a cavalo, no sítio, na roça. E recebiam pelo serviço prestado, obviamente.

Ignoravam também que o tratamento para a cura de vitiligo é descoberta cubana, originada no Centro de Histotherapy, em Havana. Trata-se da aplicação de um medicamento chamado melagenina. Essa solução é feita a partir de placenta humana, que tem propriedades estimulantes à produção de melanócitos.

A solidariedade é Alta. Com A maiúsculo. Quem sabe o Tempo seja novamente professor, aqui, na Amazônia, em toda América Latina.

Repórter na Secom-RO. Chegou a Rondônia em 1976. Trabalhou nos extintos jornais A Tribuna, O Guaporé, O Imparcial, O Parceleiro, e na sucursal da Empresa Brasileira de Notícias (EBN). Colaborou com o jornal Alto Madeira. Foi correspondente regional da Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

A disputa de poder no Fórum Rui Barbosa vazou para os jornalistas em julho de 1981. O juiz da 1ª Vara Augusto Alves, de nacionalidade portuguesa, es

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)