Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

30 ANOS SEM ‘TEIXEIRÃO’ - Por Anísio Gorayeb


 30 ANOS SEM ‘TEIXEIRÃO’ - Por Anísio Gorayeb - Gente de Opinião

Promulgação da Constituição do Estado de Rondônia, em 06 de agosto de 1983. Ibrahim Abi-Ackel (Min. da Justiça), Dep. José de Abreu Bianco (Pres. da ALE), Cel. Jorge Teixeira de Oliveira (Governador de Rondônia) e o Desembargador Fowad Darrwich Zacharias (Pres. do TJ). (Fonte: Acervo Esron Menezes)

Nesse dia 28 de abril de 2017, completam 30 anos do falecimento do mais querido governador que esse estado já teve, o saudoso Coronel Jorge Teixeira de Oliveira. “Teixeirão”, como era chamado carinhosamente, não só foi muito querido, como também é sempre muito lembrado pelo povo de Rondônia, como o nosso melhor governador. É também muito querido e lembrado pela população de Manaus, onde foi prefeito antes de ser nomeado governador do antigo Território Federal de Rondônia.

Como foi o governador da transição, “Teixeirão” foi o último governador do território e o primeiro do Estado de Rondônia. Sua folha de serviços, tanto na esfera militar como nas atividades civis, são exemplares. Formou-se oficial militar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1947, e em 1963 fez mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nessa época se apaixonou por duas modalidades esportivas: basquete e vôlei.

Na carreira militar, destacamos que o mesmo foi o primeiro Comandante do Centro de Instrução de Guerra e Selva (CIGS) e também o primeiro Comandante do Colégio Militar de Manaus (CMM). Entrou para reserva como coronel em 1973. Sua brilhante atuação militar o levou a ser convidado para assumir a Prefeitura de Manaus. No dia 15 de 1975 foi nomeado Prefeito de Manaus pelo então governador do Amazonas, Henock da Silva Reis.

30 ANOS SEM ‘TEIXEIRÃO’ - Por Anísio Gorayeb - Gente de Opinião

Governador Jorge Teixeira (centro) visitando um bairro da capital em 1983, com o Dep. Federal Chiquilito Erse (esquerda) e o Prefeito de Porto Velho Sebastião Valladares (direita). (Fonte: Esron Menezes)

Recebeu a prefeitura da capital amazonense, das mãos do Presidente da Câmara de Vereadores de Manaus, Ruy Adriano de Araújo Jorge, que exercia o cargo interinamente. Administrou a Prefeitura de Manaus até março de 1979. Deixou sua marca naquela capital, tanto que sua administração é muito lembrada por aqueles com mais de 50 anos. No ano de 1989, o então prefeito Arthur Virgílio Neto criou o Bairro Jorge Teixeira na cidade de Manaus. Homenagem mais que justa.

Foi nomeado Governador do Território Federal de Rondônia em 10 de abril de 1979 pelo Presidente João Batista de Oliveira Figueiredo, cuja principal missão era transformar o território em estado, o que aconteceu através da Lei Complementar No. 41, de 22 de dezembro de 1981. Sua competência administrativa era incontestável, um grande líder político, um governador exemplar no trato com a coisa pública. Nas eleições de 1982, “Teixeirão” foi soberano, elegeu os três senadores, Odacir Soares, Claudionor Roriz e Galvão Modesto, a maioria dos deputados federais e estaduais. “Teixeirão” era quase uma unanimidade.

Como líder maior do PDS (Partido Democrático Social) no estado, apoiou como candidato à presidência da república o Ex-Ministro do Interior Mario Andreazza, o qual foi derrotado na convenção por Paulo Maluf. Com a eleição indireta do peemedebista Tancredo Neves à presidência, a bancada estadual do PMDB exigiu que fosse nomeado um governador do seu partido. No dia 15 de maio de 1985 passou o governo do Estado de Rondônia para o deputado estadual eleito pelo PMDB, Ângelo Angelin.

30 ANOS SEM ‘TEIXEIRÃO’ - Por Anísio Gorayeb - Gente de Opinião

Em 1984 o Presidente da República, João Batista Figueiredo (centro), recebe a visita do Governador de Rondônia Jorge Teixeira (esquerda) e do seu secretário particular, João Wilson Gondim (direita). (Fonte:Ivo Feitosa)

Filho de Adamastor Teixeira de Oliveira e Durvalina Estibem de Oliveira, Jorge Teixeira de Oliveira nasceu em 1º de junho de 1921, na cidade de General Câmara no Rio Grande do Sul. Casou-se com dona Aida Fibiger de Oliveira, e teve dois filhos, Rui Guilherme Fibiger Teixeira de Oliveira e Tsuyoshi Myamoto (adotivo). Faleceu dia 28 de janeiro de 1987 na cidade do Rio de Janeiro.

Iniciei minhas atividades na vida pública há 34 anos, e tive a honra de trabalhar com esse grande líder. Em julho de 1983 fui nomeado para o meu primeiro cargo de confiança, Diretor do Patrimônio do Estado, cujo decreto de nomeação foi assinado pelo Coronel Jorge Teixeira de Oliveira.

Grande “Teixeirão”, esteja onde estiver, receba nossas homenagens e nossos agradecimentos...

ANISIO GORAYEB

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr

Adeus Marcelo Bennesby

Adeus Marcelo Bennesby

Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)