Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena inicia ano quebrando centenas de garrafas


Lúcio Albuquerque

VILHENA - A tradição de quebrar garafas durante a festa promovida pela Prefeitura na comemoração pela passagem do ano, foi repetida na noite de 31 de dezembro e madrugada de 1° de janeiro, quando centenas de garafas de todos tamanhos e formatos foram quebradas durante os festejos na praça da igreja Nossa Senhora Aparecida.

Moradores de Vilhena dizem que quebrar garrafas é uma "tradição para atrair bons fluídos no ano que se inicia", sendo que o único problema é o risco constante de alguém usar o material para jogar sobre os outros ou, então, haver cortes nos cacos espalhados pela praça. 

A preocupação com acidentes - e até atos de violência em razão dos excessos possíveis de acontecer - levou a que duas autoridades locais, o comandante do batalhão da Polícia Militar e o prefeito Marlon Donadon, tomassem medidas para tentar reduzir os riscos.

O comandante da PM em Vilhena fez um apelo a que as pessoas não levassem garrafas para seguir a tradição, e o prefeito mandou colocar grandes depósitos de coleta de lixo, daqueles usados para transportar detritos retirados de obras, pedindo que as pessoas que quizessem seguir com o costume o fizessem quebrando as garrafas dentro dos tanques.

Mas de pouco valeram os apelos do comandante ou a sugestão do prefeito já que muita gente preferiu seguir a tradição equebrar as garrafas bem distante dos depósitos - a praça ficou superlotada em razão da queima de fogos que, este ano, foi considerada abaixo do normal.
 
ETIQUETAS

Um detalhe que chama a atenção para quem percorre o comércio vilhenense, especialmente na rua Major Amarante, a principal da cidade, é que as boutiques não costumam, com poucas exceções, colocar os preços nos produtos, pelo menos não havendo exposição clara disso.

O fato, conforme uma mulher que disse ser advogada, atenta contra a legislação, mas é apontado como uma maneira a mais de atrair o possível comprador para dentro da loja e, aí, tentar seduzi-lo até com outros produtos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)