Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Tratoraço em Vilhena mostra a força da parceria do agronegócio no Cone Sul de Rondônia


Gente de Opinião

Equipamentos agrícolas desfilaram pelas ruas de Vilhena

Na véspera da abertura do Primeiro Portal do Agronegócio em Vilhena, nesta quarta-feira (1), das 9h às 10h, aconteceu um tratoraço que percorreu as principais avenidas e ruas da cidade.

Durante uma hora, tratores e implementos agrícolas desfilaram pelo centro da cidade, numa demonstração da força do agronegócio familiar e empresarial, saindo da praça do 5º BEC, indo pela avenida Major Amarante, retornando no semáforo da Praça Ângelo Espadari, voltando até o semáforo da rua Marques Henrique, seguindo até a sede social da Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv), onde acontecerá, na sexta-feira (2) e sábado (3), o Primeiro Portal do Agronegócio, que contará com a presença do governador em exercício, Daniel Pereira.

Participaram do tratoraço equipamentos das marcas Massey Ferguson, New Holland, LS Trator, Case e Tiangong, dentre tratores, pás carregadeiras, veículos de apoio.

Nas palavras de Evandro Padovani, secretário de Estado de Agricultura (Seagri), o Primeiro Portal do Agronegócio, idealizado pelo governo de Rondônia, por meio da Seagri, em parceria com a Aciv, “foi pensado para trazer as tecnologias de ponta que podem auxiliar tanto o pequeno agricultor familiar, quanto o grande empresário do agronegócio da região Sul de Rondônia”.

Outros parceiros são: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon); Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril doestado de Rondônia (Idaron); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Florasetec; Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer); Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic); Federação Nacional das Empresas de Serviços e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e empresariado do Cone Sul.

O portal vai reunir agentes de crédito, tais como Banco do Brasil (BB), Banco da Amazônia (Basa), Caixa Econômica Federal (Caixa), Sicoob e diversas outras instituições financeiras.

Durante os dois dias do evento, serão entregues produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar, envolvendo a Emater-RO, produtores e entidades. Também acontecerão palestras ministradas por oradores e técnicos expoentes do agronegócio, como: Felipe Ribeiro, Andrea Lindner, Domingos Oliveira, Hélio Dias, Adilson Pepino, Amauri Vasconcelos, Wilson Evaristo, Ivan capra, Vilmar Saugo, Roberto Rodrigues, Éder Falcão, Victor Maselli Neto, Hélio Domim Jr., Adionel Sebastião, Losivanio Lorenzi, Solange Dantas, Ari Sandi e Mary Braganhol.

A entrada é franca e os portões estarão abertos à partir das 8h. Haverá exposição de inúmeros equipamentos e implementos agrícolas, técnicas e produtos que vão de doces e compotas, até preparo de rações.


Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura busca recursos do PAC para colocar ponto final nas alagações urbanas

Prefeitura busca recursos do PAC para colocar ponto final nas alagações urbanas

Reconhecida como uma das gestões municipais que mais têm conquistado aprovações de projetos de infraestrutura pelo novo Plano de Aceleração do Cresc

Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal

Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal

Todos os dias, Sônia Mendes atravessa os corredores do prédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), com um sorriso no rosto e muita vontad

Caminhada “Passos que Florescem” colore o Espaço Alternativo em alusão ao Outubro Rosa

Caminhada “Passos que Florescem” colore o Espaço Alternativo em alusão ao Outubro Rosa

Uma manhã repleta de energia, sorrisos e solidariedade marcou este sábado (25), no Espaço Alternativo de Porto Velho, com a realização da 1ª Caminhada

Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (27)

Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (27)

 prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, divulgou nesta quinta-feira (23), ponto facultativo na próxima segunda-feira (27) para o funcionalismo municipal

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)