Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura fará entrega de títulos a moradores de 14 bairros de Porto Velho

Município já ultrapassou a marca de 12 mil imóveis regularizados


Prefeitura fará entrega de títulos a moradores de 14 bairros de Porto Velho - Gente de Opinião

Mais de 300 títulos definitivos de imóveis serão entregues a moradores de 14 bairros de Porto Velho na próxima sexta-feira (10). A entrega acontecerá na sede da Secretaria de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur).

Nessa fase, serão contemplados os bairros que já passaram por regularização fundiária, mas que ainda constavam com alguma pendência documental, processual ou judicial. Com as demandas sanadas pela equipe técnica, os moradores passarão a contar com os títulos remanescentes de legitimação.

O bairro Rosalina de Carvalho se destaca pela maior quantidade de documentações definitivas a serem entregues, chegando a marca de 193 títulos. Os bairros Agenor de Carvalho, Areal, Ayrton Senna, Arigolândia, Loteamento Flamboyant, Jardim Santana, Lagoinha, Marcos Freire, Panair, Socialista, Tancredo Neves, Tiradentes e Ulisses Guimarães também estão inseridos nessa remessa.

Segundo o secretário da Semur, Edmir Monteiro Brasil Neto, com a flexibilização do novo marco regulatório fundiário 13465/2017, foi possível otimizar os trâmites dando celeridade na entrega da documentação.

Edemir Monteiro Brasil Neto, secretário da Semur Edemir Monteiro Brasil Neto, secretário da Semur“Muitos desses títulos que serão entregues agora são processos que já estavam em trâmite na secretaria há cinco, dez anos. E como houve essa flexibilização jurídica na lei de regularização fundiária, tivemos essa possibilidade de fazer a entrega. Com isso, avançamos bastante, inclusive nos trabalhos de georreferenciamento, de forma direta nos bairros”, enfatizou.

VALORIZAÇÃO

A regularização dos imóveis é uma das prioridades da atual gestão municipal, proporcionando aos moradores o tão sonhado título definitivo e, consequentemente, melhoria de vida e novas oportunidades. Um dos benefícios é o registro em cartório que possibilita, pelo menos, 25% a mais do valor de mercado do imóvel. Além disso, possibilita ao morador chances de financiamento e direito de patrimônio.

AVANÇOS

A Prefeitura de Porto Velho já regularizou mais de 12 mil imóveis desde o início da gestão de Hildon Chaves. Outro marco alcançado foi a regularização 100% dos imóveis no distrito de Nova Califórnia e em União Bandeirantes. Outros trabalhos também estão sendo feitos em Jaci-Paraná e distritos do Alto Madeira e Médio Madeira.

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)