Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Porto Velho e Senar realizam o 1º Encontro de Apicultores do Norte de Rondônia

Com foco na exportação de mel, a expectativa é reunir mais de 100 produtores, além de acadêmicos e o terceiro setor


Acadêmicos de agronomia, veterinária, zootecnia e nutrição também podem participar - Gente de Opinião
Acadêmicos de agronomia, veterinária, zootecnia e nutrição também podem participar

Visando preparar a cadeia produtiva de mel para o mercado internacional, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizarão no próximo dia 9 de março, o 1º Encontro de Apicultores do Norte de Rondônia.

“Porto Velho é a cidade da Amazônia que mais cresce na atividade. As lavouras da agricultura familiar dependem dos processos de polinização realizada pelas abelhas. Além do mais, o município já conta com duas agroindústrias de mel, e a terceira já está em fase final de construção”, destacou o secretário Carlos Magno (Semagric).

Tendo como público-alvo os produtores de mel, estudantes de ciências agrárias, pesquisadores e representantes do terceiro setor, o encontro será realizado no Campus do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), das 8h às 18h, na capital rondoniense. A expectativa é receber mais de 100 produtores durante o evento, além dos acadêmicos de agronomia, veterinária, zootecnia e nutrição.

“Nossa ideia nesse encontro é preparar toda cadeia produtiva para exportação de mel produzido na nossa região, de forma organizada, através das associações, cooperativas ou do próprio produtor”, comentou o presidente da Federação de Agricultura de Rondônia (Paperon), Hélio Dias, entidade ligada ao Senar.

Segundo Hélio Dias, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e o governo federal por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), garantem total apoio aos produtores, inclusive no sentido de facilitar a interlocução dos apicultores com escritórios no exterior, a exemplo de Xangai e Dubai para comercializar o mel produzido no município e no estado.

Porto Velho é a cidade da Amazônia que mais cresce na atividadePorto Velho é a cidade da Amazônia que mais cresce na atividade

OUTROS OBJETIVOS

*Compartilhar experiências bem-sucedidas de produtores regionais;
*Expandir network entre apicultores e fornecedores do Brasil, buscando viabilizar compras coletivas e troca de informações;
*Criar uma diretoria regional com a finalidade de promover mobilização, facilitação e fomento;
*Difundir conhecimento técnico/científico com realização de palestra;
*Levantar demandas específicas da cadeia produtiva.

Os interessados em participar do evento devem clicar no link para fazer a inscrição.

SALTO NA PRODUÇÃO

Conforme o gerente da Divisão de Escoamento da Produção da Semagric, Roseval Guzo, desde o ano 2019, quando a Prefeitura começou a incentivar a apicultura, a capital saltou de 18 para 103 apicultores. Além disso, agora conta com uma associação organizada e em plena atividade.

“Tendo como objetivo fortalecer cada vez mais o setor, ainda no primeiro semestre deste ano, a Prefeitura, por meio da Semagric, organizará o Dia Especial de Apicultura, com cursos, palestras, mostras e entrega de diversos equipamentos”, adiantou Roseval.

Ele acrescentou que entre os equipamentos a serem entregues estão 400 caixas de abelhas oriundas de emenda parlamentar da deputada estadual Ieda Chaves, e uma mini-fábrica de produção de cera de apicultura, através de convênio com a empresa Jirau.

Disse ainda que nesse contexto de fomento e fortalecimento da produção de mel, em novembro de 2023, a Prefeitura, através da Semagric e em parceria com a Jirau, realizou um curso de capacitação no manuseio e transformação de cera bruta de abelha em cera alveolada para utilizar em colmeias racionais.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Incra doa área do Bairro Planalto à Prefeitura de Porto Velho

Incra doa área do Bairro Planalto à Prefeitura de Porto Velho

Uma parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o município de Porto Velho está dando um novo significado ao dese

Sucesso: 1º encontro Estadual de Controle Interno reúne mais de 200 participantes no primeiro dia

Sucesso: 1º encontro Estadual de Controle Interno reúne mais de 200 participantes no primeiro dia

O 1º Encontro Estadual de Controle Interno, promovido pela Controladoria Geral do Município de Porto Velho (CGM), em parceria com a Controladoria Ge

Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

A rotina de acordar cedo, vencer o calor, a chuva, e as dificuldades que surgem pelo caminho, é enfrentada por mais de 800 feirantes credenciados para

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)