Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito de Cacoal esclarece ações na saúde



O Prefeito de Cacoal Franco Vialletto recebeu a imprensa na manhã desta segunda-feira (29) em seu gabinete, para prestar explicações sobre a ação de requisição e transferência da Unidade Mista de Cacoal para o Hospital São Daniel Comboni.

A transferência é resultado da Ação Pública autuada pelo Ministério Público Estadual, que tem por objetivo a interdição total do hospital Unidade Mista, em razão das acentuadas carências de estrutura física utilizados nos últimos 40 anos. Com o objetivo de resguardar a saúde da população e tomar as devidas providencias o Prefeito Padre Franco requisitou o uso parcial de seis pavilhões do Hospital São Daniel e demais bens necessários ao pleno funcionamento para transferência do referido hospital. A requisição valerá pelo período de dois anos, prazo necessário para a conclusão integral do processo de construção do novo Hospital Municipal.

“Nesses dois anos em que ocuparemos parte da estrutura física do Hospital São Daniel Comboni, construiremos nosso novo Hospital Municipal com cinco mil metros quadrados e capacidade para 140 leitos no valor de 20 milhões para o prédio e 27 milhões para compra de equipamentos. Quero lembrar também que estamos construindo uma UPA, no valor de Dois milhões, licitamos quatro novas UBS no valor aproximado de 600 mil cada, contratamos anestesistas e obstretas e estamos cumprindo todo trâmite legal para a construção do novo Hospital Municipal, projeto no qual espera apenas o deferimento da Caixa Econômica para que haja a licitação e o início da obra”, declarou Franco.

Quanto à transferência ocorrida no último sábado para parte da estrutura do São Daniel Comboni, Franco declarou que a medida foi tomada como resposta para a sociedade e usuários do serviço para o enfrentamento da determinação da justiça do fechamento total da Unidade Mista no dia 4 de novembro deste ano. Informou ainda que no momento da requisição do prédio haviam apenas cinco pacientes internados numa estrutura construída para pelo menos 200 pessoas. Franco deixou claro que a instalação da Unidade Mista naquele local será independente do tratamento da oncologia e cardiologia, que segue normalmente.

Ainda historiando sua administração, o Prefeito relembrou o longo diálogo que teve com a ASSDACO, entidade que administra o hospital São Daniel Comboni, para que houvesse um acordo e decisões extremas não fossem tomadas. Diante da recusa de negociação o chefe do executivo a fim de sanar os problemas existentes e amenizar a dor da população que usa o serviço público de saúde decretou a transferência para o complexo hospitalar São Daniel Comboni.

“Devemos ser imparciais e priorizar a saúde da população. A ASSDACO e a Prefeitura ficam em segundo plano, em primeiro estão todos aqueles que necessitam do atendimento de baixa e média complexidade de responsabilidade do município. Loucura seria não lutar, cruzar os braços e deixar o atendimento ser improvisado e paralisarmos importantes atendimentos. Temos metas e estamos cumprindo um difícil trabalho que vai estruturar a nossa rede de saúde para os anos vindouros” concluiu Franco Vialetto.

O Procurador do Município em exercício, Dr. Silvério de Oliveira, questionou o fato da Assdaco em 2013 ter mencionado o valor de 150 mil reais por mês de aluguel para receber a Unidade Mista nas áreas solicitadas. “Porque se pagássemos 150 mil por mês poderíamos transferir a Unidade Mista para o São Daniel Comboni porque, segundo eles, a estrutura seria suficiente e agora, a título de requisição municipal não podemos, não é possível”, questionou.

Fonte: Prefeitura Municipal

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)