Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Pomeranos de Espigão do Oeste promovem dois dias de festa


Gente de Opinião

Danças típicas animaram o final de semana de festa pomerana

Para comemorar e manter viva a tradição dos imigrantes pomeranos, é realizada há 7 anos a Pomer-Fest em Espigão do Oeste. Os pomeranos ajudaram a fundar o município há quase 40 anos. A festa, realizada sábado e domingo (30), reuniu mais de três mil pessoas.

Nos dois dias de festa, houve casamento e dança pomerana, show musical, desfile e escolha da garota pomerana, comidas e artesanatos típicos, competição esportiva da tradição Pomerana e várias apresentações artísticas da cultura deste povo. A apresentação da artista Daniela da Concertina do Espirito Santo foi um dos pontos altos da festividade.

Martino Tesch foi o primeiro imigrante pomerano a chegar a Espigão do Oeste há 45 anos, bem antes da emancipação do município. Ele é o responsável pela vinda de todos os outros pomeranos que hoje somam 50% dos 32 mil habitantes de Espigão do Oeste. “Fiz mais de 20 viagens a pé com cacaios e mulas abrindo picadas e trazendo os irmãos num percurso de trinta e poucos quilômetros até chegar aqui. Hoje me sinto feliz em ter partilhado com o meu povo a oportunidade de cada um ter o seu lugar aqui em Rondônia”, conta Martino com a alegria de seus 80 anos.

Gente de Opinião

Martino Tesch é o pioneiro dos pomeranos

Severino Schulz chegou a Rondônia com nove anos de idade e sem falar português, hoje, aos 53 anos, é presidente da Associação dos Pomeranos de Espigão do Oeste (Aspomer). “Esta festa é uma forma de manter viva a tradição de um povo que perdeu parte de suas lembranças para a guerra, mas não perdeu a sua identidade e nem vai perder porque estas festividades resgatam muito o que deixamos para trás”, afirma  Schulz.

O governo de Rondônia apoiou a  Festa Pomerana com a destinação de mais de R$ 20 mil.

TRADIÇÃO

Fraid Tusal, espigãoense e descendente de pomeranos, explica que o povo pomerano é natural de uma região extinta, que ficava entre a Alemanha e Polônia.  Devido a crise na região em 1859, os povos pomeranos começaram a sair da região, para o Brasil muitos foram a caminho do Espírito Santo, em 1969 começaram a desbravar Rondônia, tendo em vista melhor qualidade de vida.

Na região de Espigão do Oeste, ajudaram no desenvolvimento da agricultura local, tendo destaque na produção de café e criação de gado.  Dentro do município, o povo pomerano fomenta a cultura local e mantém viva suas tradições e características culturais no desenvolvimento da região.

Veja galeria de fotos da Festa Pomerana


Fonte
Texto: Secom
Fotos: Jerfeson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)