Quarta-feira, 20 de janeiro de 2016 - 10h05
	
	No último dia 18, a Polícia Militar de Confúcio Moura / PMDB despejou mais de 50 camponeses, inclusive mulheres e crianças, do Acampamento Nova Estrela. Ocupação espontânea, na fazenda Nicomar, latifúndio de 6.000 hectares, localizado na linha C-35, no município de Ariquemes. Cerca de 30 policiais da PM e do GOE de Ariquemes e Jaru, em 7 viaturas, bombeiros, oficial de justiça, conselheira tutelar, 1 ônibus e vários carros chegaram no acampamento pela manhã, mas não conseguiram cumprir plenamente a ordem judicial, que incluia conduzir todos os acampados para a delegacia para serem identificados, graças à resistência e organização das famílias que se negaram a ir para a delegacia.
Os acampados decidiram ir para as áreas de posseiros Canaã e Renato Nathan 2, vizinhas do acampamento, mas se negaram a ir no ônibus, temendo que a polícia não cumprisse o acordo e terminasse conduzindo-os para a delegacia. Camponeses de todas as idades, andaram 5 quilômetros a pé cantando canções de luta. As famílias receberam total apoio dos camponeses vizinhos que também lutam para conquistarem suas terras.
O despejo desrespeitou a determinação da própria PM de fazer uma reunião preparatória antes do despejo. Segundo denúncia dos acampados, os policiais fotografaram veículos que estavam próximo ao acampamento e apreenderam uma moto, queimaram os barracos enquanto riam e diziam que tinham vencido. Perguntaram pelos líderes, se tinha alguém da LCP, seguindo a política de perseguição, criminalização e desmoralização da luta pela terra, especialmente das lideranças – orientação geral do latifúndio, aplicada pelo novo comandante da PM de Rondônia, o major Ênedy Dias de Araújo, antigo inimigo dos camponeses e perseguidor confesso da LCP.
Um acampado,apontado como liderança, está sendo processado.
Em vídeos gravados pelos trabalhadores durante o despejo, pode-se ver um diálogo que evidencia a justeza da luta pela terra, a mais urgente de nosso país: “A partir do momento que vocês não cumpriram a ordem de desocupar em 15 dias estão cometendo um crime.”, disse o oficial de justiça. Rapidamente, uma camponesa respondeu: “Sabe por que? Estamos aqui para ganhar um pedaço de terra para a gente plantar. Você tem filho? Eles não vão comer capim, vão comer arroz, feijão, banana, abóbora, mandioca – o que os camponeses plantam. Fazendeiro não planta isso, ele planta capim e capim quem come é só boi, seu filho jamais vai viver só de carne.”
A LCP manifesta seu total apoio às famílias de camponeses do acampamento Nova Estrela e convoca a todos trabalhadores da cidade e do campo, pessoas, movimentos e entidades classistas e democráticos a conhecerem, divulgarem a apoiarem ativamente esta luta. O latifúndio é o que existe de mais atrasado, em todo o país, camponeses se levantam em luta pela terra e por um novo Brasil.
Lutar pela terra não é crime!
Terra para quem nela vive e trabalha!
Conquistar a terra, destruir o latifúndio!
Fonte: LCP - Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios
Momento de muita euforia e felicidade para os trabalhadores da Prefeitura de Porto Velho que foram contemplados no sorteio de brindes, durante a festa

Prefeitura busca recursos do PAC para colocar ponto final nas alagações urbanas
Reconhecida como uma das gestões municipais que mais têm conquistado aprovações de projetos de infraestrutura pelo novo Plano de Aceleração do Cresc

Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal
Todos os dias, Sônia Mendes atravessa os corredores do prédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), com um sorriso no rosto e muita vontad

Caminhada “Passos que Florescem” colore o Espaço Alternativo em alusão ao Outubro Rosa
Uma manhã repleta de energia, sorrisos e solidariedade marcou este sábado (25), no Espaço Alternativo de Porto Velho, com a realização da 1ª Caminhada
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
    Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)