Terça-feira, 3 de maio de 2022 - 15h37
Para tornar ainda mais especial a
lembrança do parto, as equipes do Centro de Parto Normal (CPN), da Prefeitura
de Ji-Paraná, realizam o projeto “Árvore da Vida, seu amor eternizado”, que
utiliza a placenta para criar uma arte entregue às mães logo após o nascimento
do bebê.
A placenta é utilizada para criar uma
espécie de carimbo, que é pintada e pressionada sobre um papel, formando o
desenho de uma árvore, com o cordão umbilical representando o caule, os vasos
sanguíneos são os galhos e as folhas são compostas pelo tecido placentário.
A diretora do
Centro de Parto Normal, Marcela Muniz de Lima, explicou que o CPN
oferece atendimento de maneira especializada e individualizada, com
a intenção humanizar cada vez mais os nascimentos dos bebês na unidade anexa ao
Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz.
“Nossas equipes estão empenhadas em promover o parto que é mais saudável para o bebê e a mãe. Para isso, estamos realizando ações que favoreçam o processo natural do nascimento. A mulher é livre para escolher a posição do parto, pode ouvir música, usar incenso, tomar banho quente e o acompanhante pode cortar o cordão umbilical. Isso tudo ajuda para que o parto aconteça sem intervenção”, explicou Marcela.
O diretor do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Relrisson de Souza Soares, ressaltou que as ações promovidas pela Prefeitura de Ji-Paraná aumentam o número de partos normais e, consequentemente, reduzem a quantidade de cirurgias cesarianas.
“O parto natural é uma recomendação do Ministério da Saúde e, graças ao investimento do município, o número de mulheres que decidem pelo parto sem cirurgia está aumentando. No CPN, as mulheres recebem todo o apoio para realizar o parto de maneira humanizada e com segurança para ela e ao bebê”, garantiu o diretor.
A médica obstétrica Viviani Gomes Benteo Luiz afirmou que o parto normal traz benefícios à saúde da mãe e também ao recém-nascido, garantindo algumas vantagens em relação à cesariana, como menor tempo de recuperação e baixo risco de infecção.
“A decisão pelo parto natural é importante para a saúde da mãe e do bebê. Com ele, a mulher se recupera mais rápido, tem mais condições de cuidar do bebê, logo nos primeiros dias de vida. Para a criança, há vantagens no sistema respiratório e na formação da flora intestinal, por exemplo”, detalhou Viviani.
Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera
Em mais um avanço na política de habitação e regularização fundiária, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento
Famílias do baixo Madeira recebem filtro de água potável que reduz escassez hídrica
Na comunidade de Bom Jardim, situada a aproximadamente 70 quilômetros do perímetro urbano de Porto Velho, a falta de água potável sempre foi uma dific
Prefeitura de Ji-Paraná lança o maior programa de asfaltamento da história do município
A Prefeitura de Ji-Paraná lançou, na segunda-feira (13), o programa Asfalta JIPA + Infraestrutura Urbana, o maior projeto de pavimentação já realiza
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), está oferecendo novas oportunidades de emprego pe