Domingo, 11 de setembro de 2016 - 00h01
O município de Ouro Preto ganhou, nesta sexta-feira (09), o prédio da Agência de Rendas, em ato que reuniu produtores rurais, empresários, prefeitos da região e parlamentares. Os discursos abordaram a situação econômica de Rondônia frente a grandes potencias do país, mas ficou evidenciado que o setor produtivo quer outras alternativas para desenvolver.
Para o governador Confúcio Moura, que considera o município a sala de visita do estado, o estado pode ficar ainda mais rico com a recuperação de pastagens, a retomada da produção do café e cacau. Ele destacou ainda o entrave para Rondônia que são as 90 mil propriedades rurais que ainda esperam pela documentação definitiva.
Confúcio assinalou no rápido pronunciamento que o potencial produtivo do estado continua a mostrar exemplos para o país. “Temos indústrias de laticínios que funcionam com apenas 60% de sua capacidade. Falta leite para atender a demanda”, exemplificou.
A Agência de Rendas é moderna e funcional. Oferece conforto para quem atende e para quem é atendido. O órgão, segundo o governador, arrecada, mas também divide. “O imposto que o empresário paga chega às prefeituras, aos demais poderes, se transforma em renda e volta ao comércio”, disse.
CONTAS
Em elogio à classe produtora, Confúcio disse que a situação econômica, que deixa Rondônia num grupo restrito de estados que mantém os compromissos em dia, não resulta de obra apenas do governador. “É a força dos produtores, dos empresários, dos trabalhadores quem produz este momento único”, argumentou no discurso.
O prédio anterior da agência foi construído em 1987. Só agora, conforme o secretário estadual de finanças, Wagner Garcia de Freitas, estão sendo feitos investimentos no setor. Foram gastos R$ 404 mil na construção, com dinheiro do estado. Wagner deixou para reflexão o fato de que, num momento em que uma crise econômica assusta grandes estados brasileiros, em Rondônia, o governo paga salários no mês trabalhado, honra compromissos com fornecedores e entrega obras.
Outras duas agências ganharam novas instalações. E ainda estão por se entregues obras em Pimenta Bueno, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena.
APOIO
Ouro Preto, pelas belezas que apresenta, tem o turismo como substancial fonte de receita. O agronegócio, como em todo o estado, também é forte e quer crescer mais. A presença do governador na inauguração levou para a cerimônia prefeitos de municípios vizinhos. Eles queriam a garantia de que o governador não faltará com apoio para a região. Confúcio respondeu que o suporte é resultado de parceria com parlamentares, a quem cabe contribuir destinando emendas que asseguram os recursos financeiros.
A importância da arrecadação foi apontada por José Silva, prefeito do município de Nova União, como o caminho para que as obras sejam executadas. Ele arrematou: ”não existe educação, segurança e saúde se não há renda”.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prefeitura busca recursos do PAC para colocar ponto final nas alagações urbanas
Reconhecida como uma das gestões municipais que mais têm conquistado aprovações de projetos de infraestrutura pelo novo Plano de Aceleração do Cresc

Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal
Todos os dias, Sônia Mendes atravessa os corredores do prédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), com um sorriso no rosto e muita vontad

Caminhada “Passos que Florescem” colore o Espaço Alternativo em alusão ao Outubro Rosa
Uma manhã repleta de energia, sorrisos e solidariedade marcou este sábado (25), no Espaço Alternativo de Porto Velho, com a realização da 1ª Caminhada

Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (27)
prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, divulgou nesta quinta-feira (23), ponto facultativo na próxima segunda-feira (27) para o funcionalismo municipal
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)