Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Mutirão leva documentos e cidadania ao campo



Começa na próxima terça-feira (17) na escola pólo Florestan Fernandes, em Presidente Médice, o primeiro mutirão deste ano do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, que pretende emitir mais de 3 mil documentos aos agricultores familiares e assentados da Reforma Agrária em Rondônia.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o programa conta com a parceria da Superintendência Regional do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Pesca e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para levar até a população rural a emissão de Carteiras de Trabalho, CPF e a inscrição na previdência social.

 "Muitos ainda não tem carteira de trabalho por não ter como chegar a um dos cinco pontos de atendimento existentes no estado, por isso, ir até eles contribui muito", revela Sebastião Valdemir, da Superintendência Regional do Trabalho.

Informação e Cidadania

Além da emissão de documentos, serão realizadas palestras educativas sobre direito previdenciário, licenciamento ambiental, linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e assistência técnica rural. A leitura também será incentivada, com a presença da biblioteca móvel Arca das Letras. Ações que levam informação e permitem aos moradores do meio rural acessar as políticas públicas que têm direito enquanto cidadãos.

"Nosso foco são as mulheres, para valorizar seu trabalho, combater a desigualdade no campo e leva-las a participar das decisões, mas todos são bem-vindos", explica Maria do Socorro Valério, responsável pelo programa no Incra.

Catorze dias na estrada

Até o dia 30, a equipe de dez pessoas do mutirão atenderá três municípios do Território Central: Presidente Médice, Teixeirópolis e Urupá, passando por escolas rurais nos assentamentos Chico Mendes I, II e III, Martim Pescador, Tancredo Neves e Urupá.

Para participar, basta comparecer aos locais com certidão de nascimento ou casamento e título de eleitor.

Fonte: Vanessa Ibrahim

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

A rotina de acordar cedo, vencer o calor, a chuva, e as dificuldades que surgem pelo caminho, é enfrentada por mais de 800 feirantes credenciados para

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)