Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MP ingressa com ação contra Estado para garantir manutenção de leitos em UTI de hospital em Ji-Paraná


O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ji-Paraná com atribuições na área da Saúde, ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar, para que o Estado providencie o pagamento de débito junto ao Hospital Cândido Rondon, naquele município, antes da zero hora do dia 2 de julho de 2014, para que não ocorra a suspensão da prestação de seis leitos de UTI para pacientes do SUS na unidade hospitalar.

A ação foi ajuizada pela Promotora de Justiça Conceição Forte Baena, diante da informação recebida, por escrito, de que a prestação de serviços dos seis leitos na UTI do Hospital Cândido Rondon, para atendimento de pacientes do SUS, seria suspensa a partir do dia 2 de julho, pela falta de pagamento por parte do Estado.

De acordo com a Promotoria, o Governo do Estado foi cientificado pelo hospital de que precisava pagar o débito existente há oito anos, sob pena de rescisão do termo de acordo. Há ainda outra ação civil pública contra o Estado de Rondônia para que sejam disponibilizados 14 leitos de UTI/SU para a Regional de Saúde de Ji-Paraná para atendimento às emergências e urgências com risco de morte e/ou dano irreparável à saúde, para a qual já ha sentença nos autos e encontra-se em grau de Recurso Extraordinário. O problema vem sendo solucionado, em parte, por meio de pedidos de cumprimento de sentença.

Entre os pedidos feitos pelo Ministério Público à Justiça, por meio da ação, está a aplicação de multa diária e pessoal ao gestor público, bem como o sequestro dos valores necessários para o pagamento de leitos de UTI/SUS em caso de inadimplemento futuro da obrigação.

Fonte: Ascom MPRO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)