Quinta-feira, 9 de setembro de 2021 - 17h13
Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades (SNIS) apontam que apenas 54,5% da população de Rondônia tem acesso à água tratada*. Este número preocupante vem sendo reduzido com os investimentos da Aegea Saneamento, que por meio da Águas de Ariquemes e em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciou as obras de implantação de rede para abastecer com água tratada o Distrito de Bom Futuro.
Localizado a 90 quilômetros da área urbana de Ariquemes, o Distrito de Bom Futuro há 25 anos aguardava a chegada da rede de abastecimento, os moradores utilizam apenas poços rasos para as atividades domésticas e consumo. Com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, a concessionária já iniciou as obras. Nesta primeira etapa serão implantados mais cinco mil metros de rede, reforma e revitalização da captação subterrânea e instalação do sistema de cloração e fluoretação. Este investimento beneficia diretamente 1.300 moradores. E nos próximos meses estão previstos a construção e um reservatório com capacidade de 300 mil litros e ampliação das redes em 100% do distrito.
Carla Redano, prefeita do município, esteve presente no lançamento da obra, reforçou o benefício da chegada da água encanada. “Promover o desenvolvimento no distrito, esta é a expectativa desta gestão, outras iniciativas já estão em andamento, agora é a vez do saneamento. Sabemos das carências desta localidade e estamos empenhados, em gerar a empregabilidade, saúde e educação”, ressaltou.
Para o diretor-presidente da Águas de Ariquemes, Eduardo Lana, o objetivo da Aegea Saneamento nas cidades onde atua em Rondônia é mudar o cenário do saneamento e tornar os municípios referência. “Infelizmente o Estado de Rondônia ainda sofre com a falta de saneamento básico. É uma questão de saúde pública devido às doenças causadas por uso de água contaminada, que se proliferam nas áreas carentes desses serviços básicos. É um trabalho que conta com a parceria de todos, da empresa, da população e do poder público, mas que traz benefícios imensuráveis”, pontuou Lana.
“Nossa missão é universalizar o acesso à água tratada. A previsão é que até o final deste ano 99% de Ariquemes tenha acesso a rede de abastecimento público”, disse Rafael de Miranda, diretor-executivo da concessionária.
Miranda ressaltou ainda. “As obras do distrito é uma antecipação de meta contratual, prevista para acontecer somente em 2026, e reforçando ainda mais nosso compromisso com a população estamos levando dignidade e qualidade de vida para mais pessoas, agora de Bom Futuro, por meio do acesso a rede de água tratada,” finalizou.
“Estamos muito felizes com as obras da água tratada, por muitos anos sofremos com a água dos poços, devido ao garimpo, temos muita insegurança, as vezes a água é saloba e com cheiro forte. Agora teremos água boa, potável direto da torneira”, disse, Geraldo Gobira, morador do distrito.
DISTRITO DE BOM FUTURO – Considerado a maior mina a céu aberto do mundo, no ano de 1983 é descoberto o Garimpo Bom Futuro, constituindo-se nesse período na maior reserva de Cassiterita do mundo. Havia pelo menos cinco mil garimpeiros, quinhentos requeiros (pessoas que exploram manualmente o material desperdiçado, não aproveitado, perdido pelas máquinas de mecanização de garimpagem) além de mulheres, comerciantes e crianças. Pelo menos 30% dessas pessoas eram analfabetas e os outros 70% nem se quer concluíram o Ensino Médio; o índice de Malária na região era gigantesco. O Garimpo Bom Futuro teve seu auge na década de 1980. Atualmente com as novos leis ambientais de exploração de minério o número de garimpeiros diminuiu. Bom Futuro é habitado por pouco mais de 4 mil pessoas, que vivem diretamente da renda do garimpo.
Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera
Em mais um avanço na política de habitação e regularização fundiária, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento
Famílias do baixo Madeira recebem filtro de água potável que reduz escassez hídrica
Na comunidade de Bom Jardim, situada a aproximadamente 70 quilômetros do perímetro urbano de Porto Velho, a falta de água potável sempre foi uma dific
Prefeitura de Ji-Paraná lança o maior programa de asfaltamento da história do município
A Prefeitura de Ji-Paraná lançou, na segunda-feira (13), o programa Asfalta JIPA + Infraestrutura Urbana, o maior projeto de pavimentação já realiza
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), está oferecendo novas oportunidades de emprego pe