Sábado, 30 de maio de 2009 - 09h18
Reconhecendo a importância e grandiosidade das Festividades do Divino Espírito Santo, a deputada federal Marinha Raupp (PMDB) tem apoiado a realização dessa festa religiosa junto a órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Banco da Amazônia (BASA). Atendendo solicitação do Conselho Geral da Irmandade do Divino Espírito Santo e da vereadora de Guajará-Mirim, Gerônima Melo da Costa, Marinha Raupp obteve apoio junto ao BASA para a Festividade que ocorre nesse fim de semana (30 e 31 de maio), no Distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim.
O evento marca o encerramento da 115ª Festividade do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé, iniciada há 44 dias na cidade de Pimenteiras do Oeste. Atendendo convite da Diocese de Guajará-Mirim e da entidade Obras Sociais de Guajará-Mirim (OSA), a deputada Marinha Raupp está se programando para participar do encerramento da Festa no domingo. Ao fazer o convite, o Vigário Geral da Diocese, Padre José Élio Dukievicz, agradeceu o apoio da parlamentar em prol das festividades cristãs.
Realizada desde 1894, a Festividade do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé é considerada a maior e mais antiga manifestação religiosa e cultural de Rondônia. Reconhecendo isso, Marinha Raupp solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que essa tradicional festa religiosa seja registrada como bem cultural, de natureza imaterial.
Seguindo o calendário programado pelo Conselho Geral da Irmandade do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé, a deputada Marinha Raupp, acompanhada o presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, participou da Festividade no município de Costa Marques, em 17 de maio, onde ocorreu a transformação do Santuário do Divino Espírito Santo em Basílica Menor do Divino Espírito Santo.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho
Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história
O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade
A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)