Segunda-feira, 7 de dezembro de 2015 - 13h01
	
	O deputado Laerte Gomes (PEN) é o autor de Projeto de Lei (PL) que institui o mês do Dezembro Laranja no âmbito do Estado de Rondônia, voltado às ações preventivas e ao diagnóstico precoce do câncer de pele. O projeto será votado nesta semana, e aprovado, irá criar meios para informação e educação da população para evitar este mal.
O parlamentar justifica seu pedido apresentando dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que registra, a cada ano, 135 mil novos casos, sendo que o câncer da pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. O tipo mais comum, o não melanoma, tem letalidade baixa, mas os números alarmam os especialistas. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença.
O dermatologista Silmar Régis Camarini (CRM-RO 2139), coordenador estadual da campanha contra o câncer de pele, diz que há uma incidência de 15,6% da população rondoniense com o problema, sendo que no Brasil a média é de 10%, ou seja, a cada 6,5 pessoas há um caso com incidência de câncer de pele. “São dados alarmantes que precisam de atenção especial, especialmente por ser uma epidemia silenciosa e que leva à morte”, disse Silmar.
A SBD afirma que a maioria dos casos de câncer de pele pode ser evitado com medidas simples de fotoproteção, como usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso (até as 10h e depois das 16h).
Laerte alerta que é preciso dar publicidade aos efeitos negativos que os raios solares podem ter sobre o corpo humano. Num país tropical, como é o caso do Brasil, especialmente a região Norte, a exposição demasiada ao sol não acontece apenas em momentos de lazer ou nos deslocamentos ao trabalho, mas afeta sobremaneira os trabalhadores rurais, que são obrigados, pelas características de suas funções a enfrentar os riscos de desenvolver o câncer de pele.
O parlamentar finaliza afirmando que estimulado pelo sucesso de outros movimentos como o Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam da saúde da mulher e homem, respectivamente, o Dezembro Laranja irá promover atividades voltadas à conscientização do câncer de pele, promovendo a prevenção e massificando tais informações, uma vez que o diagnóstico precoce é imprescindível para o tratamento efetivo.
Fonte: Geovani Berno
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios
Momento de muita euforia e felicidade para os trabalhadores da Prefeitura de Porto Velho que foram contemplados no sorteio de brindes, durante a festa

Prefeitura busca recursos do PAC para colocar ponto final nas alagações urbanas
Reconhecida como uma das gestões municipais que mais têm conquistado aprovações de projetos de infraestrutura pelo novo Plano de Aceleração do Cresc

Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal
Todos os dias, Sônia Mendes atravessa os corredores do prédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), com um sorriso no rosto e muita vontad

Caminhada “Passos que Florescem” colore o Espaço Alternativo em alusão ao Outubro Rosa
Uma manhã repleta de energia, sorrisos e solidariedade marcou este sábado (25), no Espaço Alternativo de Porto Velho, com a realização da 1ª Caminhada
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
    Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)