Terça-feira, 20 de março de 2018 - 17h01

O credenciamento oficial do município de Ji-Paraná para receber um curso de Medicina com 50 vagas foi realizado nesta segunda-feira, 20, no Ministério da Educação (MEC).
O credenciamento e o termo de compromisso foram assinados pelo ministro José Mendonça Filho, o prefeito Jesualdo Pires (PSB), os senadores Acir Gurgacz (PDT) e Valdir Raupp (MDB), o deputado federal Marcos Rogério (DEM), a deputada federal Marinha Raupp (DEM), os vereadores Lorenil Gomes (PTB) e Welinton Fonseca (PR), o secretário da saúde de Ji-Paranã, Renato Fuverki, e o diretor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Luiz Robério Tavares.
Para oficializar o credenciamento de Ji-Paraná para receber o curso de Medicina, o Ministério da Educação avaliou a capacidade e o compromisso da cidade em oferecer a estrutura de gestão pública de saúde para o uso universitário, realizando visitas aos hospitais e unidades de saúde do município, e também avaliou a capacidade das Instituições de Ensino Superior interessadas em oferecer o curso.
“Como temos uma boa rede de saúde pública, melhoramos e estamos ampliando a estrutura do hospital municipal, conseguimos comprovar para o MEC que temos condições de receber o curso de Medicina e isso vai ser muito bom para a região Central do Estado”, avalia do prefeito Jesualdo Pires.
O próximo passo é o processo seletivo entre as instituições de ensino (IES) interessadas e credenciadas para oferecer o curso. Após seleção e qualificação da Instituição, serão realizados os procedimentos de instalação, avaliando o local e corpo docente.
“A abertura deste curso de Medicina em Ji-Paraná é mais uma possibilidade que estamos criando para ampliar o acesso dos jovens rondonienses à formação aqui no Brasil, além de abrirmos uma perspectiva real de melhoria da qualidade da saúde em nosso Estado”, salienta o senador Acir Gurgacz, que trabalha desde 2012 na articulação política para trazer um curso de medicina para o Estado.
O senador Acir Gurgacz, destacou em discurso no plenário do Senado, que já destinou mais de R$ 87 milhões para investimentos na Saúde do Estado. No início de março, o senador consegui liberar a primeira parcela de um convênio de R$ 3 milhões para a instalação de uma UTI no Hospital Municipal de Ji-Paraná, a construção de um Laboratório de Análises Clínicas na cidade, e a construção de um Pronto Socorro Infantil no mesmo hospital.
Fonte: Guarim Liberato
Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (27)
prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, divulgou nesta quinta-feira (23), ponto facultativo na próxima segunda-feira (27) para o funcionalismo municipal

Prefeitura de Porto Velho celebra o Dia do Servidor Público com festa no Mercado Cultural
Em homenagem ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município (Funcultu

Prefeitura de Porto Velho antecipa pagamento do salário para este sábado (25)
O servidor da Prefeitura de Porto Velho vive um novo momento de valorização e respeito. Em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado na próxim

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia inscrições para a 8ª edição da
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), anuncia a abertura das inscrições para a 8ª ed
Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)